Em setembro do ano passado eu percebi que meus CDs de Anachronox não estavam mais funcionando. O tempo é um inimigo cruel para o colecionador de jogos.
Hoje, por razões distintas, tive que interromper minhas atividades normais e ir ao Centro da cidade resolver problemas. E, como sempre faço, dei um pulo em uma loja de jogos que provavelmente era a única loja dedicada exclusivamente a jogos de PC que eu conhecia. Digo "era" porque o tempo é um inimigo cruel. Para meu espanto, a loja estava no mesmo lugar, mas agora tinha dezenas de títulos de consoles e Blu-Rays na vitrine. Títulos de PC ainda ocupavam lugar de destaque no centro da loja, mas imagino que a distribuição digital ou a pirataria tenham afetado o foco de seus donos. O tempo...
Eu estava determinado a comprar o Call of Juarez da Fullgames ou procurar encalhes a preço barato. A primeira hipótese foi logo descartada pelo vendedor, pois já estava esgotada(!). E os encalhes? Na prateleira mais alta possível, quase colados no teto. Entre eles, uma caixa original de Anachronox.
Eu poderia contar que eu já vira aquela mesma caixa na loja em 2003 e em todas as vezes em que eu voltei lá, ano após ano, após ano. Você não acreditaria. Digamos apenas que aquela caixa sobrevivente estava ali muito provavelmente desde 2002. Nove longos anos adormecida esperando algum felizardo descobrir que jogo magnífico ela guardava. Por que não eu?
O vendedor não sabia o preço. O outro vendedor arriscou que custaria R$18,90 ou R$20,90, mas não quis se comprometer. Puxa a caixa lá de cima para ver a etiqueta. Não tem preço. "É claro que não tem preço". Um vendedor olha para o outro. Passam o código de barra na máquina de leitura. Não existe no sistema. O tempo é um inimigo cruel. Leva a caixa para a gerente da loja, que mata a charada: "Era 15 reais". "Vocês não sabem o que estão vendendo", pensei sozinho.
Agora a caixa é minha. A última caixa lacrada de Anachronox na Terra entregou sua mensagem às 23h de hoje:
Guardar fechada? Não, meu amigo. Ela já está fechada tem muito tempo. E o tempo perdeu esta noite.
7 Comentários
Faço coleção de jogos antigos (anos 80 e 90). Um tempo que não existia o termo "versão de colecionador" mais os jogos eram acompanhados com manuais completos, mapas, etc.
A FULLGAMES é a melhor solução pra quem não tem boa conexão, assim como eu, pra baixar os jogos da Steam. Espero que não acabe tão cedo.
Anachronox é um game fabuloso, que ainda hoje está na minha lista dos preferidos. É um dos poucos jogos que, na minha opinião, tem "alma", aquele algo a mais que após tantos anos ainda encanta e fascina.