Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

10 de agosto de 2018

Represa Maldita

Dam_It_PosterHouve uma época em que a Turtle Rock Studios não apenas era uma desenvolvedora de talento como também fazia parte da feliz família Valve. Durante esse breve período, nasceu Left 4 Dead, um título que gera frutos e descendentes até hoje, embora não através da Turtle Rock Studios, que seguiu seu caminho para cometer Evolve...

Dessa época mais próspera e criativa nasceram níveis inesquecíveis e uma jogabilidade cooperativa que sacudiu as partidas multiplayer. Mas, como eu disse, a empresa deixou o passado para trás e o último resquício foi liberado na internet no ano passado: a campanha perdida Dam It, criada para Left 4 Dead mas nunca concluída.

Sem explicações maiores, seus criadores liberaram a campanha inteira de graça para download, do jeito que estava e sem dar satisfações para a Valve, quase em uma espécie de limpeza de gaveta como todos nós fazemos. Enquanto uns encontram um punhado de notas fiscais velhas, clipes de papel e um pedaço de chocolate de idade indeterminada, outros acham uma campanha inteira com três mapas para um jogo querido.

Dam It deveria cobrir a lacuna entre Dead Air e Blood Harvest, uma vez que começa em um aeroporto (onde o avião aparentemente pousou) e termina em direção ao campo, após passar por uma represa de proporções ciclópicas.

20180803002117_1

Por algum motivo que jamais saberemos, a campanha não ficou pronta nem para o lançamento de Left 4 Dead nem tampouco foi reaproveitada como uma expansão. É possível visualizar em diversas partes que falta polimento: não apenas a navegação pelos mapas é um pouco confusa, como também há muitas texturas faltando, bugs em alguns pontos (como no infame elevador que não tem chão nem parede e no qual os NPCs não entram a menos que você os empurre) e um certo desequilíbrio no volume de inimigos e na dificuldade. Ainda assim, Dam It traz boas ideias, como uma zona bombardeada por aviões de combate, uma torre de vigilância para franco-atiradores e uma fuga entre comportas da represa que se abrem.

Joguei os três mapas da campanha no vídeo abaixo:

O download original saiu do ar, mas você pode baixar o pacote completo através do servidor do Retina Desgastada. Para instalar, basta descompactar o arquivo na pasta de add-nos de Left 4 Dead, normalmente localizada em \Steam\SteamApps\common\left 4 dead\left4dead\addons. Em seguida, selecione a campanha customizada no menu do jogo.

Ouvindo: Komu Vnyz - Marles Fire

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity