Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

4 de novembro de 2015

A Escuridão Persiste

Quando a Frictional Games começou, sua primeira obra se chamava Penumbra e era pouco mais do que um demo gratuito, sem final, com cerca de meia hora de exploração. Foi o bastante para eu me convencer que o gênero do horror ainda tinha muito a oferecer: uma atmosfera incrivelmente imersiva, um medo atávico de lugares escuros, uma nova forma de interagir com objetos e com a luz.

Penumbra acabaria se transformando em um projeto completo da desenvolvedora. Para muitos, foi um ensaio para o simulador de pesadelos Amnesia - The Dark Descent, considerada uma obra-prima do medo. A Frictional seguiria em frente com SOMA e nunca mais voltaria para o universo de Penumbra.

Mas Penumbra não foi esquecido.

Um culto de aficionados chamado CounterCurrent Games resolveu manter as trevas pulsando e lançou não apenas uma, mas duas continuações não-oficiais da história de Penumbra.

Necrologue foi lançado no Halloween do ano passado e usava o motor gráfico de Amnesia para avançar a qualidade gráfica necessária. Este ano, a mesma equipe conseguiu terminar sua saga e lançou Penumbra: Twilight of the Archaic no Steam.

Pegando o fio da meada de onde Penumbra: Requiem termina, os dois mods adicionam uma nova história, novas missões, novos objetos e novas criaturas ao universo criado pela Frictional Games. Embora sejam continuações de Penumbra, são mods para Amnesia, então você irá precisar deste último para rodar as abominações da CounterCurrent Games no seu computador.

Eu que nunca fui além daquele demo inicial de Penumbra, agora tenho uma escuridão muito mais longa me aguardando no futuro.

Ouvindo: Icon of Coil - Fiction

2 comentários:

Shadow Geisel disse...

Lançaram assim, de boa, na Steam? E a Frictional, como se relaciona com o projeto?

C. Aquino disse...

Bem, o Steam aceita mods. E deve ter critérios bem específicos, porque não são muitos os que são lançados lá. Acredito que a Frictional deve se sentir lisonjeada, mas não encontrei um posicionamento oficial.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity