Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterRSS

30 de agosto de 2017

Dez Jogos Em Que Você Desce O Cacete Em Nazistas

wolfenstein-hitler

(publicado originalmente no Gamerview)

A menos que você tenha passado os últimos dias enfiado no fundo de uma caverna ou platinando Hellblade: Senua's Sacrifice, muito provavelmente você soube dos eventos que aconteceram em Charlottesville, nos Estados Unidos. Se não soube, o mini-documentário da Vice tem apenas vinte e poucos minutos e vai te dar uma boa panorâmica do horror que está renascendo agora mesmo.

Se você não tem nem vinte minutos, permita-me resumir: os nazistas estão voltando. Em pleno ano de 2017, a bandeira de um dos movimentos políticos que mais sofrimento trouxe a esse mundo esteve ondulando livremente sobre o solo de um dos países que ajudou a banir Adolf Hitler do planeta.

Justamente por sua inequívoca malignidade, os nazistas formaram a santíssima trindade dos vilões dos jogos eletrônicos por décadas, ao lado de zumbis e alienígenas. Como nenhum desses dois últimos, até onde sabemos, existem e não tem como se tornar uma ameaça real, os nazistas são nossa única preocupação agora. Na esperança de que isso não seja necessário no futuro novamente, vamos recordar como era bom descer o cacete nessa corja:

1) Call of Duty

10.222.13.9

Quem começou a jogar a franquia nos últimos dez anos pode acreditar que a série é sobre usar armas modernas para matar insurgentes em loucas batalhas com drones, robôs, armaduras corporais e tudo mais. Mas a raiz do tal chamado do dever está na Segunda Guerra Mundial, quando 22 desenvolvedores que trabalharam em Medal of Honor saíram para fundar seu próprio estúdio e forjar uma franquia que sobrepujou a original. Acompanhando diferentes soldados em diferentes linhas de combate, os primeiros jogos mostraram o esforço concentrado dos aliados para derrubar as forças nazistas.

Nível de chutação de bundas nazistas: 10/10

O que os nazistas devem temer no futuro: A franquia está retornando para a Segunda Guerra Mundial, com Call of Duty: WWII, ainda esse ano, com gráficos de primeira linha e, esperamos, uma terceira tomada do parlamento.

2) Commandos

commandos

Uma franquia que deixou saudades e combinava estratégia e ação, onde cada escolha de posicionamento e de habilidade de seus operativos poderia significar a diferença entre o sucesso da missão e uma morte desonrosa em solo inimigo. Com personagens memoráveis (incluindo um buldogue!), a série também é lembrada pelo nível de dificuldade e complexidade. Mas passar a perna em nazistas estúpidos com um maço de cigarros jogado no chão e uma armadilha para ursos valia todo o esforço.

Nível de chutação de bundas nazistas: 7/10

O que os nazistas devem temer no futuro: Por enquanto a série está adormecida, desde o fiasco de Strike Force, e sua desenvolvedora migrou para as plataformas móveis. Mas isso não impede que Butcher, Lupin, Duke e Lips matem nazistas no seu celular em próximos lançamentos.

3) Bloodrayne

bloodrayne

Está documentado que certos membros da elite nazista eram obcecados por forças ocultas, não que isso tenha ajudado eles durante a guerra. Mas a Terminal Reality cravou os dentes nesses relatos e apresentou ao mundo uma matadora de nazistas metade mulher e metade vampiro, que não mede esforços para erradicar o mal da Europa e dos Estados Unidos. Apesar de ter apenas dois jogos principais e um derivado de plataforma, a série caiu nas graças do pior cineasta de todos os tempos: Uwe Boll realizou nada menos que quatro longa-metragens inspirados na heroína, incluindo uma paródia assumida.

Nível de chutação de bundas nazistas: 8/10

O que os nazistas devem temer no futuro: Desde a falência da Terminal Reality, em 2013, as chances de retorno da franquia são baixas. A menos que Boll possa ressuscitar a personagem para um quinto filme, o que seria realmente assustador, e não apenas para os nazistas.

4) Mortyr

mortyr

Tudo bem se você nunca ouviu falar desse jogo. A história mostra um futuro onde os alemães venceram a Segunda Guerra Mundial e suásticas de neon brilham em ruas molhadas. Cabe a você viajar no tempo e mudar o rumo da história em um jogabilidade que lembra muito um clone de Quake, com nazistas e robôs. O jogo foi um imenso fiasco em quase todo mundo, mas vendeu horrores em seu país natal, a Polônia, possivelmente desbancando outros FPS. A continuação descartou as viagens no tempo e é um bom clone de Call of Duty. Vendo o sucesso da marca entre os poloneses, a produtora começou a colocar o título de Mortyr III e Mortyr IV em outros jogos de Segunda Guerra Mundial.

Nível de chutação de bundas nazistas: Polônia/10

O que os nazistas devem temer no futuro: A Polônia. A Polônia não esqueceu.

5) The Saboteur

the-saboteur

O último jogo do Pandemic Studios antes de fechar as portas mostrava os bastidores da resistência contra a ocupação nazista da França em uma Paris de mundo aberto. Mas o protagonista não estava muito interessado em política: ele só queria frequentar bordéis, socar alemães e, claro, se vingar da morte de um parceiro por causa de uma competição de carros. O grande diferencial do jogo é mostrar que o povo francês não se entregou completamente ao jugo nazista e civis irão muitas vezes ajudar o protagonista e concluir sua vingança, com a maior brutalidade possível.

Nível de chutação de bundas nazistas: 7/10

O que os nazistas devem temer no futuro: Não há a menor chance de The Saboteur ter uma continuação. A não ser, é claro, nas ruas, nos becos, no coração daqueles que não se entregam a um regime opressor etc. Mas aí também não tem nada a ver com a Pandemic Studios!

6) Freedom Force vs the Third Reich

freedom-force

É claro que os super-heróis também não curtem nazistas e o que está acontecendo com o Capitão América é só uma fase que vai passar. Pensando nisso, a Irrational Games, antes de se aventurar na franquia Bioshock, lançou essa continuação de seu jogo de meta-humanos, onde os heróis da Freedom Force voltam no tempo para brigar com os super-vilões do Terceiro Reich. O resultado são frases de efeito, inimigos bizarros e uniformes coloridos em uma mistura de estratégia e ação que lembra os velhos tempos dos gibis.

Nível de chutação de bundas nazistas: 8/10

O que os nazistas devem temer no futuro: A Irrational Games debandou e a marca está na geladeira. Mas onde houver uma bandeira nazista tremulando, sempre haverá alguém vestido com as cores de outra bandeira para socar o mané que subiu a primeira bandeira.

7) Zombie Army Trilogy

nazi-zombie-trilogy

Se nazistas e zumbis são dois dos inimigos mais populares dos jogos eletrônicos, porque não juntar os dois em uma coisa só? Foi o que a Rebellion Games fez não uma, mas três vezes, transformando o já horripilante exército nazista em criaturas da noite pútridas e malignas que almejam a destruição de tudo, ou seja, nem mudou muita coisa. Combinando efeitos de raio-x com tiros de franco-atirador, o jogo é recomendado para quem tem estômago forte e um ódio, digamos, visceral, dos nazistas.

Nível de chutação de bundas nazistas: 9/10

O que os nazistas devem temer no futuro: A trilogia pode ter sido encerrada, mas não foi esquecida e de vez em quando a desenvolvedora solta conteúdo novo. Não me espantaria de ver uma continuação a caminho.

8) Metro

metro

Os soviéticos viram suas principais cidades e vilas destruídas pelo avanço da máquina militar nazista. Passaram fome e frio e deram a volta por cima para conquistar Berlim e colocar sua bandeira no parlamento. Para décadas depois um bando de internautas falarem que nazismo e comunismo são parecidos. Pior destino teve o pessoal do Metrô de Moscou nessa franquia, que viu o nazismo renascer nos subterrâneos, após uma hecatombe nuclear, no seio do próprio povo russo. Como se os ratos mutantes, os fantasmas, a radiação, os bandidos e a desunião já não fosse dor de cabeça o bastante.

Nível de chutação de bundas nazistas: 8/10

O que os nazistas devem temer no futuro: A série vai continuar com Metro Exodus, mas não se sabe se o nazismo estará presente entre os desafios a serem superados na superfície do mundo.

9) Dino D-Day

dino-d-day

OK. Isso é ridículo. Mas qualquer jogo em que você encara um Tiranossauro Nazista ou um Panzer Estiracossauro, e seu time ainda assim vence, merece respeito.

Nível de chutação de bundas nazistas: 4/10

O que os nazistas devem temer no futuro: A IRA DO MEU PROTOCERATOPS.

10) Wolfenstein

wolfenstein

Ninguém está a mais tempo combatendo os nazistas nos jogos eletrônicos do que "B.J." Blazkowicz.

"B.J." Blazkowicz esteve presente em pelo menos sete jogos e está a caminho do oitavo fazendo o que faz de melhor: derrotar nazistas.

"B.J." Blazkowicz não leva desaforo pra casa.

"B.J." Blazkowicz não perdoa.

Nível de chutação de bundas nazistas: 11/10

O que os nazistas devem temer no futuro: "B.J." Blazkowicz.

Ouvindo: Ofra Haza - Daw Da Hiya
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

6 comentários:

JClove disse...

Bacana Aquino. Detonar nazistas é sempre bacana nos games.Mas achei a lista ocidental demais...
Faltou Persona 2 Inocent Sin onde um grupo de colegiais e uma reporter descolada usam a materialização de suas personas para lutar, dentre outras coisas, contra o próprio Hitler e seu "Last Batallion" com nazistas usando armaduras bizarras que foram invocados através de rumores e dos medos do consciente coletivo e que querem escavar um UFO pra dominar o mundo.hehe

eu disse...

Ahhhhh, mata nazistas, quem pode resistir a isso??? em metro last night, não deu pra resistir, tive que matar todos os nazistas do jogo

Luiz Antônio disse...

Rapaiz... Faz muito tempo que descobri que sou viciado em matar nazistas. Desde de o 1º Wolfenstein (3D) que, por sinal, é a minha franquia favorita no gênero FPS. Triste ver que a Steam e a Bethesda simplesmente ignoram a existência do Wolfenstein 2009, joguei ele apenas no XBOX.
Dessa lista só não joguei Mortyr (nunca ouvi falar) e Freedom Force vs the Third Reich (vi uns gameplays e não me interessou muito) porque o resto já joguei todos e, com exceção de commandos que eu nunca consegui ir muito longe por ser stealth (não tenho paciência com jogo stealth), são todos ótimos jogos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
C. Aquino disse...

Uma das raras regras dos comentários é: não ofender outra pessoa. Argumentos sim, defendendo o que for. Ofensas, não.

Segundo, a referida pessoa alvo de tamanha ira não apenas não escreveu essa postagem como tampouco comentou nela! Está havendo alguma confusão aí?

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

My Playstation WallpapersXbox WallpapersPC Game Wallpapers

Regalia