Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de agosto de 2015

(não) Jogando: The Bridge

the-bridge-02

O jogo The Bridge foi uma doação do camarada Helder JC, do Vida de Gamer Mais Velho, o que me coloca aqui (mais uma vez) no papel de ingrato ao tentar explicar porque o jogo foi largado na beira da estrada, sem olhar pra trás.

The Bridge ganha pontos ao fugir da normalidade e investir no preto e branco e cinza ao buscar inspiração nas obras do artista plástico M.C. Escher. O holandês tinha uma certa obsessão em brincar com a perspectiva e com a ilusão de ótica, criando obras que encantam tanto quem curte surrealismo como quem é apaixonado pelas possibilidades da geometria.

MC Escher

Indo na mesma vertente, o jogo arranca seu cérebro da caixa craniana, zomba de tudo que seus olhos acham ser real e traz um conjunto de puzzles de enervar monge budista. No meu caso, também tive uma certa dose de enjoo, ao perceber que já não tinha mais noção do que era em cima ou do que era embaixo em alguns desafios.

Se há uma história para alinhavar as charadas, não cheguei a perceber, ou ela é mais filosófica do que narrativa. O que não chega a ser um demérito.

Entretanto, para mim, puzzles tem que trazer alguma força motivadora, seja a história e a exploração (como em Portal e seus derivados, Portal 2 e Portal Stories: Mel) ou uma boa dose de simpatia (como Toki Tori, Toki Tori 2 e mesmo o recente Lilly Looking Through) para disfarçar que meus neurônios estão sendo açoitados por duendes lógicos concebidos em algum círculo infernal.

Abandono The Bridge por enfado. E incapacidade de seguir em frente.

the-bridge

2014 Avança

Inacreditavelmente, a lista de jogos que fiz para jogar em 2014 ainda está inacabada e, a despeito de alguns desvios recentemente, estou disposto a concluí-la.

  1. Outcast
  2. The Walking Dead
  3. Paper Sorcerer
  4. Necrovision
  5. Zeno Clash
  6. GRID
  7. Dungeonland
  8. Race the Sun
  9. Sang-Froid
  10. Foreign Legion
  11. Hotline Miami
  12. STALKER Call of Pripyat
  13. The Bridge
  14. Brothers
  15. Papo & Yo
  16. The Witcher
Ouvindo: Beastie Boys - She's on It

4 comentários:

Gledson A. disse...

O próximo é Brothers - A Tale of Two Sons ou Two Brothers?

C. Aquino disse...

Brothers - A Tale of Two Sons! Já está até instalado!

Gledson A. disse...

Opa! Esperando a análise!

= )

Helder disse...

Também senti enjoo, mas eu esperava que tinha algo de muito bom nele que não consegui entender. Achei que você ia desvendar haha!

Legal saber que tentou pelo menos, desisti também. talvez um dia me empolgue :P

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity