Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

17 de maio de 2015

Desbravando Neverwinter Com Segurança, Estilo e Fortuna

Neverwinter

Segundo o Steam, já tenho 34 horas em Neverwinter e, pelo andar da carruagem, ainda ficarei um bom tempo explorando mais uma vez o mundo de Dungeons & Dragons. Ainda que Minsc continue me ignorando. Minhas impressões iniciais do jogo são bastante positivas, é um MMO que vale a visita.

Ele apresenta uma das curvas de aprendizado mais suaves que já encontrei em um título do gênero, o que é surpreendente se considerarmos suas origens em um dos mais herméticos RPGs de mesa criados pelo Homem. Até hoje me pergunto como consegui jogar Baldur's Gate 2, de tão complexo que era. Em contrapartida, Neverwinter consegue mais fácil de sair jogando sem preocupações do que Guild Wars 2.

Entretanto, isso não significa que o jogo não tenha suas armadilhas (literalmente) e algumas dicas podem ajudar ainda mais o novato que ousar desbravar esse título gratuito, sem compromisso:

  1. Apertando a tecla Z, você consegue um rastro luminoso que te leva até o seu destino na missão. Minha dica é: evite-o. Poucas coisas são mais gratificantes em Neverwinter do que sair do caminho principal e encontrar um baú com tesouros, uma passagem secreta, algum lugar que possa ser saqueado. Alguns destes itens só podem ser obtidos com a profissão certa ou com o kit de profissão equivalente: ande sempre com alguns Religion Kit, Thievery Kit, Dungeoneering Kit, Arcane Kit, Nature Kit. Não são itens gratuitos, mas aquilo que você pode recuperar usando esses kits compensa o investimento e muito. Em pouco tempo, você irá acumular uma pequena fortuna.

    Neverwinter 02
  2. Mantenha-se curado! Ao contrário de muitos MMOs, você não se cura automaticamente. Você pode recuperar seus pontos de vida em uma fogueira (campfire), que também funciona como ponto de ressurreição, quase você morra. Porém, os campfires não são tão abundantes e no meio de um combate você vai precisar mesmo é da boa e velha Poção de Saúde. Compre várias, nunca é demais. Outra alternativa fora do combate é o Altar Portátil, que funciona como um campfire, mas você pode plantar onde quiser. Até hoje não precisei pagar por um Altar Portátil, tamanha é a frequência que ele aparece em tesouros ou nos corpos dos inimigos abatidos.
  3. Identifique apenas o necessário. Lembram de Diablo, onde determinados objetos não ativavam seus poderes especiais se não fossem identificados primeiro? Bizarro, não é? Esse conceito veio do Dungeons and Dragons e obviamente Neverwinter implementa. Infelizmente, são muitos itens que precisam de identificação, você perde um bom tempo identificando todos eles e vários Pergaminhos de Identificação no processo. Adotei o método de identificar somente itens que posso usar, que podem ser melhores do que aqueles que já tenho. Itens de outras classes, eu vendo sem identificar mesmo, já que o ganho em moedas não compensa o custo em Pergaminhos.
  4. Tem moedas demais em Neverwinter. Quase dez ou mais de dez moedas funcionando ao mesmo tempo. Uma das mais usadas é o Astral Diamonds. Lembram dos Pergaminhos de Identificação? Só podem ser comprados com Astral Diamonds e Astral Diamonds não dão em árvores. Embora missões comuns possam render ouro e itens, Astral Diamonds são mais complexos de se obter, exigindo que você participe de Dungeons, eventos diários, PvP ou... idolatrando seu Deus. Uma vez por hora, em um campfire ou Altar Portátil, você pode invocar sua divindade com Ctrl+ I e ganhar Astral Diamonds e outros mimos. Nos primeiros níveis, isso deverá supri-lo da quantidade necessária de Astral Diamonds.

    Neverwinter 03
  5. Não deixe de experimentar as Foundry Quests, são missões criadas por outros jogadores e curadas pela própria comunidade. As que experimentei até agora conseguem ser melhores do que a média das missões oficiais do jogo! Com um enredo mais denso, lugares mais exóticos, grandes desafios, essas aventuras compensam uma eventual falta de polimento profissional e a falta de diálogos dublados. Fazendo duas, você ainda ganha um razoável bônus de Astral Diamonds com Rhyx, um comerciante da praça central de Protector's Enclave. As Foundry Quests podem ser acessadas em qualquer taverna ou conversando com um Harper. Se você não tem paciência para este roleplay sem sentido, elas também aparecem no primeiro menu que ocupa sua tela quando seu personagem entra no mundo.
  6. Depois do Nível 15 você poderá escolher um Companion para seu herói ou heroína. Procure escolher alguém que compense suas vulnerabilidades. Se você gosta de ir para linha de frente dar a cara pra bater e bater de volta, pode ser interessante um Companion que te cure. Se você, como eu, prefere ficar de longe mandando flechas, é melhor ter alguém que assuma o front e seja a isca. Seu(s) Companion(s) pode(m) participar de aventuras sem precisar de você em um jogo de navegador no site oficial. Vale a conferida porque na missão de Tutorial você já ganha um segundo Companion, um cachorro lutador.
  7. Seus Companions também evoluem. Mas quando atingem o momento de subir de nível, precisam ser "mandados para treinar". Esse tempo de treinamento é longe de você e demora vários minutos. Por isso, é ideal ter mais de um Companion, para fazer a rotação. Outra opção é enviar seu Companion para o treinamento antes de sair do jogo. O tempo fora de Neverwinter conta como tempo de treino. Ou você pode "torrar" seus suados Astral Diamonds para acelerar o retorno do Companion, mas eu não recomendo.
  8. Não se esqueça que seu Companion pode receber Runas, itens e encantamentos e novos slots se abrem quanto maior for o nível dele ou dela.
  9. Dependendo da campanha, você vai precisar andar várias vezes pelo mesmo lugar. Eu normalmente não recomendaria uma montaria porque: ela nem é tão rápida assim (20% de bônus de velocidade), não pode ser usada em lugares fechados (metade dos ambientes do jogo) e custa absurdas 5 moedas de ouro para ter um cavalo mundano sem graça. Mas... não há muita coisa para se comprar com dinheiro normal no jogo, então o cavalo se torna um luxo razoável. As montarias mais interessantes (como Rinocerontes de Metal, Caranguejos Gigantes, Cavalos Fantasmas do Inferno e outras aberrações) custam uma fortuna em Astral Diamonds ou dinheiro de verdade mesmo (disfarçado em moedas "Zen").
  10. Esquive. Se o chão ficar vermelho embaixo dos seus pés, esquive o mais rápido que puder porque um ataque de área está a caminho. Neverwinter é um destes raros MMOs onde vale a pena tirar o olho da barra de poderes e se concentrar na luta mesmo. Com bastante esquiva e malandragem dá para vencer a maioria dos inimigos.

    Neverwinter - Dragon
  11. Nem todo baú é seguro.
  12. Fique de olho no chão em lugares fechados e aprenda a reconhecer as marcas de uma armadilha. Se cair em uma delas, vai sofrer uma Injúria Leve que irá custar Pontos de Vida e irá afetar seus atributos. Uma segunda armadilha vai transformar aquela Injúria Leve em Injúria e aumentar os efeitos negativos. Tenha na mochila um ou mais kit para Injúrias. Três minutos em um campfire curam Injúrias ou reduzem seus efeitos. Mas são três minutos paradinho sem se mexer (um bom momento para arranjar seu inventário, identificar itens, refinar encantamentos etc.).

Seguindo essas dicas, você deve chegar até o nível 30 livre de encrencas das quais não possa escapar, com um cavalo, dois ou três Companions, umas 10 mil Astral Diamonds e algumas boas histórias para lembrar. Se esbarrar em Jak Karkaz enquanto estiver por lá, seja educado e talvez ele te conte sobre aquela vez em que ele embarcou em um navio voador e conversou com um Illithid...

Neverwinter - Illithid

Ouvindo: Die Form - Deep Inside

Um comentário:

Júnior Bispo disse...

Olha... já estou no nível 30 e não consigo Astral Diamonds. tenho eles brutos no lado superior esquerdo, porém não aparecem para refinar. Já pedi ajuda em sites, grupos, ninguém ajuda... um cara disse que só depois do nível 60 pra poder usar astral diamonds.. é um absurdo... por favor expliquem como ganhar o PRIMEIRO ASTRAL DIAMOND PARA REFINAR OS OUTROS... MANDO UM PRINT

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity