Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de maio de 2011

Modificando: Half-Life 2 (Adrenalina, Apocalipse e Fantasmas)

Foi uma excelente decisão voltar a testar mods para Half-Life 2. Desde que eu comecei, em 2008, este é um dos melhores lotes de mods testados. Considero o serviço encerrado com louvor com estes últimos três, para não correr o risco de me entediar com a Source novamente. E o futuro sempre pode reservar novidades...

Comatose

Em diversos aspectos, Comatose é o mais fraco do lote. Ainda assim, esse mod vindo da Rússia tem seus méritos e vale a pena ser conhecido. Ele não segue a mitologia de Half-Life e tem um clima de filme policial moderninho, meio Adrenalina meio Guy Ritchie meio Tarantino. Mas sem os tiroteios. Ou com apenas um tiroteio, fica a seu critério. A premissa é simples: você acorda sangrando no meio de uma sala de um edifício de luxo. Se não encontrar bandagens logo, você irá sangrar até morrer. Começa então uma corrida contra o tempo, enquanto seus pontos de vida caem rapidamente e você precisa resolver pequenos puzzles no melhor estilo adventure.

Comatose (Half-Life 2 Mod) 02 Comatose (Half-Life 2 Mod) 03 Um dos grandes trunfos de Comatose é, sem dúvida, seu estilo visual. O uso pesado de filtros quentes remete a filmes de arte, enquanto a abundância de sangue e cenas enigmáticas criam uma atmosfera de mistério. A música também atua bem no mod, incluindo faixas emprestadas de outros jogos, e você percebe que o trabalho tinha potencial. Infelizmente, a trama se encerra bruscamente, com um epílogo tosco contado através de desenhos feitos à mão. A proposta inicial de Comatose era ser o primeiro capítulo de uma história semi-episódica, mas a pretensão não se viabilizou.

Conhecendo as respostas dos puzzles, você pode completar o mod em menos de dez minutos. Pelas idéias apresentadas e pela geniais sequências de créditos final e inicial, Comatose merece o download.

Comatose (Half-Life 2 Mod) 01

Comatose - Download (158MB)

Attempt to Survive

Por incrível que pareça, Attempt to Survive é do mesmo criador de Comatose. Incrível porque Attempt to Survive é uma das experiências mais tristes que eu já tive com um jogo eletrônico. No papel do único sobrevivente de um holocausto nuclear, o jogador irá vagar pelas ruínas dos locais que costumava freqüentar, em busca de um sentido para continuar seguindo em frente. O resultado é uma mistura de adventure, poesia, exploração e solitária tristeza.

Attempt to Survive (Half-Life 2 Mod) 01

Attempt to Survive utiliza o poder da engine Source e os modelos de construção frios de Half-Life 2 para criar espaços ainda mais frios, ainda mais vazios, ainda mais opressivos do que a City 17. Extraindo uma plasticidade que estava escondida dentro dos códigos da Valve, este mod é um convite à fotografia e à melancolia:

Attempt to Survive (Half-Life 2 Mod) 02 Attempt to Survive (Half-Life 2 Mod) 03 Attempt to Survive (Half-Life 2 Mod) 04 Attempt to Survive (Half-Life 2 Mod) 05 Sua jogabilidade se baseia em procurar caminhos no cenário ou objetos e elementos que ativem um flashback, uma memória da vida antes da bomba cair. A despeito da narração em alguns momentos resvalar para o excesso de drama, no geral ela é uma excelente companhia para uma lenta jornada repleta de descobertas. Sem armas, sem inimigos, sem perigos. E o final, ainda que utilize um velho clichê, é um choque emocional que vai deixar marcas.

Attempt to Survive (Half-Life 2 Mod) 06 Attempt to Survive - Download (116MB)

Nightmare House 2

Este é o melhor mod que eu já joguei. Se você tiver que escolher um único mod de Half-Life 2 para instalar, será Nightmare House 2. Não apenas sua qualidade de produção excede tudo que existe na cena modder e rivaliza fácil com trabalhos profissionais, como também é um dos títulos mais assustadores já feitos. Se Amnesia - The Dark Descent ultrapassou o limiar do que considero confortável em termos de jogos de horror, este aqui encosta no limite.

Nightmare House (Half-Life 2 Mod) 04Em Nightmare House 2 você acorda em um sanatório, sozinho. Lá fora, tudo em ruínas e cadáveres espalhados. Logo, você percebe que não está sozinho no lugar e que uma terrível força sobrenatural em forma de uma garota-fantasma está te perseguindo. Se a personagem macabra parece uma reciclagem de diversas fontes (Samara, Sadako, Alma etc), a composição da história extrapola os limites da imaginação e presenteia o jogador com um jogo de gato e rato infinito. Eu vi coisas que não sabia que a Source era capaz...

O primeiro Nightmare House, de 2005, vem junto no pacote e funciona como um prólogo da trama. Com o carro quebrado no meio da estrada, você entra em uma casa aparentemente abandonada em busca de ajuda. Lá dentro, o terror começa. Este primeiro evento foi construído usando as criaturas do próprio Half-Life 2 e tem uma jogabilidade mais fundamentada no tiroteio para sobreviver, com alguns sustos aqui e ali.

Nightmare House (Half-Life 2 Mod) 03

Em 2007, porém, a desenvolvedora começou os trabalhos para a segunda parte do mod. O resultado final introduz novos monstros e os macabros jogos mentais de Emily, a menina-fantasma que irá transformar sua jornada no Inferno na Terra. É impossível chegar ao final do jogo sem gritar pelo menos uma vez ou terminá-lo sem a certeza de que você nunca mais vai esquecer a sequência com os manequins. Ou com as sombras. Ou a fuga desesperada pelo estoque. Ou a cena do helicóptero.

Nightmare House (Half-Life 2 Mod) 05 Nightmare House (Half-Life 2 Mod) 07 O final amarra todas as pontas soltas de uma forma magistral, inclusive do primeiro jogo, mas tem o cuidado de deixar algumas perguntas sem respostas. O último confronto tem tudo o que uma batalha final deve ter: tensão, insanidade, um vilão detestável e nenhum desafio impossível.

Nightmare House 2 foi desenvolvido pela We Create Stuff, o mesmo coletivo de programadores que criou a versão em Flash não-oficial de Portal, entre outros jogos gratuitos. Não me espantaria se eles fossem a próxima Frictional Games. De terror, eles entendem. E entendem muito.

Nightmare House (Half-Life 2 Mod) 06 Nightmare House 2 - Download (330 MB)

Lista Geral dos Mods

Segue a lista completa dos mods para Half-Life 2 testados por aqui:

Ouvindo: Delta Signal - Deercorn

3 comentários:

JNeto [The Joker] disse...

Obrigado pelas dicas Aquino. Ficarão anotadas aqui comigo.

Gledson A. disse...

Passando meio atrasado (só alguns anos) pelo post. Obrigado pelas dicas, Aquino.

Agora, só falta o HF (sim, ainda não tenho o jogo na steam) =(

douglas disse...

Valeu pelas dicas! Sucesso!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity