Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de agosto de 2014

"Para o alto e avante"

dc-universe-online-heroes-menthors

Surpreendendo a todos, inclusive a própria Sony, DC Universe Online se tornou o mais bem-sucedido jogo free-to-play da plataforma PS3 e PS4. No ano passado, o MMORPG contava com 11 milhões de usuários registrados. Agora, 2014 ainda nem terminou e o número saltou para 18 milhões de jogadores inscritos, um espantoso crescimento de 63% para um título de três anos atrás que não foi bem recebido em seu lançamento.

Naturalmente, o jogo se beneficiou das boas vendas do PS4, onde estava disponível desde o primeiro dia com o mínimo de concorrência. Para muitos jogadores, era chegar em casa com o novo console e baixar os mais de 20GB de DCUO gratuitamente. Um longo download, mas o preço é imbatível. No ano passado, o MMORPG recebeu melhorias gráficas já de olho na next-gen que estava se aproximando.

Vale elogiar também a estratégia adotada pela SOE de dar suporte contínuo ao jogo, com constantes atualizações, eventos e DLCs (pagas) a cada três meses. O jogo não apenas encerrou o arco principal envolvendo Brainiac, como também iniciou e concluiu outros, seguindo o exemplo das histórias em quadrinhos.

Atualmente, a proporção de jogadores se inverteu e 70% dos assinantes jogam a partir de um PlayStation 3 ou 4, contra uma minoria de 30% de jogadores no PC. Infelizmente, as duas tribos ficam segregadas em servidores diferentes, ainda que jogadores de PS3 e PS4 possam jogar juntos.

Gastei duas centenas de horas no mundo heroico de DC Universe Online, antes mesmo dos novos gráficos, e a mágica de interagir com personagens tão queridos e com seu legado não encontram similar em outros jogos do gênero. A Marvel tentou, com resultados que classifico como medíocres.

DC Universe Online pode não ter se tornado o fenômeno transmídia que pretendia ser, mas seus resultados manterão este glorioso universo longe de crises por um bom tempo. Merecidamente.

Ouvindo: Swamp Terrorists - Spawn

Um comentário:

Shadow Geisel disse...

A Sony dando suporte a software? coisa rara de se ver...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity