Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de agosto de 2015

Jogando: Submerged

Submerged 05

Em Submerged o mar se levantou e a Natureza (ou algo ainda mais sinistro) clamou de volta o que a Civilização ergueu. Nesse jogo sem palavras ou diálogos, seus companheiros são a melancolia, as perguntas que não terão respostas claras e o balanço das águas.

A proposta da Uppercut Games é um título sem confronto ou morte. Mas não sem ameaça. No papel da jovem sem nome que tenta fazer de tudo, inclusive sacrifícios, para salvar a vida do irmão, você embarca em uma jornada pelos restos de outros tempos, enquanto é seguido de perto por estranhas criaturas de todos os tipos. Enquanto a história se desenrola, vai ganhando forma o preço que terá que ser pago para atingir o final.

Submerged 08Submerged 11

Apesar das influências lovecraftianas (uma delas bem discreta, escondida no nome de um dos hotéis parcialmente submersos), não é um survival horror. Submerged é um título contemplativo, um espaço de deslumbre com suas belas paisagens em meio a ruínas e sua fauna inusitada. É um título onde explorar é tudo: você decifra o novo espaço geográfico da cidade inundada, você encontra fragmentos da grande história do Homem, você desbloqueia o passado da menina e seu irmão. Tudo isso embalado por uma trilha sonora que só aumenta a sensação de solidão cálida.

Submerged 20

Depois de ter visto os primeiros trailers da produção, corri atrás do site oficial e descobri que a desenvolvedora tinha um sistema em que poderia oferecer chaves de avaliação com o jogo completo para blogueiros e gamecasters. Pela primeira vez em oito anos de blog, resolvi arriscar, entrei em contato e eles tiveram a gentileza de atender ao meu pedido.

Submerged é um título para poucos. Ele é curto, em menos de três horas completei a trama principal. Sua jogabilidade se resume a navegar com o barco e escalar prédios em busca de itens. Nenhum dos dois elementos é desafiador. Este é mesmo um jogo que se preocupa mais em inserir o jogador em seu universo do que em testar seus limites. Seus gráficos deixam a desejar em alguns momentos, enquanto em outros fazem seu queixo cair no chão, você parar o barco, girar a câmera e apenas sentir a brisa bater em seu rosto. É o equivalente virtual de parar o frescobol, sentar na beira da praia, contemplar o por do sol e esperar a onda molhar os dedos dos pés.

Submerged 16Submerged 18

Infelizmente, quando Submerged acaba, você fica esperando mais: mais enredo, mais lugares, mais criaturas, mais respostas. Porém, por enquanto, é tudo o que temos.

E, às vezes, é tudo o que precisamos.

Submerged 22

Ouvindo: SSV (Sisters of Mercy) - Highschool

Um comentário:

Breno Simonetti disse...

Parece ser muito bom! Já adicionei na minha wishlist da Steam.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning