Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de fevereiro de 2020

O Retorno dos Mutantes

Geneforge - Mutagen

Menos de dois anos depois de minha fracassada jornada por Geneforge 1, meu primeiro contato pra valer com a obra de Jeff Vogel, o seu criador está prometendo um remake do jogo. Batizado de Geneforge 1 - Mutagen, a reconstrução do jogo foi ao Kickstarter para arrecadar fundos e já bateu sua meta.

Esse resultado era de se esperar, uma vez que Vogel usufrui de uma audiência cativa desde os anos 90, que cultua sua estética retrô e seu talento para produzir RPGs apaixonantes que permanecem imutáveis há décadas. Antes do termo "desenvolvedor indie" ganhar manchetes, Vogel estava lá, na linha de frente, cultivando seu nicho, sem depender de grana de produtoras externas ou sugestões do departamento de marketing. Ele faz o que gosta e, felizmente, existe uma multidão de jogadores que gostam da mesma coisa e estão dispostos até mesmo a pagar um pouco mais por seus títulos.

Apesar de suas qualidades inatas, o primeiro Geneforge é antigo demais até mesmo para os padrões estabelecidos por Vogel e sua Spiderweb Software. Aparentemente, o que mais incomoda hoje ali não são os gráficos, que já eram fora de moda em 1999, mas as escolhas de interface e a incompatibilidade com sistemas mais modernos. Desta forma, Mutagen não pretende mexer muito no aspecto visual (e tenho impressão que vai pouco além do mod de texturas não-oficial que já existe), mas repaginar a interface e deixar o código do jogo mais redondo para os PCs atuais. Além disso, a ideia é levar o jogo também para os iPads, inaugurando todo um novo horizonte para a desenvolvedora.

Os planos são ambiciosos: remasterizar todos os cinco jogos da franquia, mas, por enquanto, Vogel está dando um passo de cada vez e esse primeiro passo é obviamente o primeiro jogo. Se novas metas forem batidas (e há grandes chances nesse sentido), Geneforge 1 pode acabar ganhando novas criaturas e até mesmo uma nova área inteira, com uma nova facção e uma nova história. A Spiderweb Software espera entregar o jogo em fevereiro de 2021.

Honestamente, não vejo essa iniciativa com empolgação. Acredito que seria possível remasterizar Geneforge 1 por um preço menor do que está sendo pedido nessa campanha, se o objetivo fosse unicamente mexer na interface e melhorar compatibilidade. Em termos gráficos, Mutagen vai continuar mais feio que bater em mãe, se formos analisar esse protótipo inicial. Há muitas qualidades no trabalho de Vogel e da Spiderweb sem que eles precisem ficar atados a uma estética de trinta anos atrás, há muita substância em seus jogos que está sendo soterrada por uma forma ultrapassada.

Porém, com a meta inicial já garantida no primeiro dia de Kickstarter, é óbvio que não sou a voz de seu público.

Ouvindo: Elis - Forgotten Love

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity