Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

16 de abril de 2015

Jogando: Killing Floor 2 (Beta)

Killing Floor 2 Beta 94

Graças a uma imensa cortesia do Marcos A. T. Silva, do XboxPlus, consegui colocar as mãos em uma cobiçada chave de acesso para a versão Beta de Killing Floor 2. A Tripwire Interactive distribuiu para alguns jornalistas, fãs exaltados e sorteios para um teste fechado de uma semana antes do lançamento da versão Early Access no próximo dia 21. Esta versão muito provavelmente é a mesma que será liberada para compra, com apenas 3 mapas disponíveis, quatro perks e um número limitado de armas.

Então, a pergunta é: vale a pena comprar?

Como fã de carteirinha do primeiro Killing Floor, com mais de 300 horas de jogatina, e tendo jogado diversas vezes o 2 ao longo da semana, só posso dizer que: "sim".

Comprem, camaradas, comprem.

A velocidade do combate, a fúria dos ataques, a necessidade de tiros precisos em momentos congelados, a força da cooperação contra oponentes assustadores, o clima de insanidade e podridão, tudo isso veio transposto do primeiro jogo. Killing Floor 2 em muitos aspectos é um remake do primeiro jogo. E isso é bom.

Killing Floor 2 Beta 172

Killing Floor 2 Beta 321Killing Floor 2 Beta 82

Em suas entranhas, Killing Floor 2 também traz novos elementos estratégicos para a jogabilidade. A velha tática de escolher um local facilmente defensável e montar uma resistência ali onda após onda se tornou mais complicada agora. Portas não regeneram mais no final da onda, ou seja, uma porta uma vez destruída pelas criaturas permanecerá destruída até o final da partida. Existem muito mais spawn points de monstros do que antes e alguns destes pontos permanecem "adormecidos" por um longo tempo, dando a falsa sensação de segurança. Crawlers podem brotar de bueiros no chão, janelas que você achava ser apenas texturas nos prédios podem se quebrar para dar passagem para inimigos.

Em contrapartida, correr ficou muito mais fácil. Antes era preciso selecionar a arma de melee para conseguir correr. Agora há um botão dedicado para corrida, não importa a arma que se carrega ou o seu peso, tornando o jogo mais dinâmico: mate, se afaste, mate, se afaste. Para equilibrar esta guerrilha, as criaturas também se movimentam melhor: Stalkers rodopiam e dão cambalhotas, se tornando alvos ainda mais difíceis de serem atingidos, o Scrake também se move de forma mais fluida e brutal e até o Fleshpound é capaz de saltar quando cercado por oponentes.

Killing Floor 2 Beta 03Killing Floor 2 Beta 07Killing Floor 2 Beta 107

Uma das habilidades novas do Support é passar munição para os companheiros

No quesito som, as músicas são muito, muito baixas, talvez uma falha do Beta que pode ser corrigida no futuro. Já os sons das criaturas melhoraram sensivelmente, e o urro do Fleshpound gela a espinha e avisa que ele chegou no mapa. Tive a impressão de que a Stalker aprendeu a ficar calada, o que potencializa sua invisibilidade.

Os novos mapas, pelo menos os três disponibilizados até agora, são intrincados com muitas entradas e saídas, lembrando a complexidade de Waterworks. Manter-se em movimento garantiu minha sobrevivência na maioria dos casos.

Killing Floor 2 Beta 120Killing Floor 2 Beta 131Killing Floor 2 Beta 147

Tive a oportunidade de enfrentar o novo Chefe final apenas duas vezes: na minha primeira e na minha última partida. Na primeira vez, entrei direto no final da última onda. Morremos todos. Sem querer estragar surpresas, o desafio final é menos imponente que o Patriarch, mais tecnológico e menos biológico e uma verdadeira esponja de balas. Ele nunca foge, um sinal de sua imensa capacidade de aguentar dano. Se quiser descobrir como ele é, clique no link do SPOILER.

Na última onda, fui do começo ao fim de dez ondas e tive a vitória. Vi Paris se cobrindo de sangue, uma vez que as vísceras e o resultado do combate permanecem no cenário até o final. Inicialmente sozinho no servidor, vi chegando outros jogadores, inclusive King Sumo, famoso no circuito de Killing Floor, que transmitiu a partida. O time não demonstrou a sincronia de uma equipe que joga sempre junto, mas todos conheciam seu papel e cada um sabia que era necessário cobrir a retaguarda do camarada. Por um acordo silencioso, ficamos na praça central do mapa circulando e matando leva após leva de monstros.

Killing Floor 2 Beta 132

Morri no chefe final. Devo ter esvaziado 5 tambores de AA12 à queima-roupa no miserável, até ele me notar e me destruir. Mas segundos depois, o resto da equipe derrubou ele.

Fecho o Beta com sabor de vitória e o desejo de comprar a versão final. Dia 21 de Abril, estarei de volta à carnificina.

Killing Floor 2 é bom assim.

Killing Floor 2 Beta 231

Ouvindo: Misfits - 1,000,000 Years BC

3 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Acho que ter apenas três mapas é uma estratégia para incentivar a comunidade a criar outros mapas.Provavelmente só irei comprar depois de alguns mêses após o lançamento .Deve ser lançado entre 80 e 100 "merréis" mas depois de alguns mêses entrará em promoção, com certeza , me dando tempo de fazer um upgrade no pc.Mas é compra certa.

C. Aquino disse...

Mesmo no Early Access, o jogo virá com SDK para desenvolvedores. Ou seja, está liberado criar mapas e mods já no primeiro dia.

Esqueci de comentar, mas no Beta vem com, se não me falha a memória, 6 personagens prontos. Dá para customizar cada um (cor de roupa, cor de cabelo, acessórios). Aposto que a Tripwire vai investir em customização e tirar uma grana aí. É opcional, é bacana, e tem muita gente que gosta de comprar. Cada personagem tem seu próprio conjunto de falas e algumas são bem engraçadas. Se os ingleses do primeiro KF eram estereotipados em suas gírias, agora temos um japonês que solta um "Banzai!" de vez em quando e tem a voz parecida com a do Shadow Warrior dos anos 90, por exemplo.

Anderson disse...

Marcos, nos forums da tripware postaram o valor de 55,99 (18 dolares) enquanto pro resto do mundo vai sar a 30 dolares.

http://forums.tripwireinteractive.com/showthread.php?t=105068

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity