Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

16 de novembro de 2017

Não Fui Eu Que Joguei: The Expendabros

Expandabros 02

Quando escrevi sobre Expendabros quatro anos atrás, nunca imaginei que o jogo iria cair tão bem no gosto do meu filho. Primeiro porque seus gráficos são de uma época que ele não viveu, segundo porque o jogo é sobre grandes astros do cinema de ação que ele também não conheceu. Mas quando o título é divertido e frenético, anacronismos não querem dizer nada e o preço de Expendabros foi simplesmente irresistível para eu testar seu apelo junto ao garoto.

Para quem não conhece, o jogo gratuito foi desenvolvido a partir de um acordo de cavalheiros entre os criadores de Broforce e os produtores do filme Os Mercenários 3. Os primeiros criariam o jogo sem cobrar nada enquanto os últimos cederiam os personagens que aparecem no filme, os dois lados lucrariam com a propaganda gerada e os jogadores tem mais é que agradecer.

O resultado é um título que mistura violência cartunesca, testosterona digital, humor negro e a dose certa de desafio para não ser frustrante. Não me pergunte do enredo porque eu desconfio que não haja muita preocupação com isso: um mercenário foi capturado por um vilão e seus camaradas vão matar meio mundo para resgatar o parça e dar o troco no vilão. No meio do caminho, há serras gigantes, mísseis, cenário que pode ser destruído, barris que explodem, bandeiras norte-americanas, paraquedistas, campos minados, músculos saltando para fora da camisa e uma boa seleção de personagens com habilidades diferentes.

Expandabros 03Expandabros 04

Expendabros pode ser jogado por até quatro pessoas localmente e eu tive o prazer de participar de uma sessão ao lado do meu filho, ele avançando loucamente a matando geral e eu cautelosamente morrendo lá atrás. Felizmente, o jogo permite que você troque de personagem aleatoriamente ao longo do mapa, libertando outros mercenários, e só fecha a partida se morrerem todos os jogadores ao mesmo tempo.

Ao contrário de certos títulos de plataforma, aqui a liberdade de ação é total: você pode ir por cima no mapa, pelo meio, por baixo, ou até mesmo cavar seu próprio túnel através do solo destrutível e evitando boa parte dos perigos (e da matança desenfreada). A mecânica do jogo foi pensada para esse caos: um tiro perdido pode detonar um tanque de combustível que irá explodir e alterar radicalmente o mapa, provocando reações em cadeia, como uma serra se desprendendo do teto e percorrendo o mapa cortando todos os infelizes em seu trajeto. Em outras palavras, embora os mapas não sejam gerados randomicamente, nunca dá para atravessar o mesmo nível da mesma forma duas vezes.

Expandabros 05Expandabros 06

A princípio, achei que meu filho não fosse dar conta do recado, mas claramente subestimei seus reflexos e sua persistência. Ele não apenas chegou ao final (duas vezes), como ainda continuou jogando, mesmo depois disso, por pura diversão. Deve ser o tal do replay value que eu ouço por aí, um outro anacronismo que minha vida corrida de adulto já não me permite mais entender.

Expendabros vai abrir espaço na Área de Trabalho para Broforce, alvo de uma bem-vinda promoção justamente nessa semana, e já estou ansioso para entrar nessa batalha ao lado do meu parceiro mirim, mesmo sabendo que o sidekick serei eu.

Expandabros 01

Ouvindo: Stevie Ray Vaughan & Double Trouble - Slide Thing

Um comentário:

Shadow Snake disse...

Oi! parabéns pelo conteúdo do seu Blog, tenho acompanhado ele já ha um tempo. A propósito eu também possuo um espaço na internet só que dedicado exclusivamente a série Metal Gear Solid, irei deixar o link aqui caso queira dar uma conferida: http://mgsfob.blogspot.com.br/

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity