Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

22 de março de 2016

Modificando: Minecraft - Parte 3

Minecraft - Fortaleza 2016 84

Minecraft no PC é uma coisa de "micreiro". Se você nunca mexeu em um prompt de comando, nunca editou um arquivo .INI ou um processo batch, nunca programou um "Hello, World" da vida ou configurou um IRQ no braço, terá dificuldades para modificar Minecraft. Perderá ao mesmo tempo um dos melhores aspectos do jogo, como também um dos mais toscos.

Um dos melhores porque o jogo da Mojang acaba virando uma plataforma de desenvolvimento aberta onde o céu é o limite para quem sabe onde mexer. Aliens no Minecraft? É possível. Novos cenários? É possível. Tecnologia da Revolução Industrial? É possível. Computadores? É possível. Quiosque do McDonald's? É possível também.

E um dos mais toscos porque a Mojang literalmente não move uma palha para tornar o processo de modificação mais fácil para o usuário. Não existe um "Steam Workshop" ou similar. Um mod pode ou não pode funcionar, pode ou não pode ferrar com seu mundo, pode ou não pode ser compatível com os outros mods. E a tela de erro é algo de arrancar o sono até do mais entusiasta programador de Java.

Cavei soluções em fóruns com a sanha de quem pesquisa um bug de JavaScript ou um erro de banco de dados. Descobri detalhes não-documentados em lugar algum, mas que talvez só sirvam para minha situação específica de meu mundo. Vasculhei arquivos de texto, editei parâmetros e, que Notch tenha piedade de mim, já sonho em construir meu próprio mod.

Essa terceira temporada por Minecraft foi exaustiva e pródiga de descobertas. Se você está começando agora no ramo dos mods do jogo, recomendo começar lendo a primeira parte, lá de 2014. Alguns daqueles mods estão sendo usados por mim e meu filho até hoje. Depois, dê uma passadinha pela segunda parte, que tem muita coisa boa lá, como a forma de melhorar (e muito) o visual do jogo.

Listão de Mods

ChickenShed: Para fazer flechas, você precisa de penas. Para conseguir penas, você tinha que matar galinhas. Não mais! Com esse mod, as galinhas do jogo irão largar penas espontaneamente de tempos em tempos, evitando assim a matança desnecessária.

Minecraft - Terceira Temporada 13

FloatingRuins: Do mesmo criador do excelente Treecapitator, esse mod acrescenta uma das vedetes de nossas aventuras nessas férias, ruínas flutuantes em alturas impossíveis com terríveis criaturas dentro protegendo um baú repleto de riquezas. Eu recomendo reduzir a quantidade delas no arquivo de configuração para não infestar os céus. Quantas horas não gastamos com torres e pontes improvisadas para alcançar algumas... antes de conseguirmos um dragão alado.

ChocoCraft: Se você já jogou algum título da série Final Fantasy, já sabe o que é um Chocobo. Se nunca jogou, basta saber que é uma grande ave simpática que você monta em cima e sai galopando. Esse mod viola os direitos autorais da Square-Enix e traz as criaturas para Minecraft, com direito a espécies diferentes, sistema de reprodução e mutações e uma ótima opção de meio de transporte.

Minecraft - Fortaleza 2016 69

The Farlanders: Esse mod adiciona uma class inteira de criaturas inteligentes ao universo de Minecraft. Os Farlanders são refugiados do The End e parentes do Enderman. Eles formam vilas, fazem comércio e alguns deles podem se transformar em aliados do jogador. Com sua entrada no jogo, as vilas de Villagers se tornam ainda mais raras, então, avalie com cuidado.

Malisis' Doors: Cansado das portas comuns do Minecraft? Esse mod acrescenta uma grande quantidade de opções de portas para todos os gostos e projetos arquitetônicos, de portas orientais de papel-bambu até portas automáticas de garagem.

Minecraft - Fortaleza 2016 47

Golem "Herobrine" no lendário Cemitério Maldito

Utility Mobs: Ideal para os paranóicos e para aqueles que desejam construir o sistema de defesa definitivo, como era nosso objetivo nessa terceira temporada. O mod acrescenta uma grande variedade de golems, inclusive uma cópia do mítico Herobrine, para proteger o jogador. Além disso, introduz torres automáticas de diferentes tipos que disparam flechas contra ameaças próximas e utensílios vivos como baús e fornalhas, que te seguem para onde você for. O maior problema do mod é ter que configurar cada "alvo" que pode ser atacado pelos Golems e pelas torres, algo que suei um bocado para descobrir como se faz, já que a programação básica só considera hostis a criaturas nativas do jogo, não os monstros adicionados por outros mods.

Ouvindo: Entwine - Surrender

2 comentários:

Helder disse...

Não tenho nada a perder. Depois de ler tanto sobre esse jogo aqui, vou dar uma chance pra esse universo. Passei anos negando ele por conta dos Youtubers, mas vamos ver no que dá. Empolgado!

C. Aquino disse...

Mais um convertido! :)

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity