Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

27 de setembro de 2022

Outro (Des)Começo

Em 28 de março de 2008, comecei o blog como uma necessidade de utilizar meu tempo livre de forma que me fosse divertida, mas também útil. Desde que aprendi a escrever sentia a necessidade de me expressar através das palavras, uma compulsão que não arrefeceu nesses quarenta e oito anos bem vividos. O Aquino mais novo sonhava com o dia em que poderia viver de escrever.

Quando o blog começou, estava vivendo um desvio dessa vocação. Mesmo após concluir aos trancos e barrancos o curso de Jornalismo na UFRJ, era mais ou menos evidente que o jornalismo clássico não seria meu caminho. Enveredei pela computação, me tornei um webdesigner profissional, participei da criação de sites até famosos e alguns deles ainda estão com um pedaço do meu código ali dentro. Esse período me afastou da escrita e conciliei minha vontade e o tempo livre no escritório na forma de um blog para outra paixão: os jogos eletrônicos.

Avancemos no tempo e chegamos aos últimos anos. O sonho do passado se tornou realidade: meu sustento provém daquilo que escrevo. Meu eu da infância e da adolescência deveria ter sido mais específico e desejado viver da literatura, mas agora está feito: sou roteirista do YouTube, jornalista de tecnologia, produtor de artigos técnicos e, ocasionalmente, criador de manuais de leitura. Isso significa que é comum sentar no teclado e escrever por quatro a seis horas todos os dias. Isso significa que, quando o dia acaba, não me resta mais o mesmo fôlego para escrever e manter um blog.

Essa ausência já deve ter sido percebida por quem tem o hábito de visitar o Retina Desgastada. Para quem perdeu o hábito, talvez tenha perdido justamente pelo estado de abandono em que se encontra. A produção agora está bastante lenta, muitas vezes com material já publicado no Gamerview ou no Código Fonte. Percebi ontem, inclusive, que há uma análise de Tinykin publicada no Gamerview que não foi transposta para cá... Sentar e escrever no blog, até mesmo esse texto, se tornou uma questão que foi sendo empurrada para outro dia, outro dia.

Coincidentemente, em um momento em que minha mente estava saturada da necessidade de se fazer um roteiro extenso, joguei tudo para o alto e publiquei um conto literário por aqui. Foi um alento em uma mente que já estava próxima da exaustão. Percebi então que tinha me afastado da ficção, que minha voz estava abafada após anos colocando palavras na boca de outros ou escrevendo notícias e artigos.

Acabou o Retina Desgastada?

Sim. E não. Da forma como já foi um dia, é evidente que acabou e isso não aconteceu agora. Ao contrário do que escrevi no começo, não é do meu interesse desaparecer como fumaça e deixar um vácuo sem respostas para trás. Então, oficialmente, o Retina Desgastada entra em um estado que chamarei de casual. Em 28 de março de 2023, quando completamos quinze anos redondos, esse ciclo irá terminar. Estou me comprometendo a entregar as análises que faltam na Lista de Favoritos e o último pedaço da esquecida mas nunca abandonada Galeria da Infâmia, sobre Bully. São as pendências que sempre senti estarem em aberto no blog. Todos os links e dicas de pauta que venho guardando também merecerão uma publicação especial, um resumão, o chamado Despejo de Memória, como já aconteceu algumas vezes no passado.

Até essa data também haverá um ou mais sorteios para zerar o estoque de chaves de jogos que estão por tempo demais sem dono por aqui. Então, sim, um dia teremos uma Ultimate Promo que será mesmo Ultimate.

Depois de 28 de março de 2023, o Retina Desgastada permanecerá no ar, recebendo somente conteúdo republicado de outros canais e análises de jogos que eu esteja jogando por conta própria. A lista de melhores do ano deve continuar também. Porém, não terei nada além disso. Provavelmente também será a data limite em que manterei conteúdo inédito no canal do YouTube.

Para Onde Vai Carlos Aquino?

Minha meta para 2023 é retomar a produção de ficção. Literatura. Contos. Talvez concluir aquela história de vinte anos atrás que comecei e nunca terminei, talvez republicar meu livro na internet. Talvez tentar outros textos. Definitivamente, sentar para escrever algo que não sejam fatos, mas delírios, invenções, sandices, aventuras, bobagens.

E, quem sabe, viver disso. Sempre é tempo para renovar os desejos.

Ouvindo: Beep - Mistymarsh

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte na nova jornada Carlos Aquino. E obrigado pelos 15 anos de conteúdo.

Davi Stanesco disse...

Uma pena. Boa sorte, Aqino. Espero que se encontre na literatura.

Loris Simon disse...

(Des)começos fazem parte, Aquino! Na sua cola sempre, boa sorte!

raphael aremusica disse...

Um post que junta uma notícia boa e ruim ao mesmo tempo hehehe.

Desejo sucesso nesse novo desejo, tenho certeza que é um objetivo alcançável dada a qualidade de seus textos e do livro publicado. ;)

Continuarei por aqui acompanhando o blog, ainda é minha fonte primária de leitura das suas excelentes análises.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity