Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

7 de maio de 2018

Jogando: Zeno Clash 2

Zeno Clash 2 36

Dou uma bicuda, um camarão zoiudo voa longe e não levanta mais.

Converso com um pintor que tem sua paleta de cores cravada nos dentes e me implora para conseguir borboletas para ele fazer pigmentos e terminar sua obra.

No horizonte, ovos gigantes. Um deles chocado.

Mulheres esquálidas sussurram um mantra e tentam me bater e eu preciso enfrentá-las para libertar um macaco de duas cabeças inspirado em O Mágico de Oz.

Isso é apenas o que dá para traduzir em palavras do mundo estranho de Zenozoic, o habitat das insanas criações da chilena Ace Team. Se o primeiro Zeno Clash me decepcionou profundamente, sua continuação foi uma grata surpresa, trazendo um universo que senti pena em deixar para trás e me motivou a dar uma nova chance ao primeiro no futuro.

Zeno Clash 2 22

Zeno Clash 2 03Zeno Clash 2 12

Como se tivesse ouvido minhas preces, a desenvolvedora independente focou em construir um mundo semi-aberto misterioso e mágico, com um enredo complexo, e reduziu significativamente a quantidade de lutas no seu caminho. Se no primeiro jogo tive a impressão que o estúdio estava fascinado com suas mecânicas, aqui em Zeno Clash 2 parecem mais interessados em nos pegar pela mão e arremessar no mais alienígena dos cenários.

Não que o jogo tenha abdicado do seus combates corpo a corpo, marca registrada da franquia. Mas não apenas são menos frequentes e, consequentemente, mais significativos, como também podem ser resolvidos com mais variedade. Se você curte a arte dos combos, eles continuam aqui. Se você é mestre nos bloqueios, pode usar sem medo de ser feliz. Mas também é possível utilizar armas e complementos que adicionam uma camada extra de estratégia. Para mim, que não sou o melhor lutador de todos os tempos, atravessei o jogo no modo Easy e com a astúcia de quem escolhe bem o que usar, quando usar e contra quem. A frustração do primeiro deu lugar a uma constante tensão aliviada por vitórias calculadas.

Zeno Clash 2 23

Superado o obstáculo da obsessão por lutas do primeiro título, o que sobrou para mim? Uma cortina levantada para um dos mais intrigantes e instigantes mundos que já vi em um jogo eletrônico. A Ace Team acerta muito em criar um cenário único, seja no vestuário, seja na arquitetura, seja na natureza exótica, seja nas diferentes espécies humanoides, seja na trama, que ainda guarda reviravoltas, sentimentos confusos e até mesmo um dilema moral que só seria possível nessa realidade.

Em Zeno Clash 2, o herói do primeiro jogo está livre da influência supostamente maligna de FatherMother, a abominação que sequestrava crianças para criar como suas. Mas nada é o que parece ser e um novo mal surge na região, um mal determinado a implementar uma nova ordem em seus povos: civilidade. O Golem tem uma motivação secreta e uma ligação proibida com todos os personagens e decifrar essa charada é a mola motriz que faz o protagonista reavaliar o que achava ser verdadeiro e descobrir o que se esconde por trás de Zenozoic. É uma jornada que irá nos levar por lugares psicodélicos, que remetem a Alice no País das Maravilhas, com pancadaria na dose certa, pamonhas que restauram vida e artefatos de uma tecnologia obscura.

Zeno Clash 2 02Zeno Clash 2 18

A Ace Team ainda distribuiu áreas aparentemente inacessíveis que estimulam a exploração e guardam recompensas. Como pouca coisa nesse mundo faz sentido, ou tem sua lógica exclusiva para seus habitantes e incompreensível para nós, às vezes você se pergunta se está no caminho certo, se deixou algo para trás. Esse sentimento de desorientação embriaga, em um mundo que parece plausível, mas não se revela de todo para você.

Termino Zeno Clash 2 com tristeza, ansioso por um terceiro episódio que provavelmente nunca chegará. Ainda que a história de Ghat, Rimat e FatherMother pareça ser concluída, há um gancho forte para a continuidade desse universo.

Enquanto olho para o horizonte e espero ressurgir uma harpa gigante, um tentáculo solitário ou ovos partidos, meu filho pega o jogo para si. Ele joga no Normal, encontrou itens antes de mim e avança bem rápido. Espero apenas que ele pare de vez em quando de distribuir sopapos em tudo que se move, para contemplar o nascer do Sol nesse mundo exuberante e deixe a bizarrice contaminá-lo um pouquinho.

Zeno Clash 2 31

Ouvindo: Better Than Ezra - Desperately Wanting

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity