Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

17 de janeiro de 2022

Antropofagia Musical

kirby-cumbiaComo a maioria dos brasileiros, meu conhecimento de música da América Latina é praticamente nulo, fruto de nosso isolamento cultural, gerado por uma mistura de um país com dimensões continentais com certa arrogância reminiscente das guerras do século XIX. Enfim, descobri a existência da Cúmbia hoje. Esse ritmo originou-se dos escravos e seus descendentes levados para a Colômbia colonial e se alastrou por os países latinos. Hoje, a Cúmbia é um dos gêneros mais populares da Argentina e do México e eu não fazia a menor ideia.

O que me levou à Cúmbia foi Kirby. Sim, aquela esfera cor de rosa devoradora de tudo da Nintendo. Fazendo jus aos poderes do personagem, que tudo absorve e assimila, um certo Louie Zong (de Los Angeles, a metrópole mais latina da terra do Tio Sam) resolveu combinar a trilha sonora dos jogos de Kirby com o ritmo. O resultado foi batizado de ¡kirbia! e é extremamente cativante, ainda que sejam apenas quatro faixas curtas.

Então temos aqui um ritmo que veio da´África para a Colômbia, chegou nos Estados Unidos e foi recombinado com a sonoridade de um personagem japonês, para ser comentado em um blog brasileiro. É uma das maravilhas das fronteiras cada vez mais tênues entre as pessoas.

Ouvindo: Swamp Terrorists - The Vault I

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning