Não sabia que havia uma adaptação cinematográfica de Metal Gear Solid em andamento. Tampouco imaginava que esse tipo de notícia poderia provocar qualquer nível de empolgação em mim, dada a longa história de amor e ódio entre Hollywood e os jogos eletrônicos. Sem meios de transpor jogabilidade em experiência cinematográfica, diretores e produtores se vem com o dilema de transpor para a telona somente a história e seus universos, geralmente com resultados pífios, mais por preguiça e incompetência do que culpa do material original. É uma tortuosa estrada para destruir uma franquia como Super Mario Bros no cinema.
E, ainda assim, apesar dos traumas passados, cá estou novamente interessado e logo por uma série que pouquíssimo joguei.
A adaptação de Metal Gear Solid está nas mãos de Jordan Vogt-Roberts, o competente diretor de Kong - A Ilha da Caveira e confesso amante de jogos eletrônicos. Em 2017, ele já havia dirigido um curta em live-action para Destiny 2, com o apoio da Activision e da Bungie. Daquela vez, assim como na reinvenção do mito de King Kong, o diretor se cercou de artistas talentosos para criarem artes conceituais que serviriam de base para seu trabalho.
Esses artistas conceituais estão de volta para Metal Gear Solid e, durante todo o mês de julho, Vogt-Roberts postou em sua conta no Twitter uma série de ilustrações e estudos criados para o universo de Snake, seus aliados e sua vasta coleção de inimigos exóticos. O chamado #METALGEAR31st publicou 35 artes diferentes e fantásticas, incluindo comentários do diretor e nos dá uma prévia de como o filme pode se tornar.
O projeto de Vogt-Roberts tem o aval de ninguém menos que Hideo Kojima, criador da saga. Mesmo longe de sua maior criação, após uma ruptura brusca com a Konami, que controla agora a franquia, Kojima teria afirmado: "estou convencido de que ninguém mais, além dele, pode dirigir Metal Gear Solid.
Entre essas artes conceituais e um filme efetivamente estreando na sala mais perto de você há ainda uma longa caminhada. No momento, Metal Gear Solid - O Filme, está na mesma posição em que uma adaptação cinematográfica de Halo já esteve, não uma, mas duas vezes.
Entretanto, com a devoção de Vogt-Roberts, o talento de seu exército de ilustradores e a benção de Kojima em pessoa, há esperança de que finalmente possa surgir um filme que não apenas faça justiça ao complexo universo de espionagem e ficção-científica da série como também faça justiça a toda a indústria dos jogos eletrônicos nas telas de cinema.
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