Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de outubro de 2021

Retcon

jack-carver

Oficialmente, Far Cry 2 acaba de se tornar um jogo menos denso do que imaginava minha fã filosofia. O que cada vez mais comprova uma outra teoria minha: a de que a franquia Far Cry inteira é menos profunda do que parece e realmente tudo não passa de um grande parque de diversões da violência, com Conquistas para desbloquear.

Até então, Far Cry 2 parecia uma ruptura narrativa e temática em relação ao primeiro Far Cry. Principalmente porque a CryTek, sua desenvolvedora original, vendeu a marca para a Ubisoft, que assumiu a tarefa de criar uma nova fórmula. Antes, tínhamos uma ilha tropical com cientistas malucos e criaturas mutantes. Em sua pretensa continuação, mergulhávamos no coração das trevas na África semi-árida, enfrentando instabilidade política, malária e monstros bem humanos.

Infelizmente, existe realmente uma conexão entre os dois primeiros jogos. É uma ligação que alguns fãs desconfiavam: Jackal, o elusivo vilão de Far Cry 2, é, na verdade, Jack Carver, o protagonista do jogo anterior. Essa informação foi confirmada por Clint Hocking, Diretor Criativo de Far Cry 2.

Seria uma reviravolta interessante, se Jack Carver tivesse algum peso na narrativa do primeiro Far Cry além de ser a mão que empunha as armas, e se essa ligação fosse explicitada no jogo seguinte. Do jeito que foi feito, tem pouca relevância. No máximo, temos alguns arquivos de arte nos diretórios do jogo com o nome de "jackcarver" ou algo assim, o que poderia ser facilmente interpretado como um reaproveitamento preguiçoso da estrutura de pastas.

Com essa revelação, Clint Hocking leva para os fundos da casa uma das poucas possíveis ambiguidades dramáticas de Far Cry 2, força essa ideia a se ajoelhar e atira em sua cabeça. Como dano colateral, arrasta para a mesma vala comum os poucos fãs de Jack Carver e sua desesperada luta para se manter vivo naquela ilha distante.

Ouvindo: Iron Maiden - Charlote The Harlot

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity