Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterRSS

26 de março de 2016

Do It Yourself

Uma ideia na cabeça e uma câmera... na cabeça também. Pelo menos essa é a proposta do longa-metragem Hardcore: Missão Extrema que pega sua estética emprestada dos jogos FPS e é filmado inteiro, do começo ao fim, em primeira pessoa. Insano? Certamente:

O filme é criação do russo Ilya Naishuller, punk de carteirinha que entrou nessa de fazer filmes quase por acidente. Líder da banda Biting Elbows, chegou a abrir um show para o Guns N' Roses em 2012 em Moscou, mas o que virou sua vida do avesso foi o dia em que resolveu comprar uma câmera portátil GoPro.

A ideia inicial era filmar a si mesmo fazendo snowboarding na Itália. A câmera era excelente. As habilidades de Naishuler no snowboarding não eram. Sua carreira como cineasta poderia ter acabado ali. Entretato, ele emprestou a filmadora para um amigo que fazia parkour e o resultado impressionou tanto o roqueiro que ele resolveu juntar a banda, mais uns amigos e fazer um clipe em primeira pessoa. Nascia ali The Stampede, uma alucinante perseguição atrás de um artefato que permite que seu usuário se teleporte.

O vídeo se tornou viral. Seis milhões de visualizações no momento.

Mas Naishuller achou que poderia fazer melhor. Pegou outra música do Biting Elbows, juntou mais amigos e mais dinheiro (incluindo o patrocínio de uma marca de vodka local) e produziu um outro clipe, maior, mais brutal e mais frenético, para quem achava que isso não era possível. Bad Motherfucker começa de onde o clipe anterior terminava e conquistou a impressionante marca de 32 milhões de visualizações. O diretor acredita que somando outras plataformas de vídeo, Facebook e cópias, o clipe da música deva ter ultrapassado a marca de 120 milhões de espectadores.

O sucesso da empreitada chamou a atenção de seu conterrâneo Timur Bekmambetov, excelente diretor da franquia Guardiões da Noite (2004) e Guardiões do Dia (2006), que foi para Hollywood cometer títulos como O Procurado e Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros. Quando não está dirigindo bombas para pagar o aluguel, Bekmambetov investe tempo e dinheiro como produtor de filmes arriscados. Por suas mãos, passaram a soturna animação 9 - A Salvação e o sui-generis Amizade Desfeita, que se passa todo dentro de um laptop.

Bekmambetov tinha uma proposta para Naishuller: fazer um filme inteiro em primeira pessoa.

hardcore-henry-banner

Inicialmente, Naishuller não estava interessado. Acreditava que seria impossível e já estava pensando em iniciar uma carreira cinematográfica mais, digamos, convencional. Mas o produtor mais experiente colocou pilha: "você não gostaria de ver um filme em primeira pessoa nos cinemas?". Bekmambetov procurava pessoas com ideias nunca vistas antes, sem medo de se arriscar. E então o ex-cantor punk, ex-esquiador fracassado, aceitou o desafio.

Foram construídos equipamentos específicos para as gravações e novas tecnologias foram forjadas ali, para estabilizar a imagem e evitar que o espectador sentisse nausea. O primeiro diretor de fotografia pulou fora do projeto por causa de uma hérnia de disco provocada pelo peso da câmera, não uma minúscula GoPro, mas um trambolho customizado montado em metal e acoplado no rosto do personagem principal. Com o avanço das filmagens, fizeram um novo modelo, impresso em 3D, utilizando plástico como material base.

O protagonista precisava ser dublado, uma vez que era impossível falar com o equipamento na face. Segundo Naishuller, foi um aprendizado para todo mundo, uma vez que o tipo de filme que eles estavam criando era algo inédito na indústria. Sequências foram filmados em uma única tomada longa, coreografando movimentos, trabalho de dublês e efeitos de maquiagem.

Mas Naishuller garante que não fez o filme pensando nos jogos eletrônicos e, na verdade, nem pretende seguir filmando em primeira pessoa. "Eu amo jogos, mas isso foi primeiro e sempre um filme. Nunca foi algo do tipo 'vamos fazer isso aqui para o mercado de jogos - tem muito dinheiro ali!'. Foi feito com o público do cinema em mente e se esse espectador por acaso jogar jogos eletrônicos, ele irá ter aquela curtição extra em cima".

O filme tem estreia marcada nos Estados Unidos em 8 de Abril, depois de já ter sido exibido em alguns festivais. Embora já tenha um título no Brasil, Hardcore Henry não tem data de lançamento nos cinemas nacionas e é bem provável que saia direto em vídeo.

Ouvindo: Wumpscut - The Beast Sleeps Within You
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

My Playstation WallpapersXbox WallpapersPC Game Wallpapers

Regalia