Recentemente comprei o Sonic 4 Episode 1 em uma daquelas promoções arrasadoras do Steam. Primeiro, porque nunca joguei um título do Sonic na vida, nem mesmo por alguns minutos na casa de amigos. Então, eu não sei como um "verdadeiro" jogo do Sonic deve ser e tampouco tinha grandes expectativas. Segundo, porque meu filho está precisando de jogos novos e Sonic é super-colorido e sobre um personagem que corre quase tão rápido quanto ele. Parecia a combinação perfeita.
Já desconfiava de que Sonic deveria ser um port porque nunca que a SEGA iria fazer um jogo pensando no PC em primeiro lugar. Mas não esperava o nível de trabalho vagabundo que a desenvolvedora dedicou à adaptação. O sujeito que fez a conversão para PC é um malaco que criou uma máquina virtual em Java para emular o jogo no PC, ou provavelmente já pegou pronto em sites de emulação, e depois ficou jogando CS até o fim do expediente. Depois de meia dúzia de alertas do Firewall, do Antivírus e da polícia de que eu estou tentando rodar um programa que finge ser o que não é, eis que Sonic 4 Episode 1 termina a instalação. Se você não tiver Java instalado no seu computador, azar o seu. O que nos leva ao problema número 2: a "versão" para PC não aceita Gamepads de PC. Segundo consta, a "versão" só aceita controle do Xbox. No PC.
Felizmente, eu tenho o bom senso de testar os jogos que compro pro meu filho antes de mostrar para ele senão o resultado da SEGA seria um garoto chateado. No fórum do Steam, achei algumas soluções. Supostamente, o x360ce é um programa que engana sua máquina para fazê-la acreditar que um Gamepad é um controle do Xbox. Não enganou o Sonic. Felizmente, o JoyToKey funcionou, o que torna a experiência do Sonic ainda mais absurda: estou usando um programa que interpreta os comandos do Gamepad e traduz para comandos do teclado. Estou jogando um título de Xbox fingindo ser de PC usando um Gamepad que finge ser teclado.
Para completar o tormento, meu filho não gostou do jogo. Ele ainda está na idade onde um salto complicado não é um desafio a ser superado mas uma desculpa para me passar o controle de volta. Como eu sou péssimo em títulos de plataforma e já passei da idade de chamar salto complicado de desafio, a experiência como um todo foi meio frustrante.
13 Comentários
Tive que usar o XPadder no recente Mortal Kombat Anthologies que saiu no STEAM porque ele também não reconhece gamepads genéricos.
Na época em que o mundo se limitava a rivalizar entre SEGA e Nintendo, eu era "fanboy" da SEGA.Insistia em afirmar que o MEga-Drive era melhor que o SNES e via qualidades superiores em jogos onde elas não existiam.Mesmo assim nunca fui grande fã de SONIC, joguei bastante o primeiro do Master SYstem é nunca morri de amores pelos de MEga Drive...
OBS: Ja experimentou mostrar o Mario pro seu filho? Não sei, acho que cai melhor, um clássico, quem é que não gosta? Sem contar que é muito mais simples de controlar. Até hoje não vi uma criança que não gostou de Mario...
Quanto ao Sonic, a verdade é que existem jogos que são ótimos aos olhos dos outros mas quando experimentamos...não rola.Nunca me senti atraído pelo Sonic apesar de sempre ouvir falar bem dele.Quanto á reclamação do port , é o mercado, fazer o que.Que tal fazer-mos uma petição pedindo um Sonic decente para o PC? É mimimi ou procede?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
enfim, duvido que a Sega consiga fazer um jogo que recupere os danos causados à imagem do sonic. até mesmo pq teria que ser um jogão pra conseguir tamanha façanha. a melhor coisa que ouvi sobre o Sonic nos últimos anos foi a seguinte frase: "deviam deixar o ouriço descansar em paz..."
mas que era famoso esse jogo, isso era. alçou o genesis a ser o console mais vendido, mesmo com o snes bombando.
Fagner, meu filho é fã do Bowser, só escolhe ele no Mario Kart Double Dash(geralmente com o Baby Bowser). Mas o Mario mesmo seria uma boa ideia.
Marcos, continuo usando teclado e mouse para meus jogos. Mas acho o Gamepad e a tela da TV mais amigáveis para uma criança que nem tem 5 anos ainda. Vou pensar em um controle de 360 porque um segundo direcional faz falta mesmo.
Shadow também fiquei surpreso com a falta de fãs do Sonic nos comentários. Pensei que ia ser crucificado! Na verdade, sou muito, muito ruim em jogos de plataforma. Com meu filho, estou pagando meus pecados porque ele sempre me passa o controle depois de alguns minutos e eu tenho que me virar para passar as fases (e porque jogos infantis são sempre de plataforma?! Porque ninguém faz um FPS infantil, com tiros de gosma ou algo assim?).
Tenho esperanças de que Sonic Generations entre em promoção um dia e que seja mais interessante (leia-se: menos plataforma).
-
Também não troco o mouse+teclado por nada!EU tenho um gamepad genérico estilo PS2 aqui em casa, só uso ele para jogos de corrida, futebol e luta.Como corrida e futebol não são a minha praia, me limito a usá-lo para jogar Super SF4.Só nunca comprei um controle de XBOX porque dizem que o direcional dele não é bom pra jogos de luta e gosto do layout do controle de PS2.
Recomendaria Generations para o seu filho por ser mais "child like" e o para quem num jogou qualquer um jogo do Sonic,Sonic 2(porque é o ùnico que realmente presta)
Aquino, achei engraçado seu filho ser fã do Bowser. achei que, como criança, ele gostaria mais do mario ou do toad, não do mostrão tartaruga. mas as crianças de hoje são bem imprevisíveis mesmo, não acha?
Eu joguei e, como você mesmo disse, é um "jogo de tiro" para crianças.
Infelizmente ele tem bastante diálogo em inglês, mas mesmo com o meu inglês horrível, eu consegui jogar. Só não terminei porque testei outros jogos.
Está por $10 na Steam: http://store.steampowered.com/app/9870
Tem esta versão de demonstração aqui: http://store.steampowered.com/app/9990 , mas nunca joguei.