Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

16 de fevereiro de 2016

Exploradores de Mundos

Para um Explorador como eu, Minecraft acaba sendo uma tentação irresistível. Um algoritmo capaz de gerar mundos maiores que o próprio planeta Terra, com diferentes acidentes geográficos, diferentes ecossistemas e eventuais vilas e estruturas para serem descobertas? É hora de encher o inventário de alimentos, preparar o equipamento e colocar o pé para funcionar, deixando marcos e postos avançados pelo caminho para um retorno seguro.

2016-01-03_00.15.33

Tem sido assim em cada mundo criado e o resultado é um colossal X marcando nossas expedições para os quatro pontos cardeais.

x

Mas há uma falha óbvia nessa estratégia:quanto mais longe se vai, mais complicada é a volta. Existem mods que acrescentam teleportação ou outros meios de transporte para um retorno rápido, mas isso não resolve o problema de continuar do último ponto mais longínquo alcançado ou são dispendiosos. Além disso, quanto maior a região explorada, mais pesada fica a inicialização do Minecraft e maior fica o arquivo de backup.

Foi então que decidimos nos tornar nômades entre mundos.

Tabula Rasa Ou Como Mudar Tudo No Seu Mundo de Minecraft Sem Perder Sua Base

Quando se gasta dias e dias para montar uma infraestrutura dessas, você não começa simplesmente um novo mundo do zero...

2016-02-07_01.47.022016-02-07_01.47.10

E este nem é o nosso mundo original da terceira temporada. A base foi transplantada do chamado Mundo Maldito para um novo universo usando o MCEdit. Inicialmente, eu copiei os chunks e colei em um mundo novo. Mas perdi vários ítens de mods porque eles não foram interpretados corretamente pelo programa.

Foi daí que tive uma ideia: não remover minha base do mundo, mas remover o mundo inteiro ao redor da base e recriar tudo.

Antes de qualquer coisa, certifique-se de que seu personagem está dentro da base e faça uma cópia da pasta onde está situado o seu mundo, para o caso de se arrepender das alterações. Está localizada em C:\Users\USERNAME\AppData\Roaming\.minecraft\saves.

Segue o tutorial (clica que amplia):

1) Abra o seu mundo no MCEdit.

MCEdit---Passo-1

2) Dê um zoom com a roda do mouse até se aproximar o máximo possível de sua base. Se você estiver visualizando em modo 3D, similar ao jogo, clique em Camera View na barra superior para mudar para visão de mapa.

MCEdit---Passo-2 3) Use a ferramenta de seleção de chunks para selecionar as áreas que você deseja preservar a qualquer custo. No meu caso, a base é um retângulo, mas você também pode fazer formas mais irregulares.

MCEdit---Passo-3

4) Aperte o botão Prune na interface lateral. Ele irá apagar tudo que foi gerado nesse mundo, exceto a área selecionada anteriormente.

MCEdit---Passo-4

5) Seu mapa deverá estar assim: sua base e um vácuo azulado que será regerado da próxima vez que abrir o mundo no Minecraft. Mas, o motor de algoritmos do jogo irá gerar o mundo da mesma forma que gerou antes, se você não seguir os próximos passos.

MCEdit---Passo-5

6) Clique na barra inferior no botão NBT Explorer para abrir as propriedades desse mundo

MCEdit---Passo-6

7) Altere os valores da RandomSeed. Esse é o número base do seu mundo anterior. Use qualquer número que lhe vier à cabeça ou utilize uma das inúmeras seeds disponíveis na Internet para criar um mundo diferente.

MCEdit---Passo-7

8) Aperte Ctrl+ S para salvar e feche o MCEdit.

Da próxima vez que você abrir o Minecraft, o jogo irá recriar o mundo ao redor da sua base. Os resultados são aleatórios, então pode acontecer de você se encontrar cercado por paredões montanhosos ou mesmo no meio do Oceano. Também é possível que o Minecraft trave na primeira tentativa de recriar tudo de uma vez, mas abrir de novo resolveu aqui.

Agora, saia de sua área segura e explore esse novo e desconhecido mundo à sua volta, sabendo que suas fazendas, seus animais e sua casinha estão te esperando quando retornar.

Ouvindo: MV Bill - A Noite

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning