Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

11 de abril de 2014

Ulukai é o cara

Depois do sufoco com a troca de computador, a fase obsessiva com Minecrack, a migração do Windows 7 e a crônica falta de tempo gerada por minha nova rotina, finalmente comecei minha lista de jogos de 2014. Em Abril, comecei o ano.

O primeiro da lista é Outcast e o momento parece ter sido sincronizado com o lançamento do Kickstarter da versão HD do jogo.

Outcast HD

Para quem não lembra, os criadores do jogo arremataram os direitos autorais de volta da combalida Atari no meio do ano passado. Eu jurava que ainda iríamos ouvir falar dos projetos dos desenvolvedores e a profecia se cumpriu.

Como o trio deve ter gastado todo o dinheiro que tinham e que não tinham só para comprar a marca, restou a saída do crowdsourcing, o bom e velho "passar o chapéu". É uma aposta arriscada, porque se a meta não for atingida eles terão na mão o direito moral de usufruir do clássico que criaram mas nenhum capital para efetivamente fazê-lo. Com 153 mil dólares já arrecadados dos 600 mil almejados em apenas quatro dias de campanha, eu diria que Outcast está voltando.

HD para quem precisa

Os desenvolvedores poderiam ter começado com uma continuação para o jogo, mas resolveram escolher a aparentemente mais fácil estrada do remake em HD.

E sou obrigado a concordar com a decisão deles: poucos títulos envelheceram tão mal quanto Outcast. Os gráficos em voxel, que eram revolucionários para a época, perdem até mesmo para o estilo retrô de Minecraft, as animações são vergonhosas, principalmente o andar do personagem principal, que parece ter algum problema de higiene dentro das calças. Os sons são indescritivelmente pobres e a introdução em CGI é algo que faria o Dollyinho orgulhoso.

Agora, pegue tudo isso, tranque em uma resolução exótica de 512x384 e estique no seu monitor de 1920x1080. Outcast é mais feio do que bater na mãe.

outcast1

Fosse outro jogo, eu terminaria dizendo: mantenham-no enterrado. Mas, quando um título consegue transcender suas limitações tecnológicas gritantes e surpreender, é porque tem algo de bom escondido ali.

Não joguei muita coisa ainda e perdi uma hora que não salvei por causa de um travamento súbito. Mas mesmo o pouco que descobri promete um mundo de aventuras muito bem construído, com diálogos espertos, um protagonista sarcástico (na boa e velha tradição de Gothic, sem cair na galhofa de um Duke Nukem 3D) e uma trilha sonora orquestral de tirar o fôlego. Apesar da precariedade da animação da abertura, é impossível não sentir que estamos no limiar de uma jornada épica.

Então, sim, tornem possível o remake HD deste jogo, porque ele merece ser (re)descoberto.

Guardiões da Profecia

Enquanto sua ressurreição não acontece, eu apelei para a modificação feita por fãs (sempre eles!) que consegue empurrar os gráficos para uma resolução mais aceitável de 1280x960.

Outcast

É um download de menos de 100MB que faz bastante diferença, sem descaracterizar em nada o jogo original. A solução funciona tanto na versão DVD quanto na versão do GOG do jogo.

Ironicamente, apesar de eu ter a versão em CD de Outcast guardada comigo desde os anos 90(!), o segundo CD estava corrupto. Algum arranhão, algum mofo, algum defeito de fabricação incontornável. Baixei um ISO pirata, mas o jogo não funcionou. Baixei a versão DVD e novamente não consegue fazê-lo rodar. Sem alternativas, cumpri minha promessa comprando a versão do GOG, que instalou e rodou sem qualquer problema...

Ouvindo: Intense Manner of Living - Acceptance & Respect

Um comentário:

Raphael AirnMusic disse...

Existia um jogo antigo, que eu tinha de uma CDExpert e que eu sempre achei meio esquisito e nunca gostei muito. Por isso sempre estranhava o pessoal (especialmente o Eder) comentando por aqui do outcast, porque olhando a imagem do protagonista do outcast na capa do jogo, eu jurava que era exatamente esse jogo da CDExpert e que não era muito bom.
Finalmente olhando as imagens que o Aquino postou, fui tirar a dúvida. A roupa amarela/alaranjada confunde mesmo né? hehehehe
http://goo.gl/Tg3CpG
http://goo.gl/wcbU4K

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning