Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

17 de janeiro de 2018

Escuridão Ofuscante

Escuridão

Se passaram quase cinco anos desde a última vez que joguei alguma coisa de The Light of the Darkness. Foi quase meia década de um quase silêncio dos desenvolvedores responsáveis pelo primeiro Kickstarter que investi, em épocas mais gordas. Em muitos momentos, dei o projeto como cancelado.

Seus criadores passaram por problemas que muitos considerariam insuperáveis, como colaboradores de má fé, troca de motor gráfico, fim do dinheiro. Os bastidores da produção de The Light of the Darkness perigam ter mais conflito e drama que o próprio jogo, mas, felizmente, persistência parece ser a principal qualidade de Fernando Rabello, o condutor dessa jornada.

Em Setembro de 2017, The Light of the Darkness emergiu da escuridão e ganhou uma nova demo, de longe muito mais polida do aquele alpha de 2013. Fui adiando, adiando a oportunidade de testá-la (é exclusiva para backers do projeto), com medo de uma nova decepção.

Ledo engano: a Epifanica, ou o que sobrou dela, tem em mãos uma experiência de jogo sólida e repleta de potencial. Confira minha passagem pela demo, gravada ao vivo nessa quarta-feira, e desconte minha briga com os controles de pulo e voo:

Os desenvolvedores recomendam que o título seja jogado com um controle, mas eu teimei e fui de teclado e mouse mesmo. Os gráficos estão muito melhores agora e vemos um início de uma história e de um universo promissores. Os saltos trazem uma ligeira deslizada no momento do pouso (demorei para pegar o jeito, se é que peguei) e alguns inimigos não trazem um contraste com o ambiente, o que ajuda a ocultá-los. Não é possível mapear os comandos, possivelmente por se tratar de uma demo, então não encontrei como ativar um item importante para avançar na trama.

Ao contrário de outras épocas, dessa vez os desenvolvedores estão ativos e publicando atualizações constantemente em sua página oficial no Facebook e o jogo já chegou a ser exibido em eventos e participar de competições.

BIG Festival 2017

BIG Festival 2017

Como financiador, posso me sentir orgulhoso. Pela garra demonstrada por Rabello e sua equipe em perseguir aquela visão lá de sete anos atrás e pelo produto final, que me parece até mesmo pronto para uma vaga no Early Access do Steam.

Sem medo da frustração, acho que posso finalmente escrever: agora vai!

Ouvindo: Looking Glass Studios - Thatcher, Planet of Ice

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning