Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de outubro de 2017

O Mar Está Pra Fish!

Quem joga, escreve sobre jogos, consome notícias sobre jogos, em algum momento de sua vida já pensou na possibilidade de colocar a mão na massa e fazer seu próprio jogo. Mas dar vida a um jogo é uma arte mais complexa do que simplesmente escrever: além da criatividade necessária para criar uma história, um universo, uma mecânica, é necessário também o conhecimento técnico para modelar personagens, programar colisões, preparar renderizações, cuidar da iluminação, preparar o áudio e toda aquela parte que, para muitos, não é divertida.

Por essas e outras é de sentir inveja a coragem (e o talento) de Arthur "Tuba" Zeferino, que foi lá e criou FISH, um FPS moleque que mistura na mesma peixada Doom, Kubanacan e One Piece. O jogo está com campanha de financiamento coletivo no Indiegogo e já tem uma versão demo disponível com um nível completo.

Abri o demo no final da tarde de sexta-feira e o reconhecimento foi imediato. Foi como se eu tivesse caído em um buraco de minhoca e sido transportado de volta para 1997, a era de ouro dos jogos de tiro desencanados, rápidos e desprovidos de sentido. Sem necessidade de tutorial, eu já sabia como andar pelo cenário, encontrar segredos, matar os inimigos e escapar da morte. Mas o sentimento de familiaridade veio acompanhado do "exotismo" proporcionado pela brasilidade da trilha sonora e pelas sacadas tiradas de humor espalhadas aqui e ali. Quantos jogos de tiro você já jogou em que o personagem se cura consumindo bananas, jacas e abacaxis?

Na minha primeira jogada, acabei morrendo porque caí em uma pegadinha clássica do "inimigo escondido". Sendo um demo alpha do alpha, o checkpoint gerado não funcionou e o jogo fechou na minha cara. Confira a transmissão que fiz:

O framerate anômalo é mais resultado de um PC antigo do que do jogo. E, se serve de consolo, o sistema de salvamento é o único bug que encontrei em três jogadas.

Em minha segunda partida, só queria mostrar o jogo para meu filho mas acabei indo mais longe do que da primeira vez e encerrei abruptamente achando que teria muito mais depois (na verdade, já estava bem perto do final...). Ele adorou o gancho.

Na minha terceira partida, estava disposto a chegar até onde tinha transmitido na primeira vez e transmitir o restante do demo. E foi o que eu fiz, apenas para descobrir que a fase termina quatro minutos depois. Consegui matar TODOS os inimigos (menos um) e descobrir todos os segredos (menos um), de onde deduzo que ambos estão no mesmo lugar. Confira o finalzinho e atenção para o efeito de água:

Divertidíssimo, 11/10 encheria esses peixes de chumbo de novo. E lembre-se: "Arthur Zeferino is about to make you his fish".

Ouvindo: The Jesus And Mary Chain - Happy When it Rains

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning