Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de junho de 2014

Jogando: Race the Sun

Por um estúpido mal-entendido, Race the Sun passou na frente da minha lista de jogos para 2014. Eu devia estar jogando Paper Sorcerer agora, não este endless runner... O jogo foi um prêmio que ganhei em um sorteio do Xbox Plus, que fez uma análise bem mais detalhada do que a minha.

Race the Sun 4

Como todo jogo do gênero, Race the Sun não tem fim e foi projetado desde o começo para que você morra espetacularmente em uma explosão de partículas. Você pode se tornar o ás da velocidade, com reflexos de lince. Mas, em um determinado ponto, você irá falhar. Ou o Sol irá se por e seu veículo irá parar sozinho.

Entendendo a natureza desesperadora dos endless runners, o independente Race the Sun coloca um limite extra na corrida: sua nave depende de luz e o Sol está descendo implacável no horizonte. Você pode prolongar seu tempo de vida, burlar o sistema, adiar o inevitável. Mas, as trevas irão chegar. Uma metáfora da vida? Não chega a tanto. É só uma corrida sem propósito mesmo.

Race the Sun 1Race the Sun 3

O charme deste primeiro título dos irmãos Filippo está na simplicidade das linhas minimalistas e do mundo sem explicações. Você corre. Há obstáculos. O Sol está descendo. Há (poucos) powerups. Agora é com você. Morreu? O recarregamento é instantâneo com o apertar de um botão.

A trilha sonora te impulsiona e coloca em uma espécie de transe de velocidade. Não poderia ser melhor orquestrada.

Apesar dos mapas resetarem e o mundo ser recriado proceduralmente a cada 24 horas, a variedade é pequena. Mudam a forma de alguns obstáculos e sua posição, mas o conceito permanece idêntico. Race the Sun vem com um editor de níveis e já há vários mapas realmente criativos produzidos pela comunidade e disponíveis no Steam Workshop.

Race the Sun 5

Para mim, a fórmula de Race the Sun é perfeita. Não poderia esperar outra coisa de um endless runner. Mas é uma fórmula que cansa depois de algumas dezenas de corridas. Um computador com centenas de outros jogos na fila de espera, com mais substância e potencial, não é o melhor lugar para se jogar algo no gênero. O que para mim funciona com sucesso em um tablet, não encontra espaço aqui.

Há ainda um agravante maior: o principal incentivo de Race the Sun é superar o seu próprio recorde. Mas um bug cruel faz com que o jogo não guarde corretamente minha maior pontuação. Tenho certeza de ter atingido mais de 280K em uma única corrida. Mas o título insiste em dizer que minha pontuação máxima é 114K.

A corrida acaba quando você decide que acabou. Meu Sol se pôs para Race the Sun. A fila, também interminável, irá andar outra vez.

2014 Avança

  1. Outcast
  2. The Walking Dead
  3. Paper Sorcerer
  4. Necrovision
  5. Zeno Clash
  6. The Witcher
  7. GRID
  8. Dungeonland
  9. Race the Sun
  10. Sang-Froid
  11. Foreign Legion
  12. Hotline Miami
  13. STALKER Call of Pripyat
  14. The Bridge
  15. Brothers
  16. Papo & Yo
Ouvindo: Christian 'XeviaN' Meneghini - And the Moon Be Still as Bright

Um comentário:

Fernando Lorenzon disse...

Eu quase comprei esse jogo, mas hesitei justamente por ter outras prioridades no PC. Mas adoraria ver este game no Android.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity