Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterCanal no YouTubeRSS

15 de outubro de 2020

Jogando: Unrailed!

unrailed-header

(publicado originalmente no Gamerview)

Existe uma expressão em inglês para uma tarefa complicada que é "construir um avião em pleno voo" e a metáfora vem sendo empregada aqui e ali em palestras de auto-ajuda. Entretanto, ninguém implementou isso de forma mais divertida que Unrailed, um jogo em que você literalmente constrói a ferrovia com o trem andando.

A partir dessa premissa simples, a Indoor Astronaut entrega uma jogabilidade viciante e desafiadora na qual é necessário planejar corretamente sua rota, extrair os recursos, abrir caminho, fabricar trilhos no próprio trem e implementar tudo isso antes que seja tarde demais. Sem que você perceba, você irá começar outra partida e outra e outra depois da outra, se transformando no retrato humano do próprio jogo. Que tal essa, profissionais do coach?

Se Eu Perder Esse Trem, Que Sai Agora Às Onze Horas

Unrailed não tem tempo pra historinha, personagens, contexto. Você é você (com avatares escolhidos aleatoriamente depois de desbloqueados) e o trem é o trem. Quem pode te ajudar é um robô de origem também indeterminada (ou parças se escolher partidas multiplayer). Sua missão é impedir que o trem bata e mantê-lo nos trilhos até a próxima estação, quando o ciclo recomeça. No seu caminho estão os mais variados biomas, criaturas neutras e outras que estão ali só para atrapalhar, e mudanças climáticas.

Simplicidade é a chave aqui: existem apenas dois recursos para serem extraídos, pedra e madeira. Com eles, é possível fabricar trilhos em vagões específicos. Então, você quebra pedra, corta árvores, abre caminho, coleta os recursos, leva pro vagão, fabrica trilho, pega o trilho, põe no caminho, repete. E é isso.

unrailed-01

Há alguns detalhes que mudam esse ou aquele aspecto do ciclo, mas nada profundamente. Ainda assim, essa rotina irá fazer a festa de quem curte gerenciar seu tempo e suas tarefas e desafiar seu cérebro com mapas que nunca se repetem.

Unrailed é a mistura de Minecraft com aqueles títulos Tycoon de ferroviário que você nem sabia que precisava na sua vida. A Indoor Astronaut ainda entrega diferentes modos de jogo para dar um tempero a mais e cativar diferentes tipos de jogadores. Você é competitivo? Chame um amigo para o modo Contra e que vença o melhor construtor. Prefere uma experiência mais relaxante? Vá no modo Seguro, que garante mais recursos iniciais e um ritmo suave. Tem pouco tempo depois do almoço? Modo Rápido, que acaba em cinco minutos, ligando apenas duas estações. Tu é o bichão? Então o modo Interminável vai testar até que ponto você consegue ir.

unrailed-06

Não Posso Ficar Nem Mais Um Minuto Com Você

Infelizmente, o multiplayer aberto está vazio, o que prova que existe uma legião de jogadores que estão perdendo uma boa diversão (ou se divertindo em outros títulos, pode acontecer). É possível criar partidas privadas e até locais, então fica a recomendação para você e seus amigos. Imagino que, em grupo, Unrailed deve se tornar tão ou mais frenético do que Overcooked! 2 e outros party games.

Para compensar a falta de jogadores humanos, a desenvolvedora coloca à disposição do jogador um robô que recebe ordens do que fazer e as segue à risca. A Inteligência Artificial possui um sistema de encontrar o caminho muito eficiente e o mínimo de sagacidade para criar rotas amplas para que vocês passem por florestas ou morros sem ficarem presos muitas vezes. Dá para dizer que esse assistente virtual não é inteligente demais para fazer tudo sozinho, mas tampouco dá vexame, embora você terá que ficar de olho vivo em algumas situações.

unrailed-03

É importante não se deixar prender no cenário, sem uma rota para se chegar nas ferramentas que ficam largadas no chão ou sem ter acesso ao próprio trem. Por causa disso, um caminho precisa ter pelo menos dois blocos de largura e isso inclui pontes.

Na medida do possível, o robô tem noção dessa necessidade, mas um comando enviado na hora errada pode impedir que ele execute a tarefa que ele iria fazer antes e condenar vocês dois a um desastre. Um resultado ruim sempre gera uma expressão triste do autômato, uma pitada de charme em um título que já é cativante em diversos outros aspectos.

unrailed-04

Em contrapartida, o gerador randômico de mapa nem sempre é justo. Apesar de diversas partidas de Unrailed em que tudo correu dentro do previsto, em um dos mapas fui surpreendido com um desafio sem solução, com uma montanha inquebrável na minha frente e sem nenhuma forma de contornar, uma vez que a própria estação de partida e os trilhos anteriores estavam na reta da única saída viável.

Relaxando de Boas com Unrailed!

Vício não se explica em palavras. Entretanto, a verdade é que a combinação de visual fofo, desafio na medida e música atmosférica transformaram minha experiência em Unrailed uma experiência confortável, como uma cama quentinha ou um petisco na beira da praia. Parece um diorama de Minecraft, hiper-colorido, com biomas diversificados que você vai atravessando e descobrindo, com a sensação gostosa de quem desbrava território inédito.

unrailed-05

A trilha sonora completa a imersão, sem stress, com melodias suaves que remetem a The Sims ou, mais uma vez, ao próprio Minecraft. Não por acaso, ela é um dos mimos do Supporter Pack, pra você escutar mesmo fora do jogo.

Talvez Unrailed precisasse de mais vagões diferenciados que impactassem sua jogabilidade, mas tenho sérias dúvidas se isso é mesmo um demérito para a nota final. Primeiro, porque mais complexidade implicaria perder o apelo de seu ciclo fácil de aprender. Segundo, porque mais vagões deixam o trem mais longo, o que pode gerar problemas em curvas mal planejadas.

Chegando na estação, a vontade é continuar mesmo indefinidamente, seja para testar meus limites ou para continuar naquele estado de espírito meio tranquilo meio ativo que o jogo desperta. Meu nível de dopamina agradece.

Ouvindo: Moby - Wait for Me
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

The Walking Dead