Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de fevereiro de 2016

Modelos de Sangue

Houve uma época em que criaturas de jogos eletrônicos eram modeladas fisicamente, depois fotografadas e convertidas em sprites digitais. Isso foi antes dos gráficos tridimensionais e da modelagem direto em algum programa de 3D.

Um certo Anatoly Shashkin, através de algum tipo de necromancia proibida, conseguiu recuperar as digitalizações originais dos modelos usados para criar quatro inimigos do jogo Blood, um dos favoritos da casa. É interessante notar como eles eram detalhados e com muito volume e o quanto desse trabalho se perdeu ao converter as imagens para a tecnologia disponível na época:

ButcherCultistGargoyleZombie

Não é o tipo de action figure que faria sucesso nem nos dias de hoje, mas é um pedaço da história dos FPS, principalmente de um FPS muito estimado por mim, que gostaria de ver preservado.

Ouvindo: Unter Null - You Have Fallen From Grace

2 comentários:

Fausto Albertoni disse...

A pergunta que não quer calar: Na primeira imagem, Butcher está com uma regata suja, ou aquilo é a marquinha do bronzeado from hell ?

Zoeira a parte, acho bacana ver como o povo se desdobrava na criatividade pra conseguir efeitos legais. Lembro quando vi uns bastidores da produção de Mortal Kombat 3, onde se já não bastasse a admiração pelos sprites criados com fotografia de atores reais, descubro que o personagem Sheeva era na verdade um boneco de poucos centímetros de altura.

Luiz Antônio disse...

Ver esses modelos me fizeram lembrar de Ray Harryhausen.
Apesar de serem mídias diferentes (filmes e jogos) mas que basicamente usaram uma técnica semelhante: Stop-motion model animation. Mesmo sendo separados por um abismo de 30 anos se comparados os modelos de Blood com os efeitos de Harryhausen.

Release the kraken!!! :) (mas a produção de 1981, não o remake de 2010 que já foi feito todo no computador)

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning