Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de março de 2021

Nível 13!

level-13Retina Desgastada é 13 assim como o Zagallo.

Não há muito para ser celebrado e o que devia ser dito já foi dito no ano passado. Porém, não dá para imaginar que 13 seja um número agourento e, lá no fundo, sinto orgulho de ter conduzido esse projeto por treze anos, atravessado crises internas e externas, testemunhado a "morte", ressurreição e glória dos jogos de PC, o desabrochar de um novo jogador em minha casa e outras efemérides.

Quando o blog surgiu, o conceito de blog estava em franca ascensão e tínhamos uma web completamente diferente, apesar de todos os problemas da dita blogosfera gamer. Agora, os aventureiros partiram, mas espaços fantásticos e grande autores também partiram. A comunidade está mais vazia e meia dúzia de sobreviventes teimosos continuam escrevendo em uma era onde o podcast, o vlog e até o Tik-Tok vicejam. O conteúdo escrito perde lugar e, com frequência, qualquer coisa com mais de três parágrafos ganha o apelido pejorativo de "textão".

Porém, não tenho do que reclamar. Retina Desgastada nasceu da necessidade de me manter ativo escrevendo, um velho vício da juventude, nos intervalos de pouca demanda em meu trabalho de programação e design. Foi a pedra de amolar que manteve meu texto afiado e, ouso dizer, serviu para aprimorá-lo. Treze anos depois, não programo nem faço mais design profissionalmente e escrever para diversos veículos se tornou meu sustento, portanto, valeu muito a pena acreditar e manter essa labareda acessa. O Aquino da juventude ficaria feliz de saber que o Aquino de meia idade agora "vive de escrever".

Por outro lado, o blog mesmo nunca rendeu dinheiro, no sentido de pagar minhas contas. Tampouco era seu objetivo. Certa vez, vendi espaço publicitário na lateral e consegui comprar Guild Wars 2, muito antes do MMORPG se tornar gratuito. Além disso, mantive um Patreon durante anos, que deu lucro por um breve período, mas, nos últimos, apenas amortizava os custos do servidor do próprio blog. Esse Patreon foi desativado hoje e sou muito grato a todos que contribuíram, que pagaram pelo meu conteúdo.

Meu único arrependimento foi não ter oferecido mais em troca, para pagantes ou não pagantes. O tempo se tornou a mais escassa das moedas nos últimos meses. Porém, a experiência me ensinou também que ele flui como a maré e tudo sempre pode mudar.

Parto rumo ao nível 14, na esperança de dias melhores, jogos melhores e buscando um Aquino melhor também.

Ouvindo: Chemical Brothers - Music Response

5 comentários:

Marcos A.T. Silva disse...

Parabéns, Carlos!

Sigo o retina, creio, há mais de 10 anos. E admiro muito seu trabalho.

Sei que todos passamos por momentos difíceis, mas no meio de tantas coisas ruins, saber que um site excelente como seu conseguiu se manter firme por mais 1 ano é motivo para grandes comemorações.

Que venham muitos anos mais, de sucesso e de ótimos artigos!

Parabéns! Grande abraço!

Davi Stanesco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Davi Stanesco disse...

Acompanho teu blog há pelo menos uns 10 anos. Infelizmente, o Facebook e afins engoliram a internet.

Loris Simon disse...

Parabéns pelos 13 anos de blog Aquino! Acompanho já deve ter uns 10 anos. Acabei sumindo daqui porque o tempo também se tornou escasso não só para jogar, mas para ler sobre jogos, mas como você disse, tudo flui e estou voltando a ter tempo para acompanhar as leituras que gosto (e para revisitar minhas paixões do passado, como Captain Claw). Fico feliz de saber que vive de escrever hoje, longa vida ao Retina Desgastada.

Lucs disse...

Uhul
Eu nem lembro quando cheguei
Mas acompanho as postagens e se não me engano cheguei a jogar Killing Floor quando uma galera se juntou aqui!
Que venham mais anos de texto no futuro!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity