Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

15 de março de 2024

Dicas para Starsand ou Como Amar Seu Camelo

starsand-camelo

Nem me recordo qual foi a última vez que publiquei dicas para algum jogo e não sei explicar o que me levou a me desenterrar da areia e fazer isso especificamente para Starsand, um titulo com apelo para uma fração minúscula de uma audiência igualmente pequena. Entretanto... vamos supor que o Google pode funcionar como uma bússola para os desamparados desse deserto.

O Melhor Amigo do Homem no Deserto

A chave para sobreviver em Starsand é conquistar o mapa, conhecê-lo como a palma da mão e calcular corretamente os recursos necessários entre cada viagem. O jogo fica imensamente mais fácil tão logo você dome um camelo. O animal oferece mobilidade muito mais rápida do que sua pernas, com muito menos cansaço. Para domar um camelo, tudo que você precisa é oferecer duas frutas para o animal. Será possível então nomeá-lo e manter a posse.

Infelizmente, o camelo é mais uma boca para se alimentar e ele só se alimenta de frutas (é um herbívoro, lembra?). Porém, com a mobilidade conquistada, será bastante fácil se locomover entre os diferentes oásis e coletar um bom estoque de frutas para manter vocês dois saciados. Um camelo faminto não apenas deixa de ser seu, como ele simplesmente desaparece, com todas as melhorias que você implementou nele (bolsas, sela e tendinha contra o Sol). Então, mantenha seu camelo alimentado.

É possível ter mais de um camelo ao mesmo tempo. Você irá montar em um deles e dar ordem para os outros te seguirem. É tentador ter uma caravana carregando seus muitos pertences, porém não recomendo. O único camelo confiável é aquele em que você está montado. Mandar seguir nem sempre funciona. Camelos perdidos desaparecem nas dunas.

Starsand, em seu terço final, vai separar você de seu camelo por um período de tempo que pode se estender por muitos dias. É possível deixar um estoque de frutas em um comedouro, mas é melhor se preparar para perder o animal e tudo que ele estiver carregando.

Dicas Avulsas

Fornalhas e fogueiras são lentas, estupidamente lentas. E elas geram um calor desconfortável. Minha recomendação é deixar para usar as duas estruturas na noite gélida do deserto, enquanto você derruba árvores próximas. É melhor do que simplesmente dormir.

Otimizar a noite é uma vantagem: os monstros aparecem e reaparecem depois de X dias, então faça essas 24 horas renderem.

Por razões óbvias, não derrube árvores frutíferas. Se você tem um bom estoque de odres de água (recomendo pelo menos 2), pode dispensar os cocos e derrubar os coqueiros. O mesmo vale para as tamareiras. Palmeiras são liberadas para derrubar.

starsand-14

Easter-egg da equipe de desenvolvimento

Uma vez que o espaço de inventário é limitado, carregue sempre toras e folhagens. Se houver necessidade, largue uma tora no chão e converta em galhos. Se houver necessidade, largue folhagens, converta em fibras, que serão convertidas em cordas.

Construir uma casa não é obrigatório de forma alguma. Estabelecer uma rede de cabanas em oásis e ruínas é uma mão na roda para poder salvar quando quiser.

Colecionar besouros é completamente opcional e não contribui em nada para vencer o jogo. Sim, é possível vencer Starsand.

Todas as armadilhas são opcionais. As lacraias gigantes se escondem na terra, mas não surgem em pedras ou na água. Use esses terrenos para fugir, ganhar fôlego e atacar de longe, sempre de longe. Lanças são melhores que flechas, tenha pelo menos cinco delas. De ferro, de preferência.

Existe um bug conhecido no jogo, quando um vasilhame de água se esvazia, ele pode nunca mais ser enchido. Não é a regra, mas eu vi acontecer. Se acontecer com você, carregue o último jogo salvo, porque não tem volta.

Existe uma wiki. Está bastante incompleta, mas pode ajudar.

Existem mods. Não testei nenhum, mas é importante saber que é possível modificar aspectos do jogo.

Não tenha vergonha de escolher o uso da bússola ao começar um novo jogo. Caso contrário, a única forma de se orientar será posicionando ponteiros físicos  no mundo e esses ponteiros são sempre destruídos na primeira tempestade de areia (se ficar perdidaço, consulte o mapa completo).

Reta Final

Tudo que você planejou anteriormente é inútil na reta final. Se você construiu uma base, você vai passar um período muito longo longe dela. Se você estocou itens, você vai passar sem eles. Se você tinha um camelo, ele provavelmente vai se cansar de esperar sua volta.

starsand-camelo-02

Itens essenciais para levar na mochila na reta final: pólvora, água, comida e broto de folha (aquela erva de formato "jamaicano" que tem no jogo). Transporte o máximo que conseguir tão logo você tenha que fazer um pulo gigante (você vai entender o momento, mas não estou falando do pulo no escuro dentro da pirâmide). Não está preparado ainda? Não pule. Volte. Estoque esses itens em sua mochila e avance.

Nas cavernas, cuidado onde pisa...

Não é necessário destruir os ovos. Na verdade, é tentar o suicídio, mas vai em frente se quiser desbloquear uma Conquista.

Depois que você vencer o chefe final, tome muito cuidado no retorno. Em um certo corredor, pode estar acumulada uma quantidade surreal de monstros. Salve antes, salve sempre, vá devagar, recue se necessário.

Ouvindo: REM - Losing My Religion (live)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity