Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

22 de setembro de 2020

Preservar e Proteger

cd_expert_50_best_gamesSaiba ò príncipe que nos anos que antecederam o advento da internet no Brasil (e mesmo em sua década inicial), aquele que buscava sabedoria precisava saciar sua sede de conhecimento em escritos de papel vendidos no cruzamento de ruas de grandes e pequenas cidades. A esse conteúdo, era dado o nome de revista.

Parte desse passado corre o risco de ser perdido na falta de um planejamento estratégico para preservação. Em um país com tanto desprezo por sua História e seus museus, não há muito o que se esperar de iniciativas públicas para salvaguardar acervos. Os tempos da reserva de informática, dos primeiros PCs ou mesmo das primeiras revistas de jogos no Brasil vive na memória daqueles que participaram dessa fase, como consumidores ou produtores de conteúdo, e em projetos de bravos guardiões.

Um desses guardiões é o site Datassette, uma ideia nascida em 2014 que busca de forma completamente voluntária digitalizar e salvar esse tipo de conteúdo. Qualquer um pode colaborar, seja financeiramente, seja com material de arquivo para seu acervo cada vez maior.

No Datassette é possível encontrar desde softwares de plataformas quase extintas até jogos ancestrais, livros de informática e revistas da área de tecnologia (incluindo jogos eletrônicos), com algumas coleções completas e até pôsteres originais em alta resolução.

É uma proposta que não chega aos pés do Archive.org, mas é um esforço árduo, sem patrocinadores, focado na nossa cultura e na nossa produção nacional. Para quem quiser conhecer mais sua trajetória, os fundadores participaram de uma live para o WarpZone.

É possível navegar pelas categorias disponíveis no site ou baixar e semear um torrentaço de 380GB de material que merecia estar em um museu ao alcance de todos.

quackshot

Ouvindo: Doyle W. Donehoo - Primarch's Honour

Um comentário:

Marcos A. S. Almeida disse...

Já viu isso? https://issuu.com/search?q=Bigmax . Ficava louco só de ver as capas, kkkkkkk.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning