Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de agosto de 2020

... E É Por Isso Que Não Podemos Ter Coisas Boas

Cephalon-Simaris

Persistência é um termo elegante para obsessão, então, mesmo depois de ter oficialmente desistido de extrair arquivos de Warframe, eu continuei procurando. E esbarrei em respostas.

Até 2017, havia uma comunidade ativa de usuários escavando diretórios, fazendo engenharia reversa e publicando resultados na internet. É o chamado data mining. Entretanto, esse conhecimento foi utilizado para fins maliciosos e a desenvolvedora Digital Extremes teve que intervir. Trinta e cinco jogadores foram banidos e uma quantidade indeterminada de ameaçadoras cartas jurídicas foi emitida.

Segundo Rebecca Ford, a onipresente gerente de comunidade da empresa e praticamente a face do jogo, "essa operação de mineração de dados conspirou com outras partes para fazer a engenharia reversa do jogo com a intenção de fraudar o comércio, forjar itens e criar servidores de terceiros. Os jogadores estavam prestes a ser pegos no fogo cruzado da mineração de dados tolerada e do uso malicioso de informações mineradas". Ela é conhecida como a Mamãe Espacial pela comunidade de jogadores, mas também é dever de mãe puxar algumas orelhas aqui e ali.

Apesar do expurgo de 2017 me impedir de ter hoje o protetor de tela que eu queria, ele acabou servindo a um propósito positivo. Anteriormente, jogadores não tinham acesso à tabela de danos de armas e habilidades ou informações concretas sobre recompensas de missões. Um dos argumentos para a mineração de dados era justamente levar esse conteúdo para os usuários. Com o fim das operações, a própria Digital Extremes passou a publicar tabelas estatísticas do jogo diretamente, que são empregadas na Wiki Oficial.

O Homem Na Parede

RellVoid_Glitch, a voz mais ativa do extinto coletivo de mineradores e responsável por um repositório online de informações, justificou suas ações na época: "há um desejo em massa por DropTables e MissionDecks, como me disseram. De acordo com sua restrição legal, não posso fazer upload sem medo de um processo judicial, mas só faço isso para ajudar a comunidade, não para prejudicar seu jogo ou difamar sua empresa".

Ele também esclareceu que não tinha ligações com atividades ilegais e não foi responsável pelo vazamento de novos personagens e missões do jogo. É extremamente provável que ele tenha sido uma das vítimas do "fogo cruzado" mencionado por Ford.

Em 2019, Void_Glitch (ou simplesmente Jordan Navarro) ressurgiu na internet para uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, o ponto de origem de toda a polêmica anterior. Apesar dos temores, ele explica que não sofreu nenhuma consequência legal do embate e sua conta tampouco foi revogada. Entretanto, ele escolheu ficar abaixo do radar e se retirou da confusão.

Ele explicou que "sempre foi por uma questão de transparência. Nunca fiz isso para provocar a Digital Extremes, mas acho que às vezes os provocar inadvertidamente. Eu não acho que me arrependo de compartilhar nada".

Ouvindo: Playa - Woozy

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning