Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

16 de agosto de 2017

Modificando: Minecraft - Parte 4

2017-07-30_19.56.44Impressionante que eu esteja aqui pela quarta vez para escrever especificamente sobre mods para Minecraft (e, se você perdeu as partes anteriores: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3). Mas a grande verdade é que uma vez que migramos para a versão 1.10.12 para viver duas semanas de intensas aventuras, meu filho e eu tivemos que abrir mão de diversos mods que não são mais compatíveis, alguns que nos acompanhavam há muito tempo.

A grande maioria da oferta de modificações disponíveis na internet ainda está atada à versão 1.7.2, então foi necessário um intenso garimpo de minha parte para encontrar novidades que fossem interessantes para nós. Embora a quantidade seja menor, a impressão que eu tenho é que os mods estão mais estáveis e as chances de uma instalação dar errado diminuíram drasticamente. Em contrapartida, o tempo de carga do jogo aumentou exponencialmente...

Se você nunca instalou um mod para Minecraft na vida, recomendo voltar lá na primeira parte. É um dos grandes diferenciais do jogo no PC em relação aos consoles, mas ainda é uma ciência arcana, uma sucessão de gambiarras nada amigáveis para quem deseja apenas abrir o jogo, relaxar e jogar. É algo que possivelmente será melhorado no futuro, mas não será de graça.

Listão de Mods

Biomes O' Plenty: Originalmente, eu era um grande fã do trabalho do Too Many Biomes, um magnífico mod que acrescenta diversos biomas novos e criativos ao Minecraft. Lamentavelmente, seu desenvolvimento parou em 2014 e ele só é compatível com a versão 1.7.2. Na busca de um outro mod que cobrisse sua lacuna, voltei a testar o Biomes O' Plenty. Em termos de qualidade, ele não é tão impressionante quanto o anterior, mas ele suplanta essa deficiência com uma quantidade bem maior de biomas novos e uma flora abundante, incluindo árvores colossais, plantas venenosas e um pântano digno de ser mencionado. Seu maior defeito é sua propensão em criar montanhas abruptas e estratosféricas, que consomem memória em larga quantidade só de chegar perto.

2017-07-24_20.59.22

Duas das maiores árvores que já vi no jogo. A maior delas me matou ao literalmente me engolfar, ao "brotar" no instante em que passava.

Animania: Para quem deseja soltar o fazendeiro dentro de si, esse mod acrescenta diferentes espécies de bois, porcos, galinhas e cavalos, que precisam receber água e comida constantemente para se reproduzirem ou fornecerem ovos e leite. E os porcos brincam na lama!

Classic Combat: Minecraft mudou a forma como o combate é travado, exigindo timing para entregar os golpes com a maior eficiência possível. Embora eu admire essa complexidade em RPGs refinados, meu filho e eu não nos adaptamos ao estilo no Minecraft. Esse mod simplesmente reverte para o modelo de combate clássico, onde você clica e cada golpe provoca a mesma quantidade de dano sempre.

Dynamic Sorroundings: Esse mod é imprescindível para elevar a imersão a um nível nunca visto antes em Minecraft, gerando sons ambientes de acordo com o ambiente ou a atividade que você está realizando, além de efeitos visuais fantásticos. Passos fazem barulho sobre madeira, poeira cai do teto em minas, pegadas são deixadas no chão, sapos coaxam em pântanos e dezenas de outros pequenos detalhes que adicionam muito à experiência. Ocasionalmente, trava o áudio, mas ele reseta sozinho e volta a funcionar.

Ender Zoo: Acrescenta um pouco mais de variedade às criaturas presentes no jogo. Cuidado, muito cuidado com o Dire Wolf... felizmente, cada criatura pode ser desabilitada na configuração.

Gravestone Mod: A principal modificação introduzida aqui é a criação de uma tumba com todos os seus itens depois que você morre, o que facilita demais a recuperação de seu equipamento. Mas o mod também acrescenta algumas novidades assustadoras ao seu mundo...

Just Enough Items: Um dos mais conhecidos mods do jogo, eu finalmente me rendi a ele. Com essa modificação, você tem acesso a uma lista de todos os blocos e elementos disponíveis em Minecraft, incluindo aqueles introduzidos por outros mods, assim como suas respectivas receitas.

JEI

OreMobs: Introduz humanoides muito básicos e hostis, baseados em Madeira, Ferro, Pedra, Diamante, Carvão, Redstone e mais. Ao derrotar cada um deles, eles podem deixar para trás um pouco dos elementos de que são feitos.

Quintessential Creatures: Outra modificação que adiciona criaturas novas ao jogo. Não são muitas, mas seus passeios por florestas nunca mais serão os mesmos depois do primeiro encontro com um Troll.

Roguelike Dungeons: Para os aventureiros de plantão, esse mod acrescenta estruturas belíssimas à paisagem que servem de porta de entrada para masmorras subterrâneas vastas e desafiadoras.

Ouvindo: Butthole Surfers - Pepper

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity