Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterCanal no YouTubeRSS

18 de novembro de 2013

Retina Desgastada: Freemium!

Blog for Food Desde a criação do blog, nunca me passou pela cabeça monetizar seu conteúdo. Tenho outros sites na internet repletos de publicidade com este objetivo e posso me dar ao luxo de manter o Retina Desgastada como um hobby (ou um imenso currículo para uma futura vaga no jornalismo de jogos, quem sabe?).

Cinco anos depois e aqui estou recebendo press releases e propostas comerciais. Não publiquei nenhum press releases porque até hoje nenhum era interessante para o escopo do blog e porque ainda escuto meu antigo professor da UFRJ falando a palavra "releaseiro", o que é um apelido nada carinhoso para quem copia e cola notícias que chegam por este caminho.

Mas... e o dinheiro? Uma das propostas recentes é de colocar um link ali na lateral do site por um ano, por um valor que não chega aos três dígitos. Não é uma quantia que muda a vida de ninguém e que a maioria das pessoas gasta em um final de semana pouco empolgante ou em um lançamento de jogo. Em contrapartida, não é algo que vá comprometer a legitimidade do blog tampouco. Aposto que a ideia é pegar um pouco de Pagerank do Google. Para complicar a situação, o possível anunciante até que tem um site bacana, que não abre popups, e com um conteúdo que pode ser considerado útil para muita gente.

Então, não estranhem se aparecer um novo link ali do lado...

Ouvindo: Audix - Act 2-14: Survival Instinct (Battle 2)
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

10 comentários:

  1. Sinceramente eu nunca fui contra propaganda em blogs, desde que não seja intrusiva. Eu acho um meio digno de dar um retorno para quem se dedica à página e isso sem cobrar nem um centavo do leitor. Então eu acho que é mais que merecido você colocar sim algumas propagandas no blog, desde que continue com esse excelente trabalho que tem feito.

    Mas é bom deixar claro que o valor parece muito baixo. Você não teria ofertas melhores?

    De qualquer forma, boa sorte com o blog.

    ResponderExcluir
  2. Quais outros sites você atua/mantém?

    ResponderExcluir
  3. Minha sensata reação:

    NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

    ResponderExcluir
  4. desde que nós não tenhamos que pagar pelos posts como pagamos por DLCs em games, pra mim tá de boa Aquino. rsrsrs

    P.S: por sua culpa eu me viciei em Doritos. então não me venha com essa conversa de que não faz propaganda no blog rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Não me importaria, desde que o anúncio não seja obsceno ou que não crie uma infinidade de popups. Também concordo com o Farias: você e esse site absolutamente merecem mais que dois dígitos.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente eu não iria gostar. Já basta o tanto de propaganda que vemos pela net. Mas por outro lado, isso não depende da minha vontade, e faz muito que acompanho seu blog e o mesmo sempre primou pela qualidade. Então faça o que achar melhor.

    ResponderExcluir
  7. Marcos A. S. Almeida19 de novembro de 2013 03:47

    Fala sério...Quem é que não gostaria de montar um blog , postar algumas idéias e impressões de vez em quando, sem obrigação de periodicidade e ainda ganhar um dinheiro? Tenho certeza que é uma tentação que está em sua mente á tempos.Vai por mim: não resista.Alguns acham que isso pode poluir o Retina , mas acredito no seu bom senso em não permitir isso.E quem sabe no futuro os dígitos não aumentam? Pra nós que acompanhamos e gostamos do blog é a chance de ver algo mais profissional e frequente (não é uma crítica, é uma constatação).Melhor incentivo que o "vil metal" não há.

    ResponderExcluir
  8. Farias, já recebi ofertas melhores, mas eram de produtos que não apóio ou que não tinham nada a ver com a proposta do blog. Mas, você está certo: o valor é baixo mesmo.

    Anônimo, o faturamento das operações de AquinoCorporation vem de sites de papéis de parede para computador: http://www.pcgamewallpapers.com/, http://www.xboxwallpapers.com/, http://www.myplaystationwallpapers.com/, http://www.myfreewallpapers.com/, http://www.meupapeldeparedegratis.com.br/ e http://www.mifondodepantallagratis.com/.

    Ed, entendo sua dor. Prometo que não se tornará uma prática (a menos que a EA me ofereça um caminhão de dinheiro, aí eu falo bem até dos DLCs deles).

    Shadow, copiei sua resposta e mandei para o fabricante do Doritos. Eles devem soltar o cheque em breve para mim.

    Michel, o site do cara não era obsceno e nem abria popups. Já começamos melhor do que as propagandas de muitos portais por aí...

    Vilas Boas, obrigado pela força!

    Davi, pode estar certo que penso nos leitores primeiro. Aliás, é por isso que estou explicando tudo por aqui com transparência ao invés de só colocar o link lá e recolher o dinheiro.

    Marcos, mais uma vez obrigado pelas palavras sensatas. De fato, o "vil metal" é um dos melhores incentivos: muitos dos meus textos que eu mais gostei foram escritos para o Gemind, valendo pagamento. É algo que faz falta. Mas cabeça de escritor é incessante: escreve com ou sem dinheiro no bolso, é como um vício que nunca se esgota!

    ResponderExcluir

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

Conan Exiles