Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de março de 2024

Jogando: Starsand

starsand-01

Desde tempos bíblicos, a imensidão dos desertos e seu Sol escaldante povoam o imaginário como um desafio intransponível. É de se estranhar que existam tão poucos jogos de sobrevivência ambientados em um dos cenários mais infernais conhecidos pelo homem e tantos jogos do mesmo gênero ambientados na boa e velha floresta tradicional, repleta de riachos e abundante de recursos. O fato é que o mar de dunas é tão desesperador em sua amplitude e ausência de marcos que o jogador médio tende a olhar para aquilo e afirmar que "não tem nada". Pois é. O ponto alto alto de Starsand é justamente esse: o vazio, quilômetros e quilômetros de areia em todas as direções.

O título da Tunnel Vision nos coloca no lugar de um corredor de maratona, que disputava uma prova através do deserto. Parece uma premissa insana, mas é real: existe uma corrida que se estende por múltiplos dias, atravessa 250km e cruza parte do Saara. Infelizmente, no jogo, a situação piora: após, uma tempestade de areia avassaladora, o protagonista se perde completamente. Entretanto, nada está tão ruim que não possa piorar outra vez. Além de perdido no meio das dunas, nosso protagonista descobre também que existem duas luas no céu noturno. Não estamos mais na Terra.

starsand-foto3

A partir daí, Starsand se torna um título de múltiplas camadas. É necessário sobreviver ao calor insuportável do dia, aguentar o frio da noite, se manter hidratado e saciar a fome. Porém, também é necessário decifrar esse enigma, explorar ruínas de uma antiga civilização, erguer estruturas que ajudam a aumentar as chances de sobrevivência e tentar encontrar um caminho de volta para casa. E então os monstros surgem.

Há perigos e ameaças em Starsand, mas nada realmente supera a sensação de escolher uma direção e caminhar para o horizonte homogêneo, sem saber se irá encontrar a próxima fonte de água, sombra ou comida. Para muitos, esses momentos podem parecer tediosos. É areia atrás de areia atrás de areia, sobe duna, desce duna, nada acontece... exceto a angústia, exceto o Sol queimando e sua vida indo embora por insolação.

Eram os Deuses Astronautas

Em cima de todo esse trama de sobreviver em ambiente tão hostil, a Tunnel Vision insere uma narrativa de ficção científica. Nas ruínas espalhadas pelo mapa, descobrimos artefatos que nos contam a trágica história desse mundo, sobre o povo que aqui vivia, sobre a vinda das criaturas que consumiram tudo e sobre a chegada de salvadores das estrelas. Testemunhamos a ascensão e a queda de uma civilização, que saiu de uma sociedade tribal e ergueu prédios monumentais, até sucumbir diante de uma ameaça igualmente colossal.

starsand-02starsand-08

Para um Explorador como eu, foi bastante recompensador emergir no topo de uma duna e visualizar uma nova ruína próxima, absorver os detalhes e encontrar uma nova peça do quebra-cabeça. Starsand ainda apresenta puzzles que implementam muito bem as mecânicas de sobrevivência: para passar de determinado ponto, você precisa construir determinado item e, para construir o tal item, você precisa encontrar o diagrama e os recursos necessários. Outros enigmas exigem um pouco mais de massa cinzenta ou um pouco mais de habilidade para saltar ou lutar.

Infelizmente, a magia de Starsand se desfaz em dois pontos. O primeiro deles é um ponto quase obrigatório em todo jogo de sobrevivência, aquele momento em que o jogador finalmente domina seu ambiente. Com um camelo domesticado, as distâncias encurtam bastante. Com todos os marcos mapeados, o território se torna familiar. Com a vestimenta certa, frio e calor se tornam irrelevantes. Conhecendo a localização de todas as fontes de água e comida, sobreviver fica fácil.

Se essa evolução é natural, a Tunnel Vision abusa da amizade no último terço do jogo. Uma nova área é desbloqueada e ela foge do tema desértico. Somos apresentados a um labirinto de ravinas e cânions que exigem pulos arriscados para ser cruzado. Um jogo que antes era de sobrevivência primitiva agora adiciona tecnologia avançada e elementos de ação e plataforma. As novidades seriam mais agradáveis se o ritmo do jogo não nos obrigasse a passar muitas e muitas horas nesse região garimpando recursos rigorosamente contados para a batalha final.

starsand-23

Outro pequeno defeito do jogo é ter um único ponto de salvamento. É perfeitamente possível que o jogador condene a si mesmo, salvando em uma situação sem saída. Mais de uma vez, temi ter feito isso, apenas para conseguir contornar a enrascada por um fio.

Starsand tem uma conclusão, que entra de cabeça na ficção científica. Não tenho absoluta certeza de que curti o resultado final de uma jornada de 27 horas, mas certamente curti a travessia desse deserto.

Ouvindo: PJ Harvey - The Mountain

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning