Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

10 de setembro de 2017

Rodízio de Indies

image

Somente em Agosto, 558 jogos foram lançados no Steam. A vasta maioria oriunda da cena independente, disputando a atenção (e a carteira) dos jogadores após meses, às vezes anos, de desenvolvimento. Como resolver o problema da visibilidade?

Pensando nessa questão, a startup Dropleaf reuniu um grupo de desenvolvedores que frequentam bundles de jogos e e fundou um serviço onde o usuário paga um valor fixo mensal e tem direito a desfrutar de todo o catálogo disponível nessa aliança.

A seleção de jogos não é ruim e esse um dos grandes trunfos da Dropleaf: para fazer parte do serviço é preciso passar por um crivo, uma curadoria interna, com todas as vantagens (e desvantagens) que isso possa implicar. Posso identificar ali mais de dez jogos que gostaria de experimentar, assim como mais de dez que eu só experimentaria se fosse pago. Segundo Vikram Rangraj, CEO da empresa e um de seus fundadores, um dos objetivos do Dropleaf é "ter bastante conteúdo para jogadores de todas as faixas amarem, sejam jogos de corrida, ação e aventura, FPS, plataforma, coisas artísticas esquisitas - geralmente meus favoritos - puzzles ou jogos de objetos escondidos".

O preço não é salgado, nem econômico: US$5 mensais para quem aderir nessa fase inicial do projeto, com direito a 14 dias de teste gratuito. O preço final da assinatura quando o Dropleaf for oficialmente lançado será de US$10, mas quem aderir agora irá pagar metade disso para sempre. Os jogos são baixados para o computador através de um cliente próprio e os arquivos de salvamento ficam guardados localmente, para a eventualidade do assinante cancelar o serviço ou o jogo for removido do catálogo.

A proposta é ousada e dificilmente irá resolver o dilema do Steam, algo que acredito que só possa ser resolvido com um sistema de recomendação melhorado, uma empresa de jogos menos focada nos AAA e jogadores mais interessados em se informar. Entretanto, para os cerca de 40 títulos que fazem parte do Dropleaf, com mais dez ou vinte deles chegando todos os meses, esse clube fechado pode ser uma oportunidade de ganhar evidência.

Ouvindo: Bruce Dickinson - The Magician

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity