Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterRSS

14 de outubro de 2015

A Estranha História do Vídeo de Jogo Mais Visto do YouTube

(originalmente publicado no Código Fonte)

Quando se pensa em número de visualizações de YouTube em relação a vídeos de jogos eletrônicos, é bem possível que o nome de PewDiePie venha logo à cabeça. Ou Minecraft.

Mas ninguém em sã consciência pensaria em Dominic Sheard. Ou em Cars 2.

Pois é exatamente essa combinação que conquistou o título de vídeo de jogo mais visualizado da História da plataforma de vídeos do Google. São 121 milhões de visualizações, mais de 2 milhões acima do trailer oficial de Minecraft e muito acima de qualquer coisa que PewDiePie tenha gravado.

O que está acontecendo? 

dominic-sheardDominic Sheard nunca pensou em ser um YouTuber, em tirar seu sustento das propagandas presentes em vídeos de jogabilidade. De dia, ele é um programador e cria relatórios de BI para uma empresa que fabrica chás e cafés na pacata Mirfield, no interior da Inglaterra. Provavelmente seus vizinhos nem desconfiam da anônima notoriedade de Sheard. De noite e durante os finais de semana, ele escreve e produz vídeos para o site amador Dark Zero.

A Disney conhece o Dark Zero e em 2011 enviou uma cópia do jogo Cars 2 para ser analisado. Nem o mais otimista dos executivos de marketing poderia imaginar que o jogo teria o impacto no YouTube que conseguiu com apenas um único vídeo.

É importante entender que apesar do sucesso avassalador que o primeiro longa de animação Carros conseguiu nas bilheterias, conquistando o posto de segundo filme mais lucrativo de 2006 para a Disney, seu sucessor, Carros 2 não compartilhou da mesma recepção do público. Na época do seu lançamento, a continuação das aventuras de "Relâmpago McQueen" se tornou o filme da Pixar com a menor audiência.

Jogos baseados em desenhos animados tem uma longa tradição de serem produtos inferiores ao trabalho original. Entretanto, Carros 2 conseguiu a façanha de funcionar melhor como jogo do que como animação e a adaptação conquistou um Metacritic de 74 no PlayStation 3, contra a nota 57 obtida pelo longa da Pixar.

Isso significa que o jogo desenvolvido pela Avalanche Software foi um estrondoso sucesso? Não há dados precisos de vendas, mas é possível imaginar que não.

cars-2

Ainda assim, "Cars 2 HD Gameplay Compilation", de Dominic Sheard arrematou mais de 120 milhões de visualizações.

Por que isso aconteceu?

Sheard não sabe a resposta. Nem adianta perguntar para ele. O programador sem pretensões de ser YouTuber estava testando pela primeira vez um kit de captura que havia acabado de comprar quando recebeu o pacote da Disney com a versão para Xbox 360 do jogo.

"Eu pensei, vou deixar as pessoas verem o design das pistas e as armas, os veículos. Eu peguei alguns carros diferentes e corri por aí, e então juntei todas as partes e subi", afirma Sheard com uma modéstia que não é falsa. Seu vídeo compila 20 minutos de diferentes jogatinas de Cars 2 em alta definição e é só isso que ele faz.

Há quem diga que, sem querer, Sheard dominou perfeitamente a arte do SEO para YouTube. O título do vídeo, por exemplo, agrega exatamente um punhado de palavras-chave poderosas que uma busca poderia retornar no sistema do YouTube: "HD Gameplay Compilation". Ele nem pensou no assunto: "O que que tem nele? Bem, é uma filmagem do jogo do Carros 2. Está em 720p, então eu pensei, ok, é HD. É gameplay. Só foi editado tudo junto. É apenas uma compilação de gameplay". Um título mais honesto não seria possível.

Já outros preferem acreditar que Sheard usou bots para alavancar as estatísticas, algo que ele nega veementemente e que, um minuto para raciocinar, provariam que não são uma explicação. Existe um limite até onde esse tipo de truque sujo pode funcionar e esse limite é muito abaixo da marca conquistada por este vídeo.

Também há quem ache que há algo errado nos algoritmos de ranking do YouTube e que o vídeo de Cars 2 conseguiu mais visualizações do que merecia e que tudo virou uma bola de neve, onde a popularidade atraiu mais popularidade e o vídeo passou a ser sugerido com uma boa posição até mesmo em buscas sem nenhuma relação. Como tudo que diz respeito aos mecanismos secretos do Google, há apenas lendas.

Dominic tem suas teorias. Talvez a popularidade da marca tenha impulsionado suas visualizações. Talvez a cena inicial do vídeo, que é tirada diretamente do desenho animado, tenha enganado alguns pais a acreditar que tinham descoberto o filme inteiro na web. Como o jogo é infantil, talvez alguns pais ou as próprias crianças tenham visto repetidas vezes o mesmo vídeo, como forma de passatempo.

O fato é que, mesmo que você junte todas as teorias, o sucesso estrondoso do vídeo segue não fazendo sentido.

Mas, então, Dominic Sheard está rico?

Não.

Ao contrário de PewDiePie e tantos outros YouTubers, o criador de "Cars 2 HD Gameplay Compilation" não está sorrindo de orelha a orelha com o faturamento publicitário do seu vídeo de sucesso.

Porque, ao contrário de seus colegas de plataforma, ele não adicionou publicidade ao vídeo logo no início. O vídeo de jogo mais popular da Internet só ganhou uma inserção de 30 segundos antes da exibição e o tradicional banner discreto dois anos depois de sua publicação, bem depois dos picos de acessos que teve entre 2011 e 2013. Não que Sheard não tenha tentado: mas uma alegação automática de violação de direitos autorais relacionadas ao áudio do vídeo o impediu nos primeiros minutos. Ele nunca entendeu o motivo e deixou para lá, afinal, era só um vídeo de Cars 2 subindo para o YouTube, quem iria querer vê-lo?

O tempo passou, a popularidade disparou, Sheard esqueceu que o vídeo não estava monetizando. "Eu não fazia um registro de nada naquela época, já que eu era um novato de conta de YouTube e não sabia exatamente o que você poderia fazer com o serviço. Então, um dia eu voltei e (o bloqueio) tinha ido embora. Eu estava tipo, ok, vamos tentar".

Sheard nunca ouviu uma palavra da Disney sobre o assunto. Ou do Google. Tão misteriosamente como havia aparecido, o bloqueio automatizado havia sido removido.

O vídeo que tinha sido publicado em 7 de Agosto de 2011, apenas no final de Setembro de 2013 ganhou sua primeira propaganda. Mas os números de acesso, embora ainda impressionantes dado o contexto do jogo, vem declinando mês a mês. Em Maio deste ano, rendeu pouco menos de 400 dólares para Sheard. Dinheiro que ele usou para comprar novos jogos para continuar produzindo para o seu canal. Ele calcula, com certa tristeza, que poderia ter tirado dez vezes esse valor por mês durante a febre do vídeo. Poderia ter largado seu emprego de programador. Poderia ter se tornado um destes YouTubers que vivem da plataforma.

cars-2-02

"Cars 2 HD Gameplay Compilation" talvez nem seja tão popular assim. Embora o vídeo tenha 56 mil "curtidas" no YouTube, tem 44 mil "não curti" no serviço. Esse desequilíbrio não impediu que uma legião de aproveitadores tenha tentado fazer o que Sheard não conseguiu exatamente: faturar alto com o vídeo. Uma pesquisa pelo nome do vídeo retorna mais de 15 mil resultados. Alguns são claramente uma cópia do material original, baixado e reenviado para o YouTube. Outros são o mesmo vídeo com comentários ou chamadas para outros canais. Alguns nem mesmo são sobre Cars 2. Muitos tem centenas de milhares de visualizações, se alimentando das sobras que o imenso tráfego do original gerou e ainda gera.

Ironicamente, o próprio jogo não foge da sombra de outros melhores. Para Dominic Sheard, o jogo que lhe rendeu mais de 120 visualizações no YouTube "não é exatamente um dos melhores jogos já feito. É basicamente um clone de Mario Kart".

Ouvindo: Alien Sex Fiend - Stressed Out
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

My Playstation WallpapersXbox WallpapersPC Game Wallpapers

Regalia