Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de maio de 2014

Coca-Cola, Pong e Reciclagem

Publicado simultaneamente no Código-Fonte:

A Coca-Cola encontrou um jeito diferente de incentivar a reciclagem em Bangladesh: com uma máquina de fliperama e um jogo grátis. Gratuito desde que você insira uma garrafa vazia de refrigerante...

Chamada de "Happiness Arcade" ("fliperama da felicidade", em inglês), a máquina foi colocada em seis pontos diferentes da cidade de Dhaka, em Bangladesh. No lugar onde seriam inseridas moedas para funcionar, um espaço recortado com precisão para encaixar garrafas plásticas de Coca-Cola. Com a garrafa depositada, o jogo começa.

O jogo é simples, uma versão customizada do clássico Pong, mas, durante os seis dias em que a manobra publicitária operou, foram coletadas milhares de garrafas para reciclagem. O material recolhido é então picotado em fábricas especiais e pode ser reaproveitado integralmente em outros produtos feitos de plástico.

De acordo com a agência responsável pela ação, o objetivo não era exatamente reciclar garrafas usadas, mas despertar a noção de sustentabilidade e o valor da reciclagem em um país com baixa participação neste tipo de gesto. Há interesse da Coca-Cola de repetir a experiência em outras partes do mundo.

É o marketing da Coca-Cola sendo genial como sempre, ame-o ou odeio-o. Mas é sabido que as pessoas aprendem melhor e se conscientizam melhor com um incentivo lúdico. Seria a hora de "gamificar" a solidariedade?

Este é a terceira postagem simultânea com o Código Fonte, onde também escrevo e profissionalmente. Na maioria das vezes, não é sobre jogos. Quando os temas coincidirem, acredito que possa ser uma oportunidade a mais de manter o conteúdo fluindo no blog.

Ouvindo: Final Fantasy XIII-2 - Worlds Collide

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity