Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

2 de setembro de 2018

O Último Segredo de Romero

doom

Bastou um segundo bem calculado para um mistério de 24 anos ser finalmente quebrado: o último segredo do Doom II.

Não que o segredo #4 já não fosse conhecido na comunidade. Ele aparece no Mapa 15 da Industrial Zone, mas desde o lançamento do jogo ele nunca havia sido marcado como descoberto oficialmente, sem o uso de cheats ou hacking. Para muitos, era impossível, um bug na programação do jogo. De acordo com a forma como Doom II foi feito, basta o personagem do jogador estar situado no centro da área secreta para disparar a mensagem de segredo encontrado e registrar a descoberta. Mas o último segredo do mapa ficava situado no mesmo lugar que um mecanismo de teleporte e, sempre que o jogador entrava na área, era teletransportado antes de ativar a descoberta. Atravessando paredes ou explorando glitches, era possível obter a conquista, mas jogando? Ninguém havia conseguido.

Bug ou malícia de John Romero, criador do mapa? Conhecendo seu currículo e sua mente perversa, qualquer um se sentiria inclinado em apostar na segunda hipótese, esse James Halliday do mundo real, com um pouco mais de habilidades sociais mas muito menos dinheiro no banco.

Entretanto, o jogador Zero Master conseguiu o impensável: ativou o segredo final. Não estranhe se os portões do Inferno se abrirem nos próximos sete dias.

A estratégia de Zero Master foi digna de filme. Ele astuciosamente atraiu um Pain Elemental até o ponto certo e aguardou o ataque da criatura. A investida do monstro empurrou o jogador para dentro da área e foi o que bastou para ativar a área secreta e finalmente registrar o que estava oculto por 24 anos. É mais interessante de entender do que assistir, mas você pode conferir a sequência exata a partir dos dois minutos e meio do vídeo abaixo:

A proeza de Zero Master foi elogiada pelo próprio Romero na internet. Resta saber agora se o jogador irá herdar a id Software ou governar acima de todos os demônios daqui para frente.

Ouvindo: Edge of Dawn - The Nightmare I Am

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning