Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

30 de agosto de 2015

Brutalidade Máxima

Brutalist - Minecraft 02

O Movimento Brutalista, na definição da Wikipédia brasileira:

"Foi um movimento arquitetônico desenvolvido por arquitetos modernos em meados das décadas de 50 e 60. O brutalismo desenvolveu-se a partir de uma radicalização de determinados preceitos modernos. (...) O brutalismo privilegiava a verdade estrutural das edificações, de forma a nunca esconder os seus elementos estruturais (o que se conseguia ao tornar o concreto armado aparente ou destacando os perfis metálicos de vigas e pilares). "

Para quem mora em São Paulo, um bom exemplo dos conceitos brutalistas está no prédio do MASP. Para quem estuda arquitetura, outros exemplos são conhecidos.

Pensando em incentivar o interesse pela Arquitetura entre os mais jovens, o Royal Institute of British Architects da Inglaterra, em conjunção com o coletivo de artistas, arquitetos e designers do BlockWorks, utilizou o poder do Minecraft para explicar o Brutalismo.

Brutalist - Minecraft

Durante uma semana, abriram um servidor multiplayer dedicado ao movimento arquitetônico e convidaram jogadores para erguer projetos inspirados pelo Brutalismo. Foram 119 obras cadastradas na iniciativa, das quais as melhores foram selecionadas para uma galeria.

Brutalist - Minecraft 03

Imagino que a escolha não poderia ser melhor. Não apenas pelo apelo junto ao público-alvo do projeto. Mas também porque inicialmente, Minecraft era um jogo estritamente funcional. Cada construção erguida inicialmente por seus jogadores tem uma função específica (geralmente como abrigo) e carece de decorações ou enfeites arquitetônicos. Apenas com a evolução da engine e da mudança da mentalidade dos próprios jogadores que as construções passaram a ter também uma função ornamental. Mas não sou arquiteto.

Posso apenas contemplar esses colossos cinzentos e imaginar como ficariam bacanas em meus próprios mundos...

Brutalist - Minecraft 04

Ouvindo: Union Jack - Two Full Moons & A Troat (Casper Pound remix)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity