Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

18 de janeiro de 2011

Teste de Classe

Você já fez o seu teste do Brain Hex? Quem dá a dica é o Kotaku Brasil:

"(...) Olhe para o céu e responda: que tipo de jogador é você?

A International Hobo, uma conceituada agência de consultoria e pesquisa em design e narrativa de games, também quer saber a resposta para essa clássica pergunta. Para isso, ela preparou um teste e um questionário que você pode responder. E antes que alguém comece a reclamar, saiba que o teste é baseado em pesquisas de demografia que a própria IHobo desenvolveu, além de estudos e livros de pesquisa acadêmica em games, neurociência, psicologia e até mesmo sociologia. Não é aquele testezinho que você responde no Facebook para descobrir qual Cavaleiro do Zodíaco é mais parecido com você.

(...) Apesar do tom descontraído, a pesquisa não é brincadeira. Os resultados serão usados para elaborar uma demografia de jogadores que poderá auxiliar desenvolvedores na hora de criar novos games."

Seeker-Survivor E não é que o teste funciona mesmo? Confirmei que eu sou um Seeker-Survivor, o que significa que eu curto "encontrar coisas estranhas e maravilhosas ou encontrar coisas familiares do mesmo modo que riscos de acelerar a pulsação e escapar de ameaças sinistras e assustadoras". Eu não poderia descrever melhor aquilo que eu busco em um jogo eletrônico: o fantástico prazer da descoberta e a adrenalina da fuga alucinada.

O teste do Brain Hex ainda especifica Exceções, os fatores que você não curte em um jogo. Neste ponto, ele confundiu minha aversão por jogatina multiplayer, com aversão por jogadores multiplayer: "Sem Misericórdia:  Você raramente ou nunca se importa em ferir os sentimentos de outros jogadores – misericórdia é para os fracos!". Isso não é verdade, nas pouquíssimas vezes em que desafiei meu triste histórico em jogos multiplayer eu sempre respeitei os outros, desde que os outros não estivessem mirando bazucas na minha direção. A segunda Exceção encontrada pelo teste, porém, está corretíssima: "Nenhum compromisso: Você detesta ser solicitado a completar tudo, preferindo escolher que tarefas irá realizar, ou simplesmente brincar com o jogo.". Isso explica por que eu nunca alcancei (ou mesmo tentei) 100% de realizações em nenhum jogo que tenha esta opção e meu desprezo profundo por Troféus.

Minhas notas finais são:

Acho que seria divertido se todos os leitores do Retina Desgastada fizessem o teste e postassem os resultados nos comentários...

Ouvindo: Neil Young - Peace And Love

21 comentários:

NevesZerg disse...

Eu aqui.

Mastermind: 17
Daredevil: 14
Socialiser: 14
Achiever: 12
Conqueror: 9
Seeker: 5
Survivor: 2

Bruno disse...

Your BrainHex Class is Mastermind.
Your BrainHex Sub-Class is Mastermind-Survivor.
"You like solving puzzles and devising strategies as well as pulse-pounding risks and escaping from hideous and scary threats."

Mastermind: 20
Survivor: 15
Daredevil: 11
Conqueror: 10
Seeker: 9
Achiever: 6
Socialiser: 1

a exceção minha tbm foi Sem Misericórdia.

Eu concordo com o teste, gosto de bolar estratégia e agir (mas não gosto do estilo Age of Empires), e como possiveis jogos favoritos consta Fallout que é perfeito.

Marcus Demostenes Ribeiro disse...

Cara, curto muito seu blog, acesso-o diariamente. Se estiver ok pra você, me adicione no steam: Gonzallez9.

Ok... Meu resultado é este:

Seeker: 14
Socialiser: 13
Achiever: 12
Conqueror: 11
Survivor: 10
Daredevil: 8
Mastermind: 6

Marcos A. S. Almeida disse...

Mastermind: 12
Conqueror: 12
Socialiser: 8
Seeker: 7
Daredevil: 1
Survivor: 0
Achiever: -6

Nerjal disse...

Your BrainHex Class is Seeker.
Sub-Class is Seeker-Survivor.

Seeker: 20
Survivor: 16
Mastermind: 16
Daredevil: 12
Conqueror: 10
Achiever: 6
Socialiser: 5

Carlos disse...

Seeker: 18
Daredevil: 13
Survivor: 13
Mastermind: 10
Achiever: 7
Conqueror: 5
Socialiser: -4

Drigo disse...

o meu deu
Mastermind: 17
Conqueror: 16
Survivor: 12
Seeker: 12
Socialiser: 11
Achiever: 8
Daredevil: 2

Bruno disse...

Your BrainHex Sub-Class is Survivor-Daredevil.

Survivor: 20
Daredevil: 15
Conqueror: 14
Seeker: 9
Mastermind: 8
Socialiser: 6
Achiever: -10

Marcos A. S. Almeida disse...

Ehehehe! Bruno, pensei que eu era muito anormal, pois o meu "Achiever" foi -6.Eis que aparece você com -10!Definitivamente troféus, medalhas e outros colecionáveis não são pra nós!O importante é a vitória final!

C. Aquino disse...

Pois, é... o que seria um Achiever-10? Alguém que faz justamente o contrário do que é necessário para completar o Troféu? E o Carlos tem Socialiser -4! Ele caça newbies por esporte? Brincadeiras à parte, este teste serve para que nós percebamos o quão diversificada é esta figura chamada "jogador", que os críticos e a mídia insistem em dizer que são todos iguais...

Marcos A. S. Almeida disse...

É verdade, também não entendi esses "menos"... Zero é compreensível, mas menos é resultado de combinação matemática.Seria esse teste uma combinação matemática , ao invés de uma pesquisa de comportamento? Seria nosso comportamento e nossos sentimentos reduzidos á frios números estatísticos?Aquino, você colocou uma pulga atrás da orelha com relação á autênticidade deste teste...Ao menos com relação os números finais.

davidav180 disse...

Your BrainHex Class is Seeker.

Your BrainHex Class Your BrainHex Sub-Class is Seeker-Socialiser

Seeker: 18
Socialiser: 12
Survivor: 11
Mastermind: 9
Conqueror: 9
Achiever: 6
Daredevil: 4

Eder RM disse...

Só encontrei esse topic agora :) Combinou muito bem para mim esse test:

-Your BrainHex Class is Mastermind.
-Your BrainHex Sub-Class is Mastermind-Achiever

You like solving puzzles and devising strategies as well as collecting anything you can collect or doing everything you possibly can.

Your Exceptions are:
» No Pressure: You dislike being asked to perform under pressure, preferring to take your time so you can make the right decision.
» No Punishment: You dislike struggling to overcome seemingly impossible challenges, and repeating the same task over and over again.

Perfeito! Eu adoro curtir jogos com boas histórias, que me deixem explorar e tomar decisões na minha velocidade, adoro resolver puzzles e enigmas, explorar cada canto do mundo do game e fazer tudo que for possível para "completar" o jogo 100% - quests, items secretos e por aí vai.

Detesto "timed sequences", ter que fazer coisas correndo contra o tempo só porque o jogo quer e lutas/bosses muito difíceis que, em vez de em divertir, acabam me punindo. E jogos com objetivos repetitivos também.

Só não fechou mto comigo:
No Mercy: You rarely if ever care about hurting other players' feelings - mercy is for the weak!
(Deve ter confundido com o fato de eu não gostar mto de muliplayer, assim como o Aquino postou).

EmoViolence disse...

chegando atrasado na festa, meus resultados

Your BrainHex Class is Survivor.

Your BrainHex Class Your BrainHex Sub-Class is Survivor-Mastermind.

You like pulse-pounding risks and escaping from hideous and scary threats as well as solving puzzles and devising strategies.

According to your results, there are few play experiences that you strongly dislike.

Your scores for each of the classes in this test were as follows:

Survivor: 19
Mastermind: 16
Seeker: 16
Daredevil: 11
Conqueror: 8
Socialiser: 3
Achiever: 2

iguuu'Poa disse...

Sinistro como isso me descreveu muito bem, até arrepiei, parece bruxaria!

O meu resultado foi:
"
Your BrainHex Class is Seeker.
Your BrainHex Class Your BrainHex Sub-Class is Seeker-Daredevil.

You like finding strange and wonderful things or finding familiar things as well as rushing around at heights or high speed while you are still in control.

According to your results, there are few play experiences that you strongly dislike.

Seeker: 19
Daredevil: 17
Conqueror: 15
Survivor: 9
Achiever: 9
Socialiser: 8
Mastermind: 8
"

E isso faz muito sentido! Eu gosto de resolver puzzles, e tudo bem. Gosto de jogar com amigos, mas tudo bem. Gosto de alcançar conquistas, mas tudo bem. Mas se tem uma coisa que me cativa, mais do que tudo e faz a experiência se tornar eletrizante, é a emoção. Correr a altas velocidades desviando de outros carros em um racha em Burnout e literalmente "living in the edge", é simplesmente impagável. Assim como criar estratégias de batalha e interpretar mesmo que somente pra mim meu personagem em Fallout. Mas acima de tudo, nada supera a emoção de ficar boquiaberto com a descoberta de arranha-céus vastos, acompanhado de uma trilha sonora imersiva em um mundo cativante e belo, afinal, sempre tive uma grande apreciação pela parte artística nos jogos, o que é condizente em ser apaixonado pelo trabalho de fotografia no site Dead End Thrills e não conseguir viver sem música.

Esse teste é tão sinistro que me arrepiou, me descreveu muito bem. E é verdade também, há pouquíssimos jogos que eu não gosto, ou que eu não sinto interesse. Eu acho que sou o tipo de gamer que joga qualquer coisa. Eu gosto de todos os gêneros, desde jogos de esporte até RPG..."there are few play experiences that you strongly dislike.", se 'few' estiver errado, acho que seria melhor substituida por "there are not gaming experiences you dislike".

Rebeca disse...

Que interessante esse teste!
(Vim parar aqui pelo link do post de Dead Island.)

Ele também confundiu meu desprezo por multiplayer com falta de misericórdia. rsrs De resto, acertou na mosca.

Meu resultado foi:

Your BrainHex Class is Seeker.
Your BrainHex Sub-Class is Seeker-Mastermind.

You like finding strange and wonderful things or finding familiar things as well as solving puzzles and devising strategies.

Your Exceptions are:

» No Pressure: You dislike being asked to perform under pressure, preferring to take your time so you can make the right decision.
» No Mercy: You rarely if ever care about hurting other players' feelings - mercy is for the weak!

Your scores for each of the classes in this test were as follows:

Seeker: 20
Mastermind: 16
Survivor: 14
Achiever: 6
Conqueror: 6
Daredevil: -1
Socialiser: -2

Anônimo disse...

Achei essa pagina hoje e achei muito interessante esse teste os meus resultados foram.
Seeker: 20
Survivor: 17
Conqueror: 12
Achiever: 10
Mastermind: 7
Socialiser: 6
Daredevil: 5

Rico disse...

You like finding strange and wonderful things or finding familiar things as well as collecting anything you can collect or doing everything you possibly can.

According to your results, there are few play experiences that you strongly dislike.

Seeker: 18
Achiever: 17
Conqueror: 11
Daredevil: 9
Survivor: 7
Socialiser: 6
Mastermind: 2

Concordo em grande parte com o teste. Eu amo explorar por conta um mundo gigante ou descobrir coisas novas por acaso. Isso foi um dos motivos que me fizeram amar Elder Scrolls, Fallout 3, Guild Wars 2 e outros jogos com muita exploração. Também concordo que há poucos tipos que jogo que não gosto, mas dá pra ver pelo "mastermind 2" que eu não gosto de puzzles. Quanto ao multiplayer, eu gosto de jogar, mas odeio o cenário PvP/competitivo que muitos shooters e outros jogos tem. Prefiro muito mais um co-op local ou um MMORPG onde preciso cooperar pra superar desafios.

Rico disse...

Apenas esqueci de dizer que, apesar de gostar de fazer 100% em jogos, eu não sou fã de achievements!! E também não sou masoquista, se algo não me agrada num jogo, eu não fico sofrendo só pra dizer que "fiz 100%"!

Tais disse...

Podia jurar que já tinha postado meu resultado aqui também!

Your BrainHex Class is Seeker.
Your BrainHex ClassYour BrainHex Sub-Class is Seeker-Mastermind.

You like finding strange and wonderful things or finding familiar things as well as solving puzzles and devising strategies.

Each BrainHex Class also has an Exception, which describes what you dislike about playing games. Your Exceptions are:

» No Fear: You do not enjoy feeling afraid, preferring to feel safe or in control.

Your scores for each of the classes in this test were as follows:

Seeker: 17
Mastermind: 11
Socialiser: 10
Conqueror: 8
Achiever: 7
Daredevil: 2
Survivor: 0

Acho que exagerei um pouco ao responder algumas perguntas porque não sou tããão fã de resolver puzzles (ao menos não de adventure véio como The Longest Journey) e a parte de estratégia talvez seja mais porque tenho jogado Eufloria HD nos últimos dias =P

Já do seeker não poderia estar mais certo. A.M.O acumular tralha, ainda mais se tiver alguma utilidade à narrativa (tipo os audiologs do Bioshock Infinite, que tristemente não consegui todos na primeira jogada). eu tenho 28 horas de bully e NÃO zerei, hue! tudo porque quero fazer todas as aulas, conseguir todas as melhorias, melhores armas e num sei o que mais.

O Exception está corretíssimo também, mas já tava na cara que ia dar isso à medida que respondia as questões. ODEIO me sentir tensa, ficar com cagaço, tudo. Jamais encostarei num dead space da vida por livre e espontânea vontade. o tomb raider novo me deu cagaço e sustos várias vezes com aqueles QTEs.

Victor Luz Rodrigues disse...

O meu deu isso:

You like collecting anything you can collect or doing everything you possibly can as well as defeating impossibly difficult foes, struggling until you eventually achieve victory, and beating other players.

According to your results, there are few play experiences that you strongly dislike.

Achiever: 15
Conqueror: 14
Socialiser: 13
Seeker: 11
Daredevil: 10
Survivor: 7
Mastermind: 5

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity