Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterRSS

6 de fevereiro de 2017

Os Romeros… e Um Caminhão Cheio de Mexicanos

gunman-taco-truck-destaque

(publicado originalmente no Gamerview)

Ele tem seu nome escrito nos créditos de mais de 100 jogos e está ligado profissionalmente à indústria desde os 15 anos de idade. Ela aparece em mais de 20 títulos e também se iniciou profissionalmente aos 15 anos de idade. Eles vinham se esbarrando nos corredores desde os anos 80, mas o namoro só veio muitos anos depois e o casamento aconteceu em 2012. Eles são duas lendas vivas e muito provavelmente você já jogou algo criado por John Romero e Brenda Romero. Ou vai jogar a primeira investida de Donovan Romero-Brathwaite, filho do casal, lançando seu jogo aos dez anos de idade.

John é mais conhecido por ser um dos fundadores da id Software, ao lado dos irmãos Carmack e de Tom Hall, mas também conquistou sua própria infâmia ao fundar a Ion Storm e soltar Daikatana no mundo. Mas ele nunca ficou parado, embora seu nome tenha sumido da mídia na última década. Brenda conduziu a série de RPG Wizardry e os jogos de estratégia Jagged Alliance e, mais recentemente, se tornou uma grande advogada da representação feminina nos jogos, sem largar o desenvolvimento de novos títulos.

brenda-romero

A primeira vez que os dois se encontraram foi em 1987. John então com 20 anos fazia hora extra na Origin Systems para adaptar um dos jogos da série Ultima para o Apple II. A chefia tinha pressa, porque iria receber a visita de uma representante da Sir-Tech, que traria uma demo do mais recente Wizardry. Era Brenda, então com 21 anos, mas líder do projeto. A química não aconteceu.

Brenda conta que apesar dos dois se encontrarem diversas vezes em convenções e frequentemente ficarem juntos justamente por não beberem, enquanto seus colegas entornavam o pote, era tudo na base da amizade. John atravessaria três outros casamentos no período, enquanto Brenda passaria por um.

Tudo mudou quando ela resolveu fazer uma tese de Mestrado sobre designer de jogos, lembrou de John e passou a entrevistá-lo. Papo vai, papo vem, ambos se conheceram de uma forma que não tinha rolado antes. E aconteceu.

john-romero

Nascia ali uma colaboração que não teria limites entre a vida pessoal e profissional. Ambos são apaixonados por jogos, trabalham com jogos, conversam sobre jogos, disputam jogos na hora de lazer e adoram a companhia um do outro justamente por isso. É uma casa que respira jogos 24 horas por dia. Brenda brinca que ninguém que não tivesse 30 anos de experiência na indústria poderia ser a esposa de John, porque é só nisso que ele pensa e ela não é diferente.

Casa de Ferreiro… Espeto de Ferro!

Ele trouxe três filhos de outros relacionamentos, ela trouxe três filhos de seu casamento anterior. Mas a paixão por jogos faz parte de todos eles.

john-brenda-1-300x206"Nós estamos em uma bela situação como família onde todo mundo está envolvido", explica Brenda. "A família inteira toma parte em alguma extensão do que nós estamos fazendo. As crianças mais jovens podem apenas estar jogando os jogos mas eles se sentem participando disso tudo. E isso é incrível".

"Nossa vida toda são jogos", afirma John. "Nós nem mesmo agimos diferentemente perto das crianças. Isso é tudo que fazemos: criamos jogos e conversamos sobre jogos. As crianças todas jogam, e até mesmo começaram a desenvolvê-los. Quero dizer, eles são crianças normais; eles ainda leem, brincam lá fora, circulam com os amigos delas. Elas precisam fazer outras coisas para alimentar seus motores criativos".

Michael Romero, o filho mais velho de John inicialmente era fã e praticante de futebol americano no colégio. Mas o sangue falou mais alto e ele começou uma carreira como desenvolvedor Flash. Ele se formou e agora trabalha há sete anos como programador 3D, tendo passado por diversas empresas no setor.

Maezza, filha de Brenda, está seguindo a carreira da mãe e está se tornando uma ávida programadora aos 15 anos e pretende trabalhar com jogos. Já Lillia Antoinette, 17 anos, filha de John, está seguindo outro chamado hereditário: a música, como seu avô, que era cantor profissional.

Um Caminhão de Taco Fortemente Armado

Mas é Donovan, filho mais novo de Brenda, com apenas 10 anos, que está debutando na indústria com seu primeiro jogo no Steam: Gunman Taco Truck.

O título foi desenvolvido por uma força-tarefa que reuniu Brenda, John e o irmão mais velho Michael, com outros três amigos da família, mas toda a ideia partiu de Donovan. O garoto escreveu um documento de produção de 87 páginas em um caderno, onde especificava a ideia por trás do jogo, o layout da interface, os itens, armas, cenários e até os inimigos que o jogador deveria encarar em sua aventura.

gunman-taco-truck-design-document

Página da documentação original do jogo, mostrando a Galinha Diabólica!

No mundo de Gunman Taco Truck, um apocalipse de mutantes se abateu sobre a Terra e cabe à tripulação mexicana de um caminhão de tacos atravessar a América matando criaturas e aproveitando sua carne para alimentar os humanos sobreviventes. O resultado é uma inusitada mistura de jogo de gerenciamento de restaurante com carnificina: pratos bem servidos garantem o dinheiro necessário para comprar armas e evoluções para o caminhão, para que ele mate mais mutantes e consiga mais carne.

gunman-taco-truck-original

Depois de uma rápida passagem pelo Greenlight, o jogo foi lançado oficialmente no Steam nesse Domingo (29). Versões para Android e iOS estão em produção, devem sair ainda esse semestre e a renda dessas versões será revertida para um fundo de auxílio ao colégio onde Donovan estuda.

Brenda Romero, como toda mãe que se preza, é puro orgulho do filho: "ele está provavelmente em um estágio de habilidade agora onde eu estava no início dos meus 20 anos".

Ao que tudo indica, ainda continuaremos a ouvir o nome dos Romeros no mundo dos jogos por muitos e muitos anos.

donovan-and-john

Donovan e John

Ouvindo: Das Ich - Aura
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

My Playstation WallpapersXbox WallpapersPC Game Wallpapers

Regalia