Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de dezembro de 2017

Tiro Certeiro

Nessa semana, os desenvolvedores da 11 bit Studios, responsáveis pelo título This War of Mine, publicaram uma carta recebida de um jogador cuja vida foi mudada pela sua experiência no jogo:

DPt7dm9XcAAfFEt

Segue a transcrição:

Tenho que dizer honestamente que seu jogo "This War of Mine" me moveu de maneiras que eu nunca pensei serem possíveis. Isso me fez mudar meu caminho na vida e até mesmo levou ao meu noivado recente.

Veja, há alguns anos atrás, eu estava determinado a me tornar um franco-atirador de forças especiais, justificando isso dizendo: "Se eu conseguir levar alguns rapazes seguros pra casa, então é isso que importa". Embora seja uma ideia honrosa, com certeza, não é só assim que funciona. As vítimas são inevitáveis, especialmente os civis. E mesmo que a guerra não matar simplesmente a população, isso os marcará para a vida toda.Se tiverem sorte.

Tudo isso eu não sabia. Eu só via os glorificados cartazes de "Torne-se um soldado hoje", e pensei "Caceta, sim, cara". Mas depois de jogar o seu jogo, esperando que fosse moleza e um jogo indie leve, fiquei atordoado.

Não importa o que eu fizesse, quanto eu lutasse, meus personagens morreriam de fome, ou disparos, ou qualquer outra coisa inteiramente diferente. E ter que passar por soldados fortemente armados com seu pai de 3 (pelo menos eu fingi assim), sabendo que você nunca mais verá as crianças novamente, apenas para trazer alimentos para casa? Isso mexeu comigo.

Graças a isso, deixei o exército. Eu abandonei tudo. Em vez disso, estou planejando me tornar um operador de serviço de resgate de emergência. Então é uma grande mudança.

E graças ao seu jogo, conheci minha noiva agora, em uma convenção local de jogos onde ela me apresentou ao seu jogo.

Quero agradecer-lhes, do fundo do meu coração. Continuem fazendo o que vocês estão fazendo, porque vocês estão mudando ativamente vidas para melhor.

Sinceramente,

Nicolai,

Um ex-militar noivo, feliz de estar vivo.

Ainda não tive a oportunidade de experimentar This War of Mine. É um desses títulos que exigem do jogador preparo e coragem, como Papers, Please, That Dragon Cancer, Beholder, To The Moon, que ultrapassam as fronteiras virtuais e penetram como tiros certeiros em feridas já abertas no mundo real.

Ouvindo: The 69 Eyes - Wrap Your Troubles in Dreams

Um comentário:

Gabriel Barbosa disse...

Afirmo o que o cara da carta disse. This War of Mine é um jogo que trata fortemente os horrores da guerra e como ela é apenas uma forma de destruição a sua população.

Me recordo levemente, em um encontro aleatório no jogo, encontrei uma mulher que foi totalmente hostil a um de meus personagens quando entrei em sua casa apontando uma arma para ele. Quando ela me diz que queria apenas ficar em paz e proteger seu pai que estava idoso e doente, infelizmente dei uns passos a frente e iniciamos um tiroteio, onde a matei e seu pai ficou lá, sem ninguém para cuidar dele.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning