Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

18 de agosto de 2015

Jogando: Lilly Looking Through

Lilly Looking Through 05

O adventure Lilly Looking Through tem um grande defeito: é incrivelmente curto. Com apenas dez cenários, ele termina de forma abrupta com a promessa de novas aventuras. Promessa essa jamais cumprida dois anos depois de seu lançamento. A desenvolvedora Geeta Games não dá um sinal de vida desde o ano passado. Para todos os efeitos, a odisseia de Lilly termina quando parecia estar justamente começando. Um "Part I" no título ajudaria um bocado a reduzir as expectativas.

Mas se esse é o maior defeito do jogo, é porque sua jornada foi deliciosa. Trazendo gráficos encantadores e uma trilha sonora exuberante, Lilly Looking Through é um conto de fadas, sem fadas, sem palavras, monstros ou cavaleiros errantes. Apenas o puro prazer do deslumbre e o desafio de seus enigmas.

Lilly Looking Through 01Lilly Looking Through 04

Na trama, controlamos a menina que dá título ao jogo, em sua "jornada do herói" para resgatar o irmão, misteriosamente raptado por um pedaço de pano vermelho esvoaçante. A princípio, pode-se imaginar nuvens sombrias no seu caminho, mas o jogo não tem qualquer pretensão de assustar, mas sim enlaçar seu jogador e conduzi-lo por paisagens lindamente ilustradas. A animação da pequena Lilly é outro espetáculo a parte, ainda que a própria natureza de alguns puzzles nos obriguem a repetir determinadas animações a ponto de quase enjoar.

Os enigmas não são intuitivos. Há muita coisa aqui que meu filho e eu precisamos resolver na base da tentativa e erro antes de identificar o padrão lógico do que era pedido. Em termos de dificuldade, colocaria o jogo no mesmo patamar de Machinarium. Pode-se dizer que Lilly Looking Through responde àquela pergunta: o que aconteceria se a Amanita fizesse um jogo para a Disney? Em outros momentos, porém, meu filho de 8 anos conseguiu decifrar sozinho.

O grande artifício do jogo são os óculos através dos quais Lilly olha. Com eles, é possível ver como foi o passado de determinado ambiente e modificá-lo, gerando consequências para o futuro e se tornando peça fundamental para a resolução de vários puzzles.

Lilly Looking Through 02Lilly Looking Through 03

Lilly Looking Through termina com mais perguntas do que respostas e um gosto de "quero mais". De seus personagens, de seu estranho mundo e até mesmo dos enigmas.

Ouvindo: Depeche Mode - Damaged People

2 comentários:

Sol Borges disse...

Ola.gostaria que alguem me dissese como faco p resolver a fase 8 .onde ela mergulha.como passo essa fase.desde ja agradeço.

C. Aquino disse...

Não lembro exatamente do que fizemos nessa parte, até porque foi uma das mas difíceis e teve muita tentativa e erro. Mas você pode tentar esse vídeo para ver se joga uma luz: https://www.youtube.com/watch?v=aeJBxy2Q1Gg&index=7&list=PL7qB-sxBsQDtrNyCAW5E17tqLSzzHVCkq

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning