Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de julho de 2015

Uma Interface Para Todos Governar?

Depois que a EA se divorciou da Valve e criou o Origin, os jogadores precisaram se habituar a ter dois clientes de jogos em suas máquinas. Com a Ubisoft pegando carona na ideia e lançando seu uPlay, o problema se complicou um pouco mais. Se a Windows Store do Windows 10 seguir o mesmo caminho...

Da minha parte, ainda tenho que manter um controle dos jogos que tenho no Gamersgate, no GOG e os jogos livres de DRM que baixei e deixei no computador ou em inúmeros DVDs catalogados. Enfim, não é fácil administrar o acervo que cresce mais rápido do que minha capacidade (e tempo para jogá-los). Na maioria das vezes, apenas abro o Steam e faço minha escolha, com critérios cada vez mais complexos para diminuir a indecisão.

Pensando na diversidade de clientes e lojas virtuais, o Project Ascension pretende ser uma interface para todos governar. Um único programa, listando todos os seus jogos, independente da loja. Uma única interface para abrir e disparar seu jogo preferido.

O projeto utópico está sendo coordenado por 18 voluntários e não tem fins lucrativos. A versão beta para testes sai ainda este trimestre. Além de centralizar as lojas, o programa ainda irá oferecer uma visão globalizada das ofertas (o que não é difícil, já que Origin e uPlay raramente tem promoções mesmo) e um foco no aspecto social da comunidade.

No papel, Project Ascension é maravilhoso. Na prática? Nem tanto.

Tecnicamente, se um jogo está vinculado ao Steam, ele só irá abrir se o cliente do Steam estiver rodando (nem que seja em modo offline). Se um jogo está vinculado ao Origin, ele só irá abrir se o cliente do Origin estiver rodando. O mesmo vale para o uPlay. Em outras palavras, Project Ascension não dispensa a execução dos outros clientes (e nem poderia) e se torna um executável a mais rodando em seu sistema.

No aspecto social e na listagem dos seus jogos, há programas similares e até com comunidades mais ativas. A menos que o Project Ascension seja capaz de recuperar conteúdo já produzido no Steam e nas outras comunidades, ele acabará se tornando mais um para pulverizar a base de jogadores entre diferentes redes sociais.

No quesito busca de promoções, também há serviços que centralizam as ofertas. O recomendadíssimo Is There Any Deal? já faz isso e muito bem, sem precisar ficar rodando em tempo integral e consumindo CPU e ainda se integra com suas listas de desejos de diferentes lojas.

Por enquanto, tudo o que o Project Ascension me oferece é um vídeo de protótipo e promessas vagas. Que venha o Beta e jogue um pouco mais de luz nessa iniciativa.

Ouvindo: Magic Sword - The Way Home

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity