Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

23 de janeiro de 2024

Jogando: Portal Revolution

Portal Revolution 01

Quantas vezes é possível revisitar a mesma experiência e ainda assim continuar se deslumbrando? Se existe uma resposta para a franquia Portal, não foi dessa vez que a encontrei. Portal: Revolution pode não fazer justiça ao seu segundo nome, mas certamente é digno de ostentar o primeiro. Novamente, estive nas entranhas da Aperture Science para uma sessão de tirar o fôlego.

O mod gratuito mostra que o tempo não foi cruel com o clássico da Valve, muito pelo contrário. A nova aventura se aproveita de melhorias no motor gráfico para adicionar efeitos de iluminação que, por si só, já compensariam um retorno para aquelas câmaras e aqueles desafios. Existe luz dinâmica em vários mapas, com sombras que mudam de posição o tempo todo. E, pela primeira vez fora de uma cutscene, contemplamos o céu azul, a cor da liberdade, depois de horas de confinamento claustrofóbico.

Portal Revolution 05Portal Revolution 18

A Second Face Software faz um trabalho de primeira linha, superior em muitos aspectos ao inesquecível Portal Stories: Mel. Encontramos aqui uma extensão menos cansativa, assim como puzzles mais orgânicos, que não exigem malabarismos lógicos ou hacks para serem resolvidos. Empaquei em um único ponto, consultei um vídeo no YouTube e me xinguei por não ter percebido a parede onde era possível implantar um portal.

Nesse ponto, temos um conjunto sólido de mapas que respeitam a lógica da Valve, mas que também introduz uma boa quantidade de mecânicas inéditas. Ainda assim, senti que Revolution também sofre um pouco com o ritmo, principalmente no início, quando precisamos trabalhar em cima de uma limitação por um tempo longo demais. Entretanto, da metade pra frente, o jogo ganha uma reviravolta interessante, um propósito maior e um ritmo bem satisfatório.

Apesar de ser um projeto solidário, sem fins lucrativos, Revolution tem um trabalho de dublagem (em inglês) excepcional. O roteirista dos diálogos também merece louvores, diante de cenas e situações que provocam aquele sorriso involuntário de quem está brincando com a morte. A história e sua atmosfera, entretanto, são mais fracas do que aquilo que vimos em Mel, que ousava mais em sua brincadeira com a história da Aperture Science.

Portal Revolution 24Portal Revolution 08

Ironicamente, instalei o mod para ser uma opção casual para um tempo mais curto, depois de ter entrado de cabeça em Might and Magic X - Legacy. Ledo engano: Revolution alugou uma câmera de testes em minha mente e não consegui largar o jogo até ver a conclusão, depois de nove horas dedicadas em cerca de quatro dias.

O único defeito visível de Portal: Revolution é seu final. É abrupto, fruto da necessidade dos desenvolvedores de encerrarem logo um projeto que se arrastou por oito(!) anos. Uma cutscene após os créditos serve para oferecer um sopro de epílogo. Porém, podemos mesmo classificar como defeito quando não queremos que algo acabe e não ficamos satisfeitos com seu término?

Ouvindo: No Connection - Love To Hate To Love

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning