Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

23 de dezembro de 2016

A Estrada Perdida

driving-survival

(publicado originalmente no Gamerview)

Só quem cruzou uma estrada do interior na calada da noite sabe como ela pode ser assustadora. Seja no volante ou (como o meu caso) no banco do carona, o fato é que há algo sombrio naquela escuridão profunda ladeando os dois lados da rodovia, os faróis iluminando apenas um pequeno trecho de normalidade a sua frente, enquanto qualquer coisa pode se esconder na solidão debaixo de um céu com mais estrelas do que deveria ter. Como que em um sonho, você se pergunta se ainda está nesse Universo e se irá algum dia chegar de novo na civilização.

Geralmente, jogos de carros são lotados de néon, customização, adrenalina, rock n’ roll e motion blur. Mas uma nova leva de jogos independentes quer capturar aquela sensação da direção noturna, combinando corrida com o horror.

Dead End Road

Dead End Road já está disponível no Steam desde Julho, mas pode ter passado despercebido no seu retrovisor. Com uma estética retrô que funciona como referência tanto para os jogos do passado quanto para os filmes de terror dos anos 70, o jogo coloca você em uma estrada, fugindo dos horrores que você mesmo desencadeou através de um pacto com o oculto. É preciso chegar ao final da estrada com a vida e a sanidade intacta, para desfazer o pacto antes que seja tarde demais.

Com permadeath (morreu, já era) e uma rodovia gerada proceduralmente, pode ser um título brutal onde os perigos da direção se somam aos pesadelos que não são compreensíveis.

Plataforma: PC. Já disponível no Steam.

Driving Survival

Driving Survival ainda está em uma fase muito inicial de desenvolvimento e talvez nem mesmo mantenha o seu nome. Mas no estado atual é um eletrizante jogo de gato rato entre um motorista e seus incansáveis perseguidores entre paisagens que podem ser as ruínas da sociedade. Com gráficos saturados de sépia e um clima pós-apocalíptico, o título não tenta dar respostas, apenas colocar o jogador em uma fuga desesperada contra o desconhecido que bate em seu para-choque.

O desenvolvedor solitário responsável pelo jogo está focado em criar uma AI plausível, implacável, que não trapaceie na Física ou pegue atalhos, mas que consiga acompanhar o veículo do protagonista e tente a todo custo tirá-lo da estrada.

Plataformas e data de lançamento ainda não foram definidos (torcendo para ser concluído!).

Dead Static Drive

Dead Static Drive está previsto para ser lançado em 2017 e foi descrito pelo seu criador como um “Grand Theft Cthulhu”. Ou seja, você pode sair do veículo e andar a pé por algumas locações, mas o carro também é importante. E há monstros. Monstros cósmicos inexplicados por toda parte. O grande destaque da produção é a direção artística, que caberia bem um título mais suave, puxado para os anos 80 Vice City, mas aqui é utilizada para contrastar com a aparente morte do sonho americano…

Nesse sentido, o jogo parece focar mais naquelas estranhas paradas de beira-estrada, os postos de gasolina esquecidos pelo tempo, as lanchonetes que funcionam 24 horas com funcionários que já viram e viveram histórias que é melhor não contar.

Plataformas não foram definidas, mas o desenvolvedor garante que o jogo sai em 2017, sem data marcada ainda.

Nunca passou por nada disso? Talvez você e eu tenhamos cruzado estradas diferentes, então. Sorte sua.

Ouvindo: Devil Doll - Union Square

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity