Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de julho de 2015

Jogando: Costume Quest

Costume Quest 04

Costume Quest é o primeiro jogo da Double Fine que tive o prazer de experimentar. Originalmente, este era para ter sido o "jogo de Halloween" do meu filho, mas seu desinteresse inicial arrastou o título por quase um ano inteiro. Uma tremenda injustiça.

Sendo também o primeiro RPG do garoto, ainda que uma versão bem introdutório do genêro, os textos que precisam ser lidos por mim e traduzidos (com uma eventual perda de timing e contexto), a necessidade de realizar missões e explorar o cenário, aliados à falta de interatividade (ou seja, botões que ele possa apertar), causaram uma reação negativa a princípio. Outros títulos foram ocupando sua preferência e o tal "jogo do Halloween" ficou sendo empurrado para segundo plano por meses a fio.

Até que eu resolvi terminá-lo. O pouco que havíamos jogado juntos havia demonstrado um potencial. Não me arrependo da decisão.

Costume Quest 05Costume Quest 07

A cada cenário novo ou fantasia nova desbloqueada, eu chamava meu filho. "Tem coisa nova no jogo do Halloween, você precisa ver". Ele foi se envolvendo, a fábula deliciosa da Double Fine foi reconquistando aquela impaciente mente de quase oito anos. Ele assumiu um papel mais participativo nos combates e foi se interessando pela história. Em duas semanas, se tanto, havíamos terminado não apenas a aventura principal como a expansão gratuita Grubbin's On Ice. Com direito a bronca no pai por ter ousado uma noite jogado sem sua companhia.

Costume Quest pode ser definido como um JRPG para iniciantes com charme transbordando para todos os lados e capaz de agradar a todas as idades. Na noite de Halloween, um casal de irmãos gêmeos que obviamente implicam entre si descobre um plano sobrenatural para roubar todos os doces da cidade. Um deles é raptado e cabe ao outro reunir pistas, fantasias, doces e aliados para uma missão de resgaste. Os combates acontecem em turnos e exigem que você aperte os botões certos nas horas certas para realizar ataques e defesas.

A grande sacada da Double Fine foi pegar uma mecânica típica do Oriente e moldá-la para caber como uma luva na história. Sabe aqueles RPGs com inúmeros aliados onde você precisa escolher com qual você vai andar, baseado em seus poderes dentro e fora do combate? Aqui isso se traduz em "fantasias": cada roupa especial simboliza um destes personagens. Acrescentando uma terceira camada, a "fantasia" também é o motor da fantasia de cada criança, que vê aquela roupa se transformando de verdade em uma imponente criatura capaz de superar os perigos da noite. Os poderes extras que eles podem utilizar são figurinhas de um álbum especial que as crianças vão colecionando. As moedas para comprar coisas?Doces é claro.

Costume Quest 06Costume Quest 08

Trazendo três grandes áreas para explorar, Costume Quest se perde um pouco no uso de uma fórmula repetitiva. As missões são sempre as mesmas, só troca o ambiente. Essa tendência se repete em Grubbin's On Ice, que também traz três áreas, ainda que bem menores, visto ser uma expansão.

Mas esses defeitos não comprometem o conjunto da obra que tem personagens incrivelmente fofos, diálogos espertos carregados de ironia e referências (sem errar a mão), um sistema de batalha divertido e desafiador (principalmente nos chefes finais) e uma atmosfera mágica de molecagem.

Costume Quest 12

Viva La Revolución!

O jogo termina com fotos de infância dos membros da equipe caracterizados para o Halloween, sinalizando a clara nostalgia que o título produz. É uma conexão que não se estabelece para nós, brasileiros, mas dá para sentir uma pontinha de inveja e entender o que a data significa para as crianças americanas.

Com o trailer de Costume Quest 2, consegui reverter a impressão inicial do meu filho e agora ele está ansioso para saber o que acontece na continuação. Se San Gaben permitir, pode ser o nosso jogo de Halloween deste ano. E desta vez sem deixar para trás.

Ouvindo: Moby - Raining Again

Um comentário:

Lucs disse...

Até achei interessante e engraçado no começo.
Mas vai se mostrando muito simples, repetitivo e desperdiçador de tempo, não empolguei para terminar.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity