Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterCanal no YouTubeRSS

8 de agosto de 2021

10 Jogos Que Todo Programador Deveria Conhecer

(publicado originalmente no Código Fonte)

Terminou o expediente? Quer dar uma relaxada na hora do almoço? Jogos eletrônicos são sempre uma boa pedida. Por outro lado, a mídia não precisa ser necessariamente uma ferramenta para desestressar. Os videogames podem também servir como instrumentos de aprendizado, uma forma lúdica de manter suas engrenagens funcionando, com desafios lógicos no mundo da programação disfarçados de diversão.

Além disso, alguns destes jogos podem servir muito bem como porta de entrada para quem está começando, não importa a idade. Quem sabe você não tem aí na sua casa um futuro desenvolvedor, uma futura desenvolvedora, só espero a "brincadeira" certa para descobrir que leva jeito?

Selecionamos aqui dez jogos que mergulham fundo na lógica da programação, sem abrir mão do seu lado divertido:

1) AI Gaming

ai-gaming

AI Gaming Plataform é uma iniciativa da Microsoft que utiliza os serviços de nuvem do Azure. A proposta aqui é: você não joga. O que o usuário faz é programar um bot utilizando o editor interno baseado em Python e colocar sua criação para competir contra outros bots desenvolvidos pela comunidade em dezenas de jogos e desafios diferentes. Existem torneios internos valendo prêmios, mas também é possível simplesmente programar e jogar por diversão. Disponível em inglês.

2) Codemonkey

A proposta do Codemonkey é mais focada no público infantil, mas adultos também podem se divertir e aprender. O jogo ensina a codificar, utilizando uma linguagem real de programação, o CoffeeScript. A partir do aprendizado, o usuário irá descobrir como criar seus próprios jogos para a web com HTML 5. É possível experimentar gratuitamente, mas o sistema possui um plano de assinatura para pais e professores. Disponível em inglês e espanhol.

3) Vim Adventures

É extremamente possível que você já conheça o poder do editor de texto Vim, totalmente customizável e um dos preferidos de muitos programadores. Por outro lado, se você não conhece ou quer apresentar o programa para uma criança, jovem ou mesmo um colega de trabalho, Vim Adventures transforma essa descoberta em um jogo. Utilizando atalhos de teclado comuns ao Vim, o jogador atravessa uma aventura que remete aos jogos clássicos de Zelda. Disponível em inglês.

4) Code Combat

A plataforma Code Combat tem como missão “fazer programação acessível para todos os estudantes.” Através de jogos, os usuários podem descobrir Python, JavaScript, CoffeeScript e Lua. A curva de aprendizado é bastante suave, começando com comandos básicos de lógica em um universo agradável e colorido. Tudo isso é possível graças à ação de colaboradores do mundo todo, em um projeto aberto, com página no Github. Disponível em diversos idiomas, incluindo português.

5) Elevator Saga

elevator-saga

Elevator Saga não é destinado a quem quer aprender, mas a quem deseja aprimorar seus conhecimentos de Javascript em um jogo de interface simples, mas desafiador. A meta aqui é controlar um elevador e fazê-lo transportar seus usuários da forma mais eficiente possível. Parece simples, mas a tarefa vai se tornando mais complexa a cada fase e você precisa preparar as funções de acordo com o exigido. Para quem deseja esmiuçar mais ainda, o jogo também tem página no Github, com o o código completo. Disponível em inglês.

6) Flexbox Froggy

froggy

Esse jogo é especificamente destinado a quem deseja aprender como o conceito de flexbox funciona em CSS. Flexbox Froggy torna a assimilação do recurso mais fácil com um simpático sapinho e seus amigos. Ao longo de 24 níveis diferentes, será necessário meter a mão no código para resolver os desafios propostos. Disponível em inglês.

7) Cyber Dojo

cyber-dojo

Cyber Dojo é mais um espaço de testes práticos do que um jogo propriamente dito. Porém, ele pode ser utilizado por educadores e tem todas as ferramentas necessárias para se produzir desafios em Ruby, JavaScript, PHP, Python e mais. A solução inteira é gratuita para uso pessoal, paga para grandes empresas, mas com valores flexíveis. Todo o código e arquitetura estão disponíveis no GitHub e você pode montar seu próprio servidor Cyber Dojo. Disponível em inglês.

8) CodinGame

Uma das mais completas plataformas que combinam jogos e aprendizado de programação, com suporte a mais de 25 linguagens de programação diferentes, de JavaScript a Groovy. Com exercícios práticos envolvendo código real, o usuário aprende novos conceitos, penetra nos detalhes da linguagem e aperfeiçoa suas habilidades de uma forma dinâmica e lúdica, do usuário iniciante ao profissional. Disponível em inglês e francês.

9) Untrusted

Untrusted é menos sobre programação e mais sobre administração de sistemas e sua segurança, uma espécie de Among Us para sysadmins e hackers se divertirem. Aqui um grupo de invasores tenta entrar no sistema de uma grande corporação, enquanto dribla os especialistas de segurança, usando ferramentas típicas do processo e engenharia social. Com partidas de até 16 jogadores, o jogo pode ser instalado através do Steam. Disponível em inglês.

10) Human Resource Machine

Com personagens fofos, senso de humor de escritório e um sistema de edição de lógica que não mexe com código, Human Resource Machine esconde sua complexidade a um primeiro olhar. No papel de um funcionário que precisa administrar o fluxo de correspondência na empresa, o jogador precisará utilizar 11 comandos diferentes , entre operadores matemáticos e lógicos, para resolver os desafios. Está à venda no SteamDisponível em 19 idiomas, incluindo o Português.

Ouvindo: Godsmack - Dead and Broken

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Chernobylite