Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de janeiro de 2022

Jogando: Latarnix Puzzle

latarnix-puzzle_header

(publicado originalmente no Gamerview)

Em uma era distante e quase inocente dos jogos eletrônicos, um grupo de finlandeses inventou uma história onde pássaros furiosos se vingavam de suínos ladrões com muita destruição. Nascia a franquia Angry Birds, uma marca que chegou a valer bilhões de dólares e pretendeu se tornar a nova Disney. Quando ninguém mais se lembrava deles, Latarnix Puzzle nos apresenta o inverso: um javali furioso que busca vingança contra pássaros ladrões.

As semelhanças terminam por aí, talvez lamentavelmente. Enquanto lá nos divertíamos com uma física caprichada e muito caos, aqui temos um completo foco na solução precisa de puzzles que envolvem encaixar blocos no lugar certo e nada mais.

Javali Pistola

A premissa não poderia ser mais simples e é apresentada antes mesmo do menu: os javalis estão de boa em sua vila, colecionando maçãs douradas, quando surge uma ave que rouba um cesto cheio das frutas. Cabe ao nosso protagonista, o simpático suíno Latarnix, correr atrás do prejuízo e recuperar as maçãs douradas perdidas, uma por nível.

latarnix-puzzle-01

A casualidade de Latarnix Puzzle já aparece por aí. Você não irá retornar a esse enredo. Ainda que muitos títulos de fato dispensem um contexto mais profundo, talvez esse projeto fosse beneficiado com um tiquinho a mais de gordura. Um par de mapas depois e você nem se lembra mais porque precisa ir atrás das tais maçãs.

O que falta em atmosfera, sobra em multimídia. De um lado, temos visuais bastante atraentes e coloridos, com perspectiva de cima. Do outro lado, temos uma sonoridade meio medieval, com um bom uso de violinos. Infelizmente, o volume geral do jogo é bem baixo e eu recomendo configurar tudo no máximo para aproveitar os (raros) efeitos sonoros e a agradável trilha sonora.

Para manter de certa forma a proposta inicial, nosso javali furioso resolve tudo na base da cabeçada. É aí que entram as mecânicas de Latarnix Puzzle: empurrar caixas para os lugares certos e abrir caminho até a maçã dourada, enxagua e repete. Ao invés de simplesmente empurrar os blocos, o suíno bate sua cabeça contra eles para progredir.

latarnix-puzzle-03

Latarnix Puzzle é de Endireitar o Rabo do Porco

Ao todo são cinquenta níveis, porém alguns (principalmente os primeiros) podem ser resolvidos em menos de um minuto. Em contrapartida, há outros que irão exigir um bocado de raciocínio e deverão deixar muitos jogadores empacados por dias, tão pistolados quanto o próprio Latarnix. É justamente nesse ponto que reside a principal falha do jogo: sua curva de dificuldade ascende bem rápido, com obstáculos desafiadores surgindo pelo caminho, como poços de lava, plataformas de propulsão e raios laser.

Para atravessar os níveis, você acaba gastando um tempo considerável apenas olhando para a tela e visualizando suas jogadas mentalmente, um xadrez reverso em que você sabe onde deve chegar e precisa desmontar os passos até lá.

Latarnix Puzzle sabe que não é pra qualquer um e sabe que muitas tentativas serão necessárias até encontrar a combinação exata de movimentos que desbloqueia a maçã. É um ato de gentileza que a desenvolvedora Mad Mimic exerce ao deixar à mão a possibilidade de reverter todos os seus movimentos um a um ou simplesmente resetar o nível inteiro com um botão.

latarnix-puzzle-04

Entretanto, o botão de rebobinar nem sempre funciona como deveria quando você clica e exige uma segunda ou terceira insistida. O fato do Latarnix cabecear apenas andando pra frente na direção de um bloco pode gerar problemas para o jogador que está tão somente tentando posicionar o javali. Tampouco é possível remapear os controles e os botões para algo que talvez satisfaça melhor suas preferências.

O principal desafio da súbita subida de dificuldade é que o jogo não deixa muito claro o que fazem os novos elementos do cenário ou as regras do que reage ou não reage com a maçã ou com o próprio javali. Algumas de minhas mortes aconteceram por essa falta de orientação. Está certo que recomeçar de novo é rápido e praticamente uma necessidade em títulos desse tipo, mas pode incomodar quando você morre por desconhecimento.

Projeto Casual da Mad Mimic

É evidente que as aventuras do javali Latarnix representam uma pausa na produção da excelente desenvolvedora brasileira Mad Mimic. Depois de entregarem os excepcionais No Heroes Here e Dandy Ace, por que não buscar uma jogabilidade menos complexa, mas não menos desafiadora?

Então, Latarnix Puzzle acaba sendo um jogo que tem jeito de casual, que poderia ser facilmente portado para um celular. É aquele tipo de jogo que você abriria rapidamente na fila do banco ou no ponto de ônibus, jogaria um par de níveis, ficaria travado e fecharia para abrir outro título mais consistente ou mais fácil, mas não desinstalaria até terminar, se conseguir terminar.

Ouvindo: Aimee Blackschleger - DOA

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity