Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de fevereiro de 2015

Os Donos da Zona

Stalker

Logo após minha perturbadora ainda que curta travessia de Hotline Miami, mergulhei de cabeça em outro tipo de insanidade: S.T.A.L.K.E.R.: Call of Pripyat, a continuação direta dos eventos do primeiro S.T.A.L.K.E.R.. Até aqui tem sido uma jornada de espanto, horror e imersão, como esperado.

Enquanto eu retorno para a franquia, sua criadora, a GSC Game World também retorna dos mortos e disposta a colocar ordem na Zona em que se transformou a marca depois de seu fechamento. A icônica desenvolvedora retomou seus trabalhos em Dezembro passado, mas só recentemente o Polygon foi investigar o que exatamente significa esse retorno.

Sergei Grigorovich, o poderoso Tzar fundador da empresa, continua no cargo de CEO e voltou a financiar as operações da GSC depois de fechar a torneira inexplicavelmente anos atrás. Ninguém perguntou o motivo até agora e tampouco ele respondeu. Mas o milionário criador agora prefere manter a privacidade e se afastou do desenvolvimento, colocando seu irmão Evgeniy no papel de produtor. Evgeniy estava na empresa desde 2000 e participou da criação da franquia S.T.A.L.K.E.R., então tudo indica que o estúdio segue em boas mãos.

Na entrevista da Polygon, o porta-voz da GSC, Valentine Yeltyshev, aponta suas armas para o trabalho da West Games, a polêmica desenvolvedora que se envolveu em um escândalo no Kickstarter e se proclamou herdeira de S.T.A.L.K.E.R.. Segundo Yeltyshev, a maioria absoluta dos profissionais que participaram do desenvolvimento da série foram parar na Vostok Games, onde desenvolvem Survarium. Os restantes estão de volta na GSC Game World. E quem formaria a equipe da West Games? Contratados que trabalharam em uma versão em Flash para a web de um spin-off da franquia e que foram demitidos porque o projeto não estava bom.

E fuzila: "eles estão tentando roubar dinheiro das pessoas (...) Esses caras não tem um time adequado nem mesmo para um jogo de metade do tamanho do STALKER original, quem dirá um jogo completo". Ele também promete que se a West Games tentar trazer seu jogo baseado na marca para o mercado, medidas legais serão tomadas.

Stalker 02

"Eu trabalhei na série S.T.A..." "Trabalhou nada! MORRE, MENTIROSO!"

Mas, e o próximo capítulo autêntico da saga da Zona? Yeltyshev não revela. O próximo jogo da GSC já está em estado alpha, mas não se sabe nada a respeito. Que os ventos gélidos de Pripyat os tragam de volta para um novo passeio...

Ouvindo: Garotos Podres - Insatisfação

4 comentários:

Nulagem disse...

Espero que o próximo jogo da série tenha um enredo consistente. Call of Pripyat é muito bom, na minha opinião o mais imersivo dos três, passava horas jogando de madrugada nas férias e algumas vezes quando tava chovendo no jogo eu achava que tava chovendo de verdade, haha.

Anônimo disse...

O primeiro STALKER (Shadows of Chernobyl) é o próximo da minha lista a ser instalado. Já tenho ele a um tempo e comprei devido as inúmeras recomendações na steam (um dos poucos com as análise Majoritariamente positivas) e as várias comparações com Fallout 3 (um dos meus jogos preferido).

Joguei e gostei muito de Metro 2033 e Metro Last Nigh (da Ucraniana 4Games) e, apesar de ser um tipo de gameplay diferente de STALKER, já que nenhum dos dois Metro é mundo aberto (pelo contrário, são bem lineares até, mas nem sempre eu vejo a linearidade de um jogo como algo ruim), adorei a ambientação numa Russia pós catátrofe nuclear.

Abçs

Luiz

Anônimo disse...

Só uma pequena correção: O nome certo é Metro Last Light e não Last Níght como eu escrevi. Troquei o L pelo N.

Abçs

Luiz

Fausto Albertoni disse...

Alguém ai está por dentro do STALKER Lost Alpha? Cheguei a baixar, mas perdi o HD com tudo, incluindo o game.

No site que encontrei o game, dizia que a versão era gratuita, e correspondia a versão de como Shadows of Shernobyl deveria ter sido em seu lançamento.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity